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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) elegem os temas transversais com a finalidade de desenvolver nos alunos a capacidade de posicionarem-se diante de questões que interferem na vida coletiva. Acerca do assunto, assinale a alternativa correta.
Os temas transversais têm a mesma natureza das áreas de conhecimentos convencionais.
Nas várias áreas do currículo existem ensinamentos a respeito dos temas transversais.
As escolas de educação básica deverão criar disciplinas exclusivas para trabalhar os temas transversais.
Os temas transversais devem ser trabalhados paralelamente aos conteúdos e metodologias de cada área específica.
A transversalidade é entendida nos PCN como uma superação das áreas de conhecimento para tratar assuntos específicos da vida coletiva.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.
Ser múltipla, complexa e pluridisciplinar são características da educação comparada existente em seus diferentes momentos históricos e abordagens teóricas.
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Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.
A educação comparada determina a fixação de princípios normativos completos, obrigatórios e acabados para a construção de modelos de processos educativos.
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Com referência aos princípios que sustentam a educação comparada, julgue os próximos itens.
A história da educação e a educação comparada apresentam estreitas relações entre si, inclusive aspectos comuns de métodos.
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À luz dos dispositivos constitucionais relacionados à educação brasileira, julgue os itens a seguir.
O ensino é livre à iniciativa privada, desde que sejam cumpridas as normas gerais da educação nacional e ocorra autorização e avaliação de qualidade pelo poder público.
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A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.
São objetivos principais da Associação Nacional das Universidades Privadas (ANUP): defender a autonomia das universidades e a livre atuação da iniciativa privada na área educacional e desenvolver programas de aprimoramento do ensino superior em parceria com o poder público e as instituições de ensino superior.Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A diversificação institucional do sistema de ensino superior tem propiciado o aparecimento de novos atores políticos e uma fragmentação e organização de seus órgãos representativos. Com relação aos órgãos representativos das IES, julgue os itens seguintes.
A ANDIFES engloba IES públicas, detém representação no CRUB e é a representante oficial das IFES na interlocução com o governo federal e órgãos representativos de professores, estudantes ou funcionários.
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Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
Diferenciação refere-se à necessidade de rever o modelo de ensino superior brasileiro, baseado no princípio da indissociação entre ensino, pesquisa e extensão, apontando para um modelo dual: universidades de pesquisa e universidades de ensino; diversificação refere-se à necessidade de se buscar diferentes fontes de financiamento para a educação superior, como, por exemplo, a possibilidade de concorrer com o mercado em relação a produtos, patentes, consultorias e de cobrar determinados serviços prestados pela instituição.
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Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
A diferenciação é um dispositivo previsto em lei que dá autonomia às IES, públicas ou privadas, para o uso de recursos públicos no investimento em infraestrutura; a diversificação, também um dispositivo previsto em lei, permite que 25% da carga horária das disciplinas do currículo dos cursos de graduação seja oferecida na modalidade a distância.
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Julgue os itens a seguir, a respeito de diferenciação e diversificação das IES.
Diferenciação refere-se a uma reivindicação das IES, para que tenham total autonomia na criação de cursos de graduação diferentes, para além dos bacharelados, licenciaturas e tecnológicos já previstos em lei; diversificação refere-se à adoção das propostas contidas na Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, objetivando diversificar os públicos dos cursos de graduação e de pós-graduação.
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