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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:
acolher o aluno.
comunicar ao Conselho Escola-Comunidade.
comunicar ao ConselhoTutelar.
comunicar apenas ao corpo docente.
guardar segredo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram:
o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.
o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares.
a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.
o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores.
o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
Sobre a história da educação brasileira, considere as afirmações abaixo.
I. A reforma de 1968 imprimiu um caráter democrático ao ensino brasileiro, desde o fundamental até a universidade, fortalecendo os movimentos estudantis. II. Durante a ditadura militar, houve propostas de americanização da cultura e da educação brasileira, expressas no acordo MEC-USAID. III. A Constituição de 1824, no Império, já previa a educação primária gratuita. Está correto o que se afirma somente emI
II
III
I e II
II e III
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deveinformar aos professores a necessidade destes buscarem formação profissional, independentemente de promover ambientes favoráveis para esse processo de formação na escola.
deixar a cargo de cada professor a decisão sobre a utilização ou não das TICs.
instalar equipamentos modernos na escola e deixar que os professores tomem a iniciativa de usá-los.
contratar empresas que auxiliem os professores no trabalho com as TICs.
incentivar a utilização das TICs e propiciar ambientes favoráveis à formação profissional do professor, proporcionando a este a alfabetização tecnológica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, tem por objetivo orientar os sistemas educacionais na busca da melhoria do ensino. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e reprovação) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil. Isto é, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
A respeito do Ideb, pode-se afirmar que
I. nas escolas campeãs do Ideb, os alunos leem pelo menos quatro livros por semestre;
II. as escolas campeãs do Ideb têm de diferente, em geral, o seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos;
III. além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas, estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição;
IV. o Ideb é uma excelente ferramenta para orientar os pais na escolha de qual escola matricular seus filhos.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
A partir das ideias expressas no texto acima, julgue os itens seguintes, relativos às culturas e tradições religiosas no Brasil.
Desde 2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio é obrigatório.
Assinale a alternativa correta:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.
A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
Após a vinda da família real para o Brasil, foram criadas medidas importantes para a educação brasileira, como a criação de escolas de nível superior para formar oficiais, engenheiros militares e médicos, entre outros profissionais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.
O movimento Otimismo Pedagógico, que surgiu nos anos 20 do século passado e culminou com o movimento da Escola Nova, teve como bandeira a melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.
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