Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Letramento é o conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material ____________, enquanto alfabetização é um processo dentro do letramento, é a _____________ de ensinar, de aprender a ler e a escrever. A criança, mesmo não ____________________, já pode ser inserida em um processo de letramento, pois, ela faz a _______________ incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito antes das letras e vai além delas.

  • A.

    didático/ forma/ alfabetizada/ decodificação

  • B.

    escrito/ maneira/ lendo/ decodificação

  • C.

    didático/ ação/ lendo/ leitura

  • D.

    escrito/ ação/ alfabetizada/ leitura

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeira e ____________________ orientadas, de forma que possa __________________ para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de _______________, respeito e confiança e o acesso pela criança aos _________________ mais amplos da realidade social e cultural.

  • A.

    aprendizagens/ contribuir/ aceitação/ conhecimentos

  • B.

    práticas/ cooperar/ acomodação/ conhecimentos

  • C.

    práticas/ comprazer/ companheirismo/ conteúdos

  • D.

    aprendizagens/ comprazer/ aceitação/ conteúdos

Uma professora do 2º ano (1ª série) elaborou algumas atividades com o objetivo de identificar os progressos e as dificuldades dos seus alunos e levantar o que eles sabem e não sabem. Os alunos deveriam escrever uma lista de animais. A partir desta avaliação inicial, a professora planejará suas ações educativas acompanhando os processos dos alunos para que eles possam avançar no seu desenvolvimento e nas suas aprendizagens. Esta avaliação realizada por esta professora denomina-se

  • A.

    classificatória.

  • B.

    verificadora.

  • C.

    do rendimento escolar.

  • D.

    formativa.

Acerca do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento do ensino, a ser seguido por todos, será elaborado por um grupo eleito pela comunidade escolar.

  • B.

    Para o bom andamento do trabalho da escola, é importante planejar primeiro para executar depois.

  • C.

    Recursos didáticos são meios materiais e humanos que auxiliam professor e alunos na promoção da aprendizagem.

  • D.

    A ação educativa deve guiar os interesses dos alunos.

  • E.

    Procedimentos de ensino são comportamentos que visam à aquisição do hábito de estudar.

É correto afirmar que um ambiente alfabetizador

I. é aquele em que há uma cultura letrada, com livros, textos digitais ou em papel, um mundo de escritos que circulam socialmente. A comunidade que usa a todo momento esses escritos, que faz circular as ideias que eles contêm, é chamada alfabetizadora.

II. não é somente aquele que contém material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa, ou seja, o uso tem de ser efetivo.

III. é aquele que se exige muita dedicação, inovação e criatividade do educador, para promover a aprendizagem dos alunos, e convivam com diversas formas de leitura e escrita.

É correto o que está contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como

  • A.

    produção escrita de um texto para publicação no mural da escola, debates na comunidade escolar e extraescolar, produção escrita de uma carta ao leitor para ser publicada na revista de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos, escrita de um folheto informativo sobre a dengue, por exemplo.

  • B.

    realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, produção de jornais escritos, debates e entrevistas na TV e no rádio, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolva a turma da sala de aula (jograis, entrevistas,etc).

  • C.

    criação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, produção escrita de um folheto informativo sobre a importância da vacina contra a raiva.

  • D.

    simulação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos (festas, desfiles, sorteios, torneios esportivos), campanhas públicas de convencimento a serem efetivados pelos alunos junto a outras turmas e outros turnos, nas vizinhanças da escola e em outros bairros.

Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    O exercício de planejar se traduz como uma antecipação da prática, permitindo aos profissionais da escola prever ações que possam levar aos resultados almejados.

  • B.

    O planejamento de ensino consiste no resumo das atividades didáticas da escola.

  • C.

    O planejamento da disciplina não inclui a avaliação; esta deverá fazer parte de outro momento pedagógico.

  • D.

    Os objetivos essenciais do planejamento de ensino são organizar, dirigir e controlar os serviços necessários à educação.

  • E.

    O planejamento de ensino contempla a ação de dispor elementos dentro de condições operativas que conduzam a fins determinados.

É correto afirmar que, em uma sala de leitura,

  • A.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral e escrita. Na sala de leitura, existe o encanto, o belo, o imaginário, a fantasia e o poder de sonhar. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como contos, poemas, histórias, parlendas, trava-línguas e outros. Observam e manuseiam materiais impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos, como também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros. O objetivo é formar crianças leitoras.

  • B.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à discussão de temas complexos. Na sala de leitura, existe o espaço para quem já sabe ler. As crianças participam de situações de leitura de diferentes gêneros como jornais diários, livros e enciclopédias. Também escolhem e utilizam o empréstimo dos livros.

  • C.

    são desenvolvidas atividades de linguagem ligadas à expressão oral para quem tem dificuldade em se expressar. Os alunos observam, manuseiam e organizam impressos como livros, revistas e histórias em quadrinhos. O objetivo é formar crianças organizadas.

  • D.

    se a criança manifesta dificuldades na aprendizagem, ela ficará sem espaço, pois é um local destinado a quem lê com fluência e tem bom desenvolvimento.

A musicalização é um processo de educação musical que visa a

  • A.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, aprendendo os seguintes estilos musicais brasileiros: forró, músicas regionais, folclore brasileiro e samba.

  • B.

    levar a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence interagindo, descobrindo, ouvindo, e para que ela capte e sinta o prazer da música, ela precisa apreciar, com pessoas da família, saraus de música.

  • C.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a talvez não apreciar o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela descubra que não gosta de ouvir alguns estilos, capte e sinta esse universo para vivenciar com falta de atenção e possivelmente sem prazer, as possibilidades de expressão.

  • D.

    possibilitar diferentes situações de aprendizagem que levem a criança a perceber o universo sonoro-musical a que ela própria pertence, favorecendo que ela conheça, descubra, ouça, capte e sinta esse universo de forma criativa para vivenciar com prazer a apreciação, as possibilidades de expressão, a imaginação criadora e o aprimoramento intelectual através da música.

Entende-se por avaliação formativa aquela que

  • A.

    é voltada à compreensão dos processos sociocognitivos dos alunos; ela permite ao professor aproximar-se dos processos de aprendizagem do aluno, compreender como ele está elaborando seu conhecimento e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.

  • B.

    exige do professor uma correta elaboração técnica, pois tem como finalidade o controle total da aprendizagem escolar e permite com isso constatar quais foram os reais avanços de seus alunos e ainda tomar decisões com relação à aprovação/reprovação.

  • C.

    recupera os fatos nas memórias individuais e coletivas dos alunos e possibilita avaliar os conceitos apreendidos, devendo partir sempre de uma avaliação inicial.

  • D.

    parte da premissa de que a escola deve avaliar somente a dimensão cognitiva e, para isso, o instrumento mais adequado a ser utilizado são as provas escritas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...