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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
A problemática que envolve a discriminação étnica, cultural e religiosa deve ser velada, em sala de aula, para não provocar o constrangimento das pessoas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o tema A diversidade marca a vida social brasileira, julgue os itens de 62 a 66.
A forma ideal de se trabalhar a diversidade cultural, nas escolas, é a criação de uma disciplina específica para esse conteúdo.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens subsequentes.
O governo federal, em parceria com os estados e municípios, preocupado com a educação tecnológica tem incentivado e criado projetos que visam atender às necessidades das escolas na área tecnológica.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs/MEC, 1997) elucidam que "Atender necessidades singulares de determinados alunos é estar atento à diversidade, é atribuição do professor considerar a especificidade do indivíduo, analisar suas possibilidades de aprendizagem e avaliar a eficácia das medidas adotadas." (p. 96). Assinale a alternativa verdadeira:
A escola deve ter como valor máximo o respeito à diferença.
A escola deve considerar a homogeneidade da turma.
A criança é um adulto em miniatura.
O trabalho individualizado deve ser priorizado.
O aluno tem que se adequar às necessidades da escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O município de Talismã – TO recebeu sua cota do FUNDEB referente ao ano de 2008 e fez os repasses para o seu sistema municipal de ensino (SME). O SME, por sua vez, efetuou os repasses às escolas públicas. Uma determinada escola municipal de ensino fundamental recebeu a quantia de R$ 2.000,00. Como o conselho escolar tinha deliberado, no ano anterior, dotar a escola de aparelhagem de som e TV, fez-se a aquisição de uma televisão por R$ 1.000,00, de um aparelho de som por R$ 800,00, além de um aparelho de DVD pelo valor de R$ 600,00 em três parcelas a vencer a partir de janeiro de 2009. Com base nessa situação hipotética e considerando a questão sob o ângulo dos princípios constitucionais, no que tange aos recursos financeiros, ao FUNDEB e ao princípio da gestão democrática, julgue os itens seguintes.
I O conselho escolar incorreu em crime de responsabilidade pública por ter adquirido equipamentos eletrônicos a crédito.
II O tipo de aparelhagem eletrônica mencionada não pode ser adquirido com recursos públicos do FUNDEB por se tratar de tecnologia cuja destinação é doméstica.
III Uma vez adquirido, o equipamento somente pode ser usado nos subníveis da educação básica, não podendo ser utilizado nas modalidades desta.
IV Como a compra do DVD foi a crédito, com as parcelas a vencerem a partir de janeiro de 2009, o conselho escolar pode utilizar os R$ 200,00 restantes para, por exemplo, comprar instrumentos musicais para a banda da escola, mesmo que não tenha deliberado anteriormente a esse respeito.
A quantidades de itens certos é igual a
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Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A Lei Orgânica regulamentou o curso normal superior que se propunha à formação de professores do ensino primário.
A Lei n.° 10.639/2003 estabelece a obrigatoriedade d o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nos ensinos fundamental e médio. Assinale a alternativa que não apresenta um princípio norteador para a efetiva aplicação da lei referenciada no ambiente escolar.
Os estudos da cultura e história afro-brasileiras evidenciando o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, são temas importantes para as salas de aula.
Os conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística, literatura e histórias brasileiras.
Somente professores com formação específica podem abordar os assuntos inscritos na lei.
A inclusão de temas transversais como ética e pluralidade cultural podem favorecer o entendimento por uma ótica interdisciplinar.
A inclusão da História e Cultura afro-brasileiras e africana nos currículos contribuirá conscientemente para o entendimento de uma sociedade marcada pela diversidade.
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Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A reforma Capanema reestruturou o curso secundário que passou a ter 3 anos de duração e era composto por colegial, clássico e científico.
Julgue os itens a seguir acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e assinale a alternativa correta.
I A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, que tem como objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que, por diversos motivos, estão fora da Educação Escolar.
II O Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) foi criado pela Resolução n.º 18, de 24 de abril de 2007, para distribuição, a título de doação, de obras didáticas às entidades parceiras, com vistas à alfabetização e à escolarização de pessoas com idade de 15 anos ou mais.
III Os alunos do EJA, embora sejam alfabetizados, não têm condições de competir no mercado de trabalho em igual valor com os alunos do ensino regular. Geralmente são trabalhadores, empregados e desempregados que não tiveram acesso à cultura letrada e que têm a oportunidade de voltar aos estudos em horário integral. Além disso, são beneficiados, desde 1997, com uma bolsa-auxílio para que permaneçam na escola por um período mínimo de 12 meses.
IV Em um país de desigualdades como o Brasil, existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos. Nesse sentido, competir no mercado de trabalho, por exemplo, coloca em desvantagem os sujeitos sem educação escolar.
V Os educadores, para fazerem parte do corpo docente do EJA, devem ter uma formação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o crescimento intelectual do indivíduo, realizando o exercício de cidadania. Para isso, as secretarias estaduais de educação e o Governo Federal oferecem cursos regulares de capacitação e formação, como alguns que estão à disposição na Plataforma Freire do MEC.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
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Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Entre esses decretos-leis estão aqueles que criaram o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
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