Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:

  • A.

    acolher o aluno.

  • B.

    comunicar ao Conselho Escola-Comunidade.

  • C.

    comunicar ao ConselhoTutelar.

  • D.

    comunicar apenas ao corpo docente.

  • E.

    guardar segredo.

Segundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram:

  • A.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • B.

    o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares.

  • C.

    a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • D.

    o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores.

  • E.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar.

Sobre a história da educação brasileira, considere as afirmações abaixo.

I. A reforma de 1968 imprimiu um caráter democrático ao ensino brasileiro, desde o fundamental até a universidade, fortalecendo os movimentos estudantis.

II. Durante a ditadura militar, houve propostas de “americanização” da cultura e da educação brasileira, expressas no acordo MEC-USAID.

III. A Constituição de 1824, no Império, já previa a educação primária gratuita.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem.

Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deve

  • A.

    informar aos professores a necessidade destes buscarem formação profissional, independentemente de promover ambientes favoráveis para esse processo de formação na escola.

  • B.

    deixar a cargo de cada professor a decisão sobre a utilização ou não das TIC’s.

  • C.

    instalar equipamentos modernos na escola e deixar que os professores tomem a iniciativa de usá-los.

  • D.

    contratar empresas que auxiliem os professores no trabalho com as TIC’s.

  • E.

    incentivar a utilização das TIC’s e propiciar ambientes favoráveis à formação profissional do professor, proporcionando a este a alfabetização tecnológica.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, tem por objetivo orientar os sistemas educacionais na busca da melhoria do ensino. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e reprovação) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil. Isto é, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.

A respeito do Ideb, pode-se afirmar que

I. nas escolas campeãs do Ideb, os alunos leem pelo menos quatro livros por semestre;

II. as escolas campeãs do Ideb têm de diferente, em geral, o seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos;

III. além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas, estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição;

IV. o Ideb é uma excelente ferramenta para orientar os pais na escolha de qual escola matricular seus filhos.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

A partir das ideias expressas no texto acima, julgue os itens seguintes, relativos às culturas e tradições religiosas no Brasil.

Desde 2003, o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas de nível fundamental e médio é obrigatório.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta:

  • A. A escola brasileira tem sido pródiga em construir barreiras para que o acesso, seja como ingresso e, principalmente, como permanência do aluno na escola, não ocorra.
  • B. Existe a crença popular de que os professores das escolas inovadoras são menos exigentes do que tradicionalmente e, que, as escolas não oferecem ensino competente, à semelhança das antigas gerações.
  • C. Não se pode falar em melhoria na qualidade de ensino sem antes atender o direito fundamental da criança, que é o de ter acesso (ingresso) à escola.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Com relação às formas de organização da educação e às bases curriculares nacionais, julgue os próximos itens.

A existência de um sistema nacional de ensino implica a não autonomia legislativa e normativa dos sistemas estaduais e municipais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.

Após a vinda da família real para o Brasil, foram criadas medidas importantes para a educação brasileira, como a criação de escolas de nível superior para formar oficiais, engenheiros militares e médicos, entre outros profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.

O movimento Otimismo Pedagógico, que surgiu nos anos 20 do século passado e culminou com o movimento da Escola Nova, teve como bandeira a melhoria das condições didáticas e pedagógicas da rede escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado
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