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Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo Educação Infantil aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.criança/ escolarização/ fase/ futuro
criança/ alfabetização/ etapa/ cidadão
educando/ escolarização/ situação/ leitor
educando/ alfabetização/ base/ leitor
São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:
Utilização de uma linguagem clara;
Estar coerente com os propósitos do ensino;
Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;
A descontextualização daquilo que se investiga.
A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:
Controle;
Avaliação;
Planejamento;
Administração Escolar.
Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil
refere-se à frequência em um estabelecimento perto do domicílio do educando, ou seja, trata-se de um local em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade, seja uma casa ou mesmo um ambiente sem estrutura física, parecido com uma casa, mas que possa cuidar, alimentar e deixar a criança brincar, dormir e assistir a programas educativos na televisão.
designa a frequência regular a um estabelecimento educativo igual ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, na casa de uma pessoa que possa suprir suas necessidades momentâneas.
designa a frequência regular a um estabelecimento educativo exterior ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida escolar em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.
designa a frequência regular a um estabelecimento educativo, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 7 (sete) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.
Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso trabalhar a partir da representação dos alunos, EXCETO:
A escola não constrói a partir do zero;
O aluno não é uma tábua rasa, uma mente vazia;
O ensino, por vezes, choca-se de frente com as concepções dos aprendizes;
O professor deve ser capaz de desconstituir por completo e de imediato as concepções prévias dos aprendizes.
O trabalho do Professor de Educação Infantil deve ser orientado pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação,
que sejam de sua autoria, sem a interferência de outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção precisa, necessariamente, ser iniciada na Educação Infantil.
que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção necessita ser iniciada na Educação Infantil.
que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção se esgota no período de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil. Esta etapa necessita ser concluída na Educação Infantil.
de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, sem opiniões de pessoas que poderiam influenciar na construção da identidade da criança.
O estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de:
Planejamento Didático;
Avaliação;
Análise Motivacional;
Projeto Pedagógico.
Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:
Transdisciplinaridade;
Interdisciplinaridade;
Transversalidade;
Pluridisciplinariedade
Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:
Vse relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.
preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens;
Busca reverter uma eventual rota do fracasso e reinsere o aluno no processo educativo;
Não se apóia em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.
A partir da concepção de que o erro é elemento intrínseco ao processo de aprendizagem, é fundamental que o professor
analise os resultados, em uma concepção classificatória, para identificar quais alunos serão aprovados e quais serão reprovados.
conheça melhor os alunos de modo que possa identificar quais intervenções são adequadas e necessárias para propiciar novas aprendizagens.
identifique o que os alunos sabem e em que precisam melhorar em relação às práticas de leitura em uma avaliação específica de domínio da Língua Portuguesa.
questione constantemente se os alunos devem passar de ano sem saber.
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