Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a matemática na Educação Infantil, assinale a alternativa incorreta.
A organização dos conteúdos de matemática pode ser feita da seguinte forma: números e sistema de numeração envolve contagem, registro de quantidades próprios das crianças, série numérica convencional.
É importante, por exemplo, introduzir na sala de aula a numeração escrita tal como ela é, o trabalhar a partir dos problemas inerentes à sua utilização, grandezas e medidas, espaço e forma.
A matemática está presente quando a criança brinca com as formas, quando explora um espaço, quando observa o tamanho das coisas e as diferenças entre elas, quando organiza e classifica seus brinquedos, ao distribuir doces entre os colegas, quando monta um quebra-cabeças etc.
O objetivo do trabalho com matemática na Educação Infantil é uma preparação para o Ensino Fundamental. A Educação Infantil precisa ser valorizada como um direito em si, o que implica em formulação de políticas públicas para garantir o ensino de qualidade nesta faixa etária.
Sobre letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto em que a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. ( ) A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. ( ) O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros de textos escritos que a criança reconhece.V/ F/ V
F/ V/ F
V/ V/ F
V/ V/ V
O processo de leitura e escrita precisa ser estimulado na escola, pois
um mundo inteiramente novo, repleto de descobertas, encantamento e diversão se descortinará, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar.
o papel desta é fundamental neste processo. Contudo, o professor não tem tempo hábil para despertar em seus alunos o prazer da leitura, e, na maioria das vezes, as condições não permitem.
o País ainda sofre com deficiências no ensino público e com o alto índice de analfabetos funcionais (aqueles que, embora tenham aprendido a decodificar a escrita, não desenvolveram a habilidade de interpretação de texto), qualquer iniciativa que vise a transformar brasileiros em leitores é extremamente bem-vinda, mas nas escolas a prioridade é lançar conteúdos.
o professor não tem como criar ofertas múltiplas e instigantes de leitura nas escolas.
Sobre alfabetização, assinale a alternativa correta.
Recomenda-se alfabetizar letrando sem descuidar da especificidade do processo de alfabetização.
O aluno não precisa entender a tecnologia da alfabetização.
As convenções não precisam ser ensinadas e aprendidas, trata-se de um sistema de convenções com bastante complexidade.
O professor deve orientar parcialmente o estudante durante a aprendizagem, pois, além de decodificar letras e palavras, o aluno aprende toda uma tecnologia complexa: como segurar o lápis, escrever de cima pra baixo e da esquerda para a direita; escrever numa linha horizontal, sem subir ou descer, tarefas que requerem independência.
O trabalho com a linguagem oral, nas instituições de Educação Infantil, tem se restringido a algumas atividades, entre elas, as rodas de conversas. Apesar de serem organizadas com a intenção de desenvolver a conversa, caracterizam-se, em geral, por um monólogo com o professor, no qual as crianças são chamadas a responder em coro a uma única pergunta. Neste caso, deve-se
I. utilizar a linguagem oral para possibilitar comunicar ideias, pensamentos e intenções de diversas naturezas. II. através da linguagem influenciar o outro e estabelecer relações interpessoais. III. dialogar, é por meio do diálogo que a comunicação acontece. IV. considerar a linguagem oral como vocabulário, lista de palavras ou sentenças. É correto o que está contido emI, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.
A avaliação representa um esforço do professor em classificar o que as crianças fazem, os significados atribuídos por elas aos elementos trabalhados nas situações vivenciadas. Esse é um processo relacionado com a observação da criança e o lançamento de notas.
A avaliação tem a função de mapear e acompanhar o pensamento das crianças, isto é, o que elas sabem e como pensam para reorientar o planejamento da ação educativa.
Deve-se utilizar a aplicação de instrumentos tradicionais ou convencionais, como notas e símbolos.
A avaliação tem um propósito classificatório ou juízos conclusivos.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A relação entre o cuidar e o educar com as instituições de Educação Infantil incorporam de maneira ______________ as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os _______________________ e instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. A instituição de Educação Infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Cumpre um papel __________________, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.integrada/ profissionais/ mediador
associada/ papéis/ socializador
integrada/ papéis/ mediador
integrada/ profissionais/ socializador
O trabalho com a linguagem oral deve se orientar pelo seguinte pressuposto:
escutar a criança, dar atenção ao que ela que ela fala, atribuir sentido, reconhecendo que quer dizer algo.
incentivar a criança a acrescentar em seu vocabulário inflexões gramaticais, para que aprenda a criar perguntas e frases negativas.
reconhecer o esforço da criança em compreender o que ouve, mas sem interferir, para que aprenda sozinha a se comunicar.
o trabalho com as crianças da educação infantil exige do professor uma escuta e atenção às suas falas, aos seus movimentos, gestos e demais ações expressivas, contudo, apenas de caráter observador, o incentivo pode inibir a criança.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A avaliação tem se tornado foco de muitos estudos na área educacional. Tais estudos indicam que avaliar é uma atividade que envolve legitimidade técnica e política na sua realização. Analise as afirmativas abaixo, considerando as teorias atuais.
1. A avaliação, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante, como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.
2. A avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico.
3. A avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar nossa atuação futura.
4. Avaliar a aprendizagem do estudante implica simplesmente atribuirmos uma nota à aprendizagem e deve ocorrer somente no final do processo.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
O imaginário infantil deve ser estimulado para que o faz-de-conta torne-se, de fato, uma prática cotidiana entre as crianças. Para isto,
é preciso que se organize na sala um espaço para essa atividade, separado por uma cortina, biombo ou outro recurso qualquer, no qual as crianças poderão se esconder, fantasiar-se, brincar, sozinhas ou em grupos, de casinha, construir uma nave espacial ou um trem etc.
cabe ao professor proibir situações de interação em que panos, fraldas ou anteparos como caixas e biombos possam ser utilizados para esconder o rosto ou o corpo todo da criança e do parceiro, num jogo de esconder e aparecer.
é preciso que o professor impeça que as crianças façam aparecer e desaparecer brinquedos e objetos.
cabe ao educador garantir a não participação das crianças em brincadeiras de esconder e achar e em brincadeiras de imitação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...