Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando adultos pouco escolarizados como indivíduos ativos e cognoscentes e em interação com o mundo letrado, torna-se realmente impossível considerá-los analfabetos. É, pois, através do processo de interação com a sociedade letrada que adultos pouco escolarizados podem produzir e reconhecer o sistema de escrita e os diferentes tipos de textos. As características do leitor que irão produzir maneiras diferenciadas de interpretação do texto são:

  • A. cultura, conhecimento prévio e linguístico, esquemas conceituais e seu propósito na leitura.
  • B. limitação na aquisição da leitura, utilizando somente o processo de decodificação.
  • C. interpretação dos textos pela aprendizagem das letras sabendo juntá-las, sem, contudo, relacioná-las a objetos concretos.
  • D. o ato de escrever e a leitura que dependem das características do texto escrito, porém independem daquilo que o indivíduo conhece.
  • E. experiência vivida, trabalho, pedagogia e prática em contato com os esquemas expressos na forma da escrita.

Segundo Perrenoud (1999, p. 10), “(...) a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades”.

Analise as afirmativas sobre as reflexões de avaliação feitas por PERRENOUD (1999) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A regulação é um momento específico da ação pedagógica, sendo um componente variável dela.

( ) As hierarquias de excelência escolar orientam o que se chama de êxito ou fracasso escolares.

( ) Uma prática da avaliação formativa pressupõe um domínio do currículo e dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, pelo professor.

( ) Toda avaliação, com exceção da formativa, é uma forma de controle social e de coerção que não se deve prolongar inultimente.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F F V.
  • B. F V F V.
  • C. F V V F.
  • D. V F V F.

O planejamento para a ação imediata do educador, em uma atividade docente, é conhecido por planejamento de:

  • A. escola
  • B. currículo
  • C. projeto pedagógico
  • D. ensino
  • E. conteúdo

No novo cenário educacional com as tecnologias da informação e comunicação, o papel de professores e alunos também sofrerá mudanças.

São considerados papéis do professor nesse cenário, EXCETO:

  • A. Seletor e gestor dos recursos disponíveis.
  • B. Protagonista central das trocas entre seus alunos e guardião do currículo.
  • C. Orientador e guia na realização de projetos.
  • D. Tutor e consultor no esclarecimento de dúvidas.

Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento

  • A. estratégico.
  • B. por projetos.
  • C. operacional.
  • D. participativo.
  • E. de gerenciamento.

Para atingir um determinado objetivo, o educador(a) deverá apropriar-se de métodos que o ajudem a cumprir metas e ações. O método que possibilita a aquisição da independência do educando em relação ao educador chama-se:

  • A. problematização
  • B. exposição
  • C. reprodução
  • D. exercitação
  • E. dinamização

Quando o professor entra na sala de aula e diz para seus alunos: - Hoje vamos fazer uma avaliação! - Podemos afirmar que nessa frase há um erro conceitual. Ele deveria dizer: - Hoje vamos fazer uma prova! Podemos explicar essa afirmativa, a partir da concepção de que:

I. avaliação é um processo que envolve inúmeras etapas;

II. prova não é a avaliação, mas um instrumento;

III. avaliação é sinônimo de testes e provas;

IV. o processo de avaliação se dá de maneira informal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das modalidades de avaliação com as suas respectivas características mencionadas por Sanmartí (2009), em seu livro, Avaliar para aprender.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. 4 1 3 2.
  • B. 1 3 2 4.
  • C. 2 4 1 3.
  • D. 3 2 4 1.

A concepção de avaliação que se preocupa com os percursos de aprendizagem dos alunos, sem ter como objetivo a atribuição de notas ou conceitos, denomina-se:

  • A. somativa.
  • B. formal.
  • C. normativa.
  • D. certificativa.
  • E. formativa.

Tendo em vista as propostas apontadas por Soares (2007) para a melhoria das escolas em relação aos resultados de seus alunos, é INCORRETO afirmar que

  • A. há necessidade de aumentar a autonomia da escola.
  • B. se faz necessário padronizar as práticas pedagógicas das escolas.
  • C. é preciso ter as escolas funcionando com seus ritos e ritmos identificados.
  • D. a escola precisa se transformar numa comunidade educativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...