Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.

A reforma pombalina representou um avanço para a educação brasileira, pois consagrou o ensino jesuítico e implantou aulas régias autônomas e isoladas, com professor único.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.

O Ratio Studiorum teve caráter universalista e popular: universalista porque consistia em um plano adotado indistintamente por todos os jesuítas e popular porque se destinava aos filhos dos colonos e aos indígenas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.

Para realizar seu trabalho pedagógico com os nativos e colonos brasileiros, o padre Anchieta utilizou amplamente o idioma tupi.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, acerca da história da educação.

Na vigência do Estado Novo, durante a ditadura de Vargas, foi aprovada a Reforma Capanema, por meio da qual foram reorganizados a estrutura educacional brasileira e o ensino médio, que passou a ser organizado verticalmente em um ciclo único chamado secundário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que indica o compartilhamento das competências políticas, técnicas e financeiras dos diversos entes federados no desenvolvimento da educação.

  • A. Política educacional.
  • B. Autonomia federativa.
  • C. Regime de colaboração.
  • D. Função redistributiva e supletiva da união.
  • E. Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.

A produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a):

  • A. ENEM
  • B. ENADE
  • C. SINAES
  • D. Prova Brasil
  • E. Provão

As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação “custo-benefício”, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:

  • A. liberais
  • B. socialistas
  • C. anarquistas
  • D. neoliberais
  • E. welfare state

Analise as afirmativas abaixo sobre o conteúdo do texto acima, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O problema é que, ao invés de políticas, são implementados programas e projetos educativos, cujo fim é promover ações que se consolidam como medidas de contenção social.

( ) Uma característica das ações educativas focalizadas é que as ações costumam ser mais assistencialistas e compensatórias do que verdadeiramente formativas.

( ) Um discurso presente nas ações educacionais focalizadas é o da responsabilidade social, apropriando-se de pressupostos que fazem parte das lutas das classes populares.

  • A. V – V – V
  • B. V – F – V
  • C. F – F – F
  • D. F – F – V
  • E. V – V – F

Na contemporaneidade, a política educacional tem enfatizado a formação para a empregabilidade, ou seja, a capacidade do indivíduo tornar-se empregável. Assinale a alternativa que expõe uma consequência dessa perspectiva para a educação da maioria pobre e excluída da sociedade brasileira:

  • A. possibilita que a maioria da população brasileira tenha acesso ao mercado de trabalho.
  • B. obriga a maioria dos jovens brasileiros a cursarem o ensino superior, público ou privado.
  • C. resulta em diminuição dos postos de trabalho que possam absorver a maioria da população brasileira.
  • D. o cidadão brasileiro tem, assim, a oportunidade de acesso à educação de qualidade, desde que assim o queira.
  • E. a responsabilidade sobre o emprego é deslocada da responsabilidade coletiva do Estado, dos governos, dos empresários e colocada sobre o próprio indivíduo.

As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:

1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.

2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.

3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    1, apenas.

  • C.

    2 e 3, apenas.

  • D.

    1 e 2, apenas.

  • E.

    2, apenas.

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