Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando adultos pouco escolarizados como indivíduos ativos e cognoscentes e em interação com o mundo letrado, torna-se realmente impossível considerá-los analfabetos. É, pois, através do processo de interação com a sociedade letrada que adultos pouco escolarizados podem produzir e reconhecer o sistema de escrita e os diferentes tipos de textos. As características do leitor que irão produzir maneiras diferenciadas de interpretação do texto são:
Segundo Perrenoud (1999, p. 10), (...) a avaliação está no âmago das contradições do sistema educativo, constantemente na articulação da seleção e da formação, do reconhecimento e da negação das desigualdades.
Analise as afirmativas sobre as reflexões de avaliação feitas por PERRENOUD (1999) e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A regulação é um momento específico da ação pedagógica, sendo um componente variável dela.
( ) As hierarquias de excelência escolar orientam o que se chama de êxito ou fracasso escolares.
( ) Uma prática da avaliação formativa pressupõe um domínio do currículo e dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, pelo professor.
( ) Toda avaliação, com exceção da formativa, é uma forma de controle social e de coerção que não se deve prolongar inultimente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
O planejamento para a ação imediata do educador, em uma atividade docente, é conhecido por planejamento de:
No novo cenário educacional com as tecnologias da informação e comunicação, o papel de professores e alunos também sofrerá mudanças.
São considerados papéis do professor nesse cenário, EXCETO:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Dentre as diferentes correntes teóricas de planejamento, há aquela que contempla modelos e instrumentos aptos a incluir a sociedade em seus processos com vistas à transformação social. A essa perspectiva teórica podemos afirmar que apóia-se nos preceitos do planejamento
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Para atingir um determinado objetivo, o educador(a) deverá apropriar-se de métodos que o ajudem a cumprir metas e ações. O método que possibilita a aquisição da independência do educando em relação ao educador chama-se:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Quando o professor entra na sala de aula e diz para seus alunos: - Hoje vamos fazer uma avaliação! - Podemos afirmar que nessa frase há um erro conceitual. Ele deveria dizer: - Hoje vamos fazer uma prova! Podemos explicar essa afirmativa, a partir da concepção de que:
I. avaliação é um processo que envolve inúmeras etapas; II. prova não é a avaliação, mas um instrumento; III. avaliação é sinônimo de testes e provas; IV. o processo de avaliação se dá de maneira informal. Estão corretas apenas as afirmativas:Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação das modalidades de avaliação com as suas respectivas características mencionadas por Sanmartí (2009), em seu livro, Avaliar para aprender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A concepção de avaliação que se preocupa com os percursos de aprendizagem dos alunos, sem ter como objetivo a atribuição de notas ou conceitos, denomina-se:
Tendo em vista as propostas apontadas por Soares (2007) para a melhoria das escolas em relação aos resultados de seus alunos, é INCORRETO afirmar que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...