Questões sobre Planejamento de Ensino

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Pensando na importância do jogo infantil para o desenvolvimento da criança na faixa etária de 0 a 6 anos, analise as assertivas abaixo.

I. Os primeiros jogos de regras são valiosos para o desenvolvimento de capacidades corporais de equilíbrio e coordenação, mas trazem também a oportunidade, para as crianças, das primeiras situações competitivas, em que suas habilidades poderão ser valorizadas de acordo com os objetivos do jogo.

II. É muito importante que o professor não se envolva nos conflitos que possam surgir nessas situações, ajudando as crianças a desenvolver uma atitude de competição.

III. Nesta faixa etária, o professor é quem ajudará as crianças a combinar e cumprir regras, desenvolvendo atitudes de respeito e cooperação tão necessárias, mais tarde, no desenvolvimento das habilidades desportivas.

IV. As brincadeiras e jogos envolvem a descoberta e a exploração de capacidades físicas e a expressão de emoções, afetos e sentimentos. Além de alegria e prazer, algumas vezes a exposição de seu corpo e de seus movimentos podem gerar vergonha, medo ou raiva. Isso também precisa ser considerado pelo professor para que ele possa ajudar as crianças a lidar de forma positiva com limites e possibilidades do próprio corpo.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, analise as assertivas abaixo.

I. Os jogos devem ser trabalhados partindo sempre da curiosidade dos alunos e deixando-os livres.

II. O brincar deve ser direcionado, seguindo uma linha de aprendizagem para o alcance de objetivos.

III. O brincar deve ser utilizado ao fim da aula, como uma maneira de distrair e descansar as crianças, uma vez que o conteúdo já foi exposto ao longo do dia.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma linguagem capaz de

I. traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças.

II. envolver os alunos com atividades matemáticas que educam nas quais, ao manipulá-las, eles construam a aprendizagem de forma significativa.

III. atuar como um instrumento disciplinador e excludente.

IV. levar o aluno a aprender, fazendo com que o objeto da aprendizagem seja agradável e divertido.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

A vice-diretora de uma escola recebeu uma professora que apresentava a produção de um aluno, dizendo que se tratava de um aluno fraco, sem rendimento, indisciplinado e grosseiro. A professora fechou seu diagnóstico com base nos testes e nas provas e concluía sobre a necessidade de apoio psicológico e até o afastamento temporário da sala de aula para não prejudicar os demais, pois, segundo ela, por causa de um, a turma toda fica rebelde. Tal postura e essa prática estão imbuídas de concepções, representações, sentidos e expressam certo modo de ver o mundo. Esse certo modo de ver o mundo, que está imbricado na ação da professora, trouxe para sua ação reflexos da cultura e de práticas vividas, no que tange à avaliação escolar, que estão muito impregnados pela lógica

  • A.

    da mudança. A professora entende que a avaliação é uma atividade orientada para o futuro. Avalia-se para tentar manter ou melhorar a atuação futura. Essa é a base da distinção entre medir e avaliar. Medir refere-se ao presente e ao passado e visa a obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. Avaliar refere-se à reflexão sobre as informações obtidas com vistas a planejar o futuro.

  • B.

    do acompanhamento do desenvolvimento do estudante. Para a professora, a avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. Este processo inclui outras ações que implicam a própria formulação dos objetivos da ação educativa, a definição de seus conteúdos e métodos, entre outros. A avaliação, portanto, sendo parte de um processo maior, deve ser usada tanto no sentido de um acompanhamento do desenvolvimento do estudante como no sentido de uma apreciação final sobre o que este estudante pôde obter em um determinado período, sempre com vistas a planejar ações educativas futuras.

  • C.

    da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo. A perspectiva de avaliação da professora alinha-se com a proposta de uma escola mais democrática, inclusiva, que considera as infindáveis possibilidades de realização de aprendizagens por parte dos estudantes. Essa concepção de avaliação parte do princípio de que todas as pessoas são capazes de aprender e de que as ações educativas, as estratégias de ensino, os conteúdos das disciplinas devem ser planejados a partir dessas infinitas possibilidades de aprender dos estudantes.

  • D.

    da classificação e da seleção. A professora usa as notas escolares para colocar os avaliados em uma situação classificatória. A cultura meritocrática naturaliza o uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados. Em termos de educação escolar, os melhores seguirão em frente, os piores voltarão para o início da fila, refazendo todo o caminho percorrido ao longo de um período de estudos.

Nessa perspectiva, uma vice-diretora afirmou na reunião inicial de planejamento escolar que, para ser bem-sucedido no processo de planejamento, um requisito básico é tomar como ponto de partida

  • A.

    as condições encontradas. O planejamento resulta de um processo de reflexão sobre a ação a ser desenvolvida, de modo a alcançar o objetivo pretendido, utilizando, da forma mais adequada, os recursos existentes, o que possibilitará, também, definir com maior clareza os meios e recursos que ainda precisam ser viabilizados para essa ação.

  • B.

    a escola isoladamente como a instância responsável pela qualidade do ensino público, muito aquém do sistema, somente com a fragmentação do sistema constrói-se a autonomia das unidades.

  • C.

    a autoavaliação dos órgãos centrais e regionais, principalmente quando, nos sistemas escolares, a avaliação está vinculada à ideia de seleção, de classificação, de premiação ou de punição, representando uma ameaça aos indivíduos ou grupos.

  • D.

    a legislação e o como fazer. A partir das leis e de dados apresentados pelo sistema, compete à escola começar com a formulação de alternativas de intervenção.

Acerca dos instrumentos técnico-operativos, assinale a opção correta.

  • A.

    A conversa entabulada objetivando a compreensão de uma situação ou fenômeno social é denominada visita.

  • B.

    A visita tem o objetivo de interação social e aproximação.

  • C.

    A conclusão a que chega o profissional a respeito de uma situação estudada é chamada parecer.

  • D.

    O documento denominado laudo é o que contém as impressões previamente colhidas pelo profissional.

  • E.

    O parecer é o documento adequado para descrever uma situação e proceder também a sua interpretação.

  • A.

    linguagem fônica sistemática e explícita, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

  • B.

    abordagem de linguagem integral, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

  • C.

    ortografia inventada, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

  • D.

    abordagem balanceada, a qual requer um alto nível de consciência fonológica. Pesquisas sugerem que as crianças com habilidades de consciência fonológica bem desenvolvidas na época do jardim de infância aprendem a ler mais rapidamente.

Assinale a opção correta, a respeito dos métodos e técnicas de ensino.

  • A.

    A técnica que consiste no incentivo à produção de grande quantidade de ideias em um curto espaço de tempo, garantindo a originalidade, é denominada debate.

  • B.

    Estudo de caso é a técnica que se baseia nas leituras das fontes bibliográficas.

  • C.

    A forma particular de estudo de casos por meio de técnicas de teatralização é chamada novela.

  • D.

    Estudo dirigido é a técnica que consiste na pesquisa e apresentação de determinado assunto por parte dos alunos.

  • E.

    Trabalho com grupos homogêneos é uma técnica de ensino que visa à organização da turma de forma que os alunos com dificuldades de aprendizagem sejam auxiliados pelos alunos mais capazes.

No que concerne a métodos e a técnicas de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Métodos de ensino são formas de transmissão de conhecimentos que visam controlar o que as pessoas devem aprender.

  • B.

    Métodos transmissivos preconizam a relação professor-aluno como elemento formador.

  • C.

    As técnicas de ensino determinam o método a ser seguido.

  • D.

    Aula expositiva é exemplo de método de ensino em que o professor detém a palavra e direciona a aula.

  • E.

    Método ativo parte da concepção de que o aluno é responsável pela construção do seu conhecimento por meio de problematizações propostas pelo professor.

  • A.

    detenha tanto o domínio instrumental como o conteúdo que deve ser trabalhado, as próprias concepções de currículo e as estratégias de aprendizagem.

  • B.

    domine completamente o inst rumental tecnológico a ser utilizado, não necessariamente tendo de ter conhecimento de todo conteúdo curricular a ser aplicado.

  • C.

    possua conhecimento das estratégias de aprendizagem e do conteúdo curricular a ser trabalhado, sem necessidade de conhecimento da tecnologia utilizada.

  • D.

    crie estratégias de aprendizagem para que os alunos desenvolvam o domínio do instrumental utilizado sem que este tenha ligação efetiva com a composição curricular.

  • E.

    trabalhe o conteúdo curricular a ser aplicado, de acordo com uma estratégia de aprendizagem que privilegie o conhecimento teórico a respeito do instrumental tecnológico.

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