Questões sobre Planejamento de Ensino

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Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que privilegia o consolidado, ou seja, a comparação de uma resposta dada com um padrão certo ou admissível, assumindo-a como parte do processo de construção do conhecimento, é fator determinante considerar o “erro” do aluno como indicador:

  • A.

    do que definitivamente não sabem.

  • B.

    de aprendizagens potenciais.

  • C.

    do potencial que não possuem.

  • D.

    da inadequação do discente ao conteúdo.

  • E.

    da necessidade de comprometimento.

Em relação ao desenvolvimento da linguagem escrita, analise as assertivas abaixo.

I. A criança tem uma história, uma origem fora da escola. Esta história de cada indivíduo tem grande peso no desenvolvimento da escrita, e também, no do ser humano como um todo.

II. Todos os períodos vivenciados pela criança servirão de base para formação de um ser que se completa a cada dia.

III. Brincar, desenhar e jogar, por vezes podem atrapalhar a aplicação de atividades importantes.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento

  • A.

    estratégico, voltado a uma Gestão da Qualidade Total na Escola, que incentiva a participação dos educadores na sua totalidade e motiva todos os envolvidos a construírem o Projeto Político-Pedagógico.

  • B.

    administrativo, que estabelece níveis de prioridades, funções detalhadas, metas a serem atingidas; para isso, o gestor da escola deve esclarecer que conta com a colaboração de todos para execução do trabalho cotidiano e o bom funcionamento da unidade.

  • C.

    participativo, que contenha uma proposta bem determinada, uma filosofia, conceitos e modelos próprios, e instrumentos e técnicas próprios. Pretende servir para o planejamento político, não apenas estratégico para a instituição, mas também para o planejamento administrativo a serviço deste planejamento político, contribuindo para a construção de uma determinada sociedade.

  • D.

    coletivo, que contenha a missão da escola e desenvolva um processo educativo ligado ao bem comum e voltado à informação de todos. Para isso, a equipe gestora se compromete a avaliar o processo percorrido ao longo do ano letivo, dando devolutivas sistematicamente nas reuniões pedagógicas.

A construção do conhecimento lógico-matemático se faz a partir da vivência da criança, aliada às situações de desafio que lhe são colocadas na escola e em casa. Sem dúvida, o jogo é um aliado importante nesta construção. Assinale a alternativa que apresenta os estímulos que este conhecimento oferece.

  • A.

    O conhecimento lógico-matemático ajuda o aluno a competir, e isso às vezes deixa o ambiente desarmonioso. A construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil devem ocorrer a partir do conhecimento dos pais, que devem fazer a criança contar em diversas oportunidades, que não devem se preocupar com os jogos em si.

  • B.

    O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias, na resolução de problemas e no convívio harmonioso com os colegas. É importante que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança favorecido pelas possibilidades a ela oferecidas ao interagir com o meio físico e social. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas.

  • C.

    O conhecimento lógico-matemático auxilia na busca de estratégias e na resolução de problemas. É necessário que a construção e o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos na Educação Infantil ocorram a partir do conhecimento lógico da criança, e será desenvolvido com somas, nas quais todos (mãe, avó, tia) devem colaborar. É importante e necessário que as crianças efetivamente incorporem os conceitos matemáticos, construindo, assim, a estrutura lógica de maneira sólida, tornando-se capazes de raciocinar logicamente numa ampla variedade de situações ou tarefas de adição.

  • D.

    Aprender os números não é uma tarefa fácil para as crianças, pois a combinação dos números não aceita regras e a sequência é pouco flexível. Além dessas dificuldades, os números apresentam diferentes funções, isto é, diferentes leituras podem ser feitas a partir deles.

Com relação aos aspectos relacionados à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A.

    Culminação é a etapa da ação.

  • B.

    Anteprojeto é a denominação das ações impeditivas à execução do projeto.

  • C.

    A identificação do projeto é o espaço de colocação do título.

  • D.

    O que importa na metodologia de projetos é o caminho percorrido, portanto não se dá importância à comprovação.

  • E.

    A etapa mais importante do projeto é a definição do objetivo.

No entanto, o professor competente, ao avaliar a aprendizagem:

I. utiliza-se de variados instrumentos de avaliação.

II. elabora provas contextualizadas.

III. privilegia a memorização dos conteúdos.

IV. cria um ambiente favorável ao controle das emoções.

V. propõe prioritariamente questões transcritórias, e não operatórias.

Estão corretas:

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e IV.

  • D.

    Apenas II, III e V.

  • E.

    Apenas III e V.

“A atividade de planejar, invisível para os estudantes, é considerada complicada, chata e burocrática. Durante décadas, o professor foi obrigado a fazer planejamentos que não tinham nada a ver com o seu contidiano”. Com base nisso, marque a alternativa que apresenta as etapas do planejamento de ensino.

  • A.

    Observação, resolução de problemas e pesquisa.

  • B.

    Objetividade, coerência, flexibilidade, ordem sequencial.

  • C.

    Objetivos, conteúdos e métodos.

  • D.

    Sondagem (diagnóstico), elaboração, execução e avaliação.

  • E.

    Objetivos e métodos.

No que se refere à avaliação, considera-se que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagens que lhes foram oferecidas. Em relação à avaliação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A avaliação deve ser levada a sério, logo, o professor não deve deixar as crianças brincarem livremente e interagir umas com as outras diariamente, assim como não precisam ir semanalmente à brinquedoteca. Precisam, sim, antes de tudo, ser avaliadas por registros escritos.

  • B.

    Os locais onde são desenvolvidos jogos diversos, brincadeiras de faz de conta, casinha de bonecas, fantoches, carrinhos, montagens de pecinhas e o desenvolvimento da imaginação e o raciocínio lógico através do brincar, não auxiliam o processo de avaliação.

  • C.

    Para uma boa avaliação, é necessária a observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração, envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e suas próprias conquistas.

  • D.

    Uma boa avaliação visa, antes de tudo, ao aprendizado, assim, as crianças não devem ir à biblioteca manusear livros, inventar histórias, ler histórias, contar histórias, manusear ficheiros de imagens, enciclopédias, revistas, fotografias, sem primeiro terem feito o registro diário, que deverá sempre ser corrigido pelo professor.

Joaquim é professor de inglês e gosta muito de sua profissão. Letícia, sua aluna e fã ardorosa de determinado cantor norte-americano, é uma adolescente indisciplinada que falta às aulas e não realiza as tarefas propostas pelo professor. A fim de modificar o comportamento da aluna, o professor elabora as tarefas das aulas a partir das letras das músicas do cantor.

Com relação a essa situação hipotética e à luz do behaviorismo skinneriano, é correto afirmar que a atitude do professor Joaquim

  • A.

    baseia-se no conceito de reforço.

  • B.

    baseia-se no conceito de condicionamento respondente.

  • C.

    visa estimular o ego da aluna.

  • D.

    se explica pelo conceito de colaboração.

  • E.

    pode ser classificada como construtivismo.

Leia o trecho da obra de CRUZ e em seguida faça o que se pede:

“Dar um enfoque correto à avaliação é uma questão de competência pedagógica e de compreensão do que é, de fato, educação... Usar vários instrumentos de avaliação, com o máximo de participação dos alunos na discussão dos resultados, também faz parte do processo de conscientização para a desejável mudança de atitude.” (CRUZ, 1997). Sobre a frase “

Dar um enfoque correto à avaliação” é correto afirmar:

  • A.

    Na frase a autora admite falhas nos processos avaliativos do ensino Religioso. Como se trata de um tema subjetivo as questões abordadas podem possuir múltiplas interpretações expondo os alunos ao constrangimento e traumas;

  • B.

    A frase na verdade se refere ao não constrangimento dos alunos ao abordar assuntos que não se referem as suas religiões, fato que distanciaria o educador do seu propósito de fazer o aluno incidir um olhar crítico sobre os temas discorridos;

  • C.

    A frase sugere incidir o foco das avaliações para provocação da mudança comportamental, pensamentos e atitudes ao receberem os conteúdos propostos;

  • D.

    A frase sugere não apenas um sistema de avaliação tradicional, mas também a utilização de outros mecanismos objetivando a formação de indivíduos conscientes de suas ações e atitudes com ênfase na participação dos alunos.

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