Questões sobre Planejamento de Ensino

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Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

O(A) _____________ tem direito a uma educação de base e não mais a uma prévia ___________________, como antes era denominado de pré-escola; o termo “Educação Infantil” aparece denotando a importância desta ________. A criança é vista como sujeito de direito social, e não apenas como uma promessa de _______________, tem-se que pensar na criança no presente, na sua condição de criança, pois estas são peças fundamentais no processo de troca, interação e transformação da sociedade, uma vez que são atores sociais.

  • A.

    criança/ escolarização/ fase/ futuro

  • B.

    criança/ alfabetização/ etapa/ cidadão

  • C.

    educando/ escolarização/ situação/ leitor

  • D.

    educando/ alfabetização/ base/ leitor

São aspectos que devem ser considerados na elaboração de um instrumento de avaliação, EXCETO:

  • A.

    Utilização de uma linguagem clara;

  • B.

    Estar coerente com os propósitos do ensino;

  • C.

    Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio;

  • D.

    A descontextualização daquilo que se investiga.

A certificação, ou seja, a emissão de um diploma que garante que o seu detentor recebeu uma formação, e assumida, segundo PERRENOUD, por qual função tradicional do contexto escolar:

  • A.

    Controle;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Planejamento;

  • D.

    Administração Escolar.

Vista em um sentido mais restrito, a Educação Infantil

  • A.

    refere-se à frequência em um estabelecimento perto do domicílio do educando, ou seja, trata-se de um local em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade, seja uma casa ou mesmo um ambiente sem estrutura física, parecido com uma casa, mas que possa cuidar, alimentar e deixar a criança brincar, dormir e assistir a programas educativos na televisão.

  • B.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo igual ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, na casa de uma pessoa que possa suprir suas necessidades momentâneas.

  • C.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo exterior ao domicílio, ou seja, trata-se do período de vida escolar em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

  • D.

    designa a frequência regular a um estabelecimento educativo, ou seja, trata-se do período de vida em que se atende pedagogicamente crianças entre 0 (zero) e 7 (sete) anos de idade no Brasil, lembrando que nesta faixa etária as crianças ainda não estão submetidas à obrigatoriedade escolar.

Todas as afirmativas abaixo estão relacionadas à percepção de que é preciso “trabalhar a partir da representação dos alunos”, EXCETO:

  • A.

    A escola não constrói a partir do zero;

  • B.

    O aluno não é uma tábua rasa, uma mente vazia;

  • C.

    O ensino, por vezes, choca-se de frente com as concepções dos aprendizes;

  • D.

    O professor deve ser capaz de desconstituir por completo e de imediato as concepções prévias dos aprendizes.

O trabalho do Professor de Educação Infantil deve ser orientado pelo princípio básico de procurar proporcionar à criança o desenvolvimento da autonomia, ou seja, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação,

  • A.

    que sejam de sua autoria, sem a interferência de outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção precisa, necessariamente, ser iniciada na Educação Infantil.

  • B.

    que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção não se esgota no período do 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, e tal construção necessita ser iniciada na Educação Infantil.

  • C.

    que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. Obviamente, esta construção se esgota no período de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil. Esta etapa necessita ser concluída na Educação Infantil.

  • D.

    de 0 (zero) aos 5 (cinco) anos de idade, devido às próprias características do desenvolvimento infantil, sem opiniões de pessoas que poderiam influenciar na construção da identidade da criança.

O estágio do ensino atrelado ao controle dos conhecimentos adquiridos pelos alunos é denominado de:

  • A.

    Planejamento Didático;

  • B.

    Avaliação;

  • C.

    Análise Motivacional;

  • D.

    Projeto Pedagógico.

Significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas:

  • A.

    Transdisciplinaridade;

  • B.

    Interdisciplinaridade;

  • C.

    Transversalidade;

  • D.

    Pluridisciplinariedade

“Segundo Perrenoud (1999), nossas práticas de avaliação são atravessadas por duas lógicas não necessariamente excludentes: a formativa e a somativa. Qual das afirmativas abaixo se refere à lógica somativa:

  • A.

    Vse relaciona mais ao produto demonstrado pelo aluno em situações previamente estipuladas e definidas pelo professor, e se materializa na nota, objeto de desejo e sofrimento dos alunos, de suas famílias e até do próprio professor.

  • B.

    preocupa-se com o processo de apropriação dos saberes pelo aluno, os diferentes caminhos que percorre, mediados pela intervenção ativa do professor, a fim de promover a regulação das aprendizagens;

  • C.

    Busca reverter uma eventual rota do fracasso e reinsere o aluno no processo educativo;

  • D.

    Não se apóia em uma lógica ou em uma concepção classificatória de avaliação cuja função, ao final de uma unidade de estudos, semestre ou ano letivo, é a de verificar se houve aquisição de conhecimento.

A partir da concepção de que o erro é elemento intrínseco ao processo de aprendizagem, é fundamental que o professor

  • A.

    analise os resultados, em uma concepção classificatória, para identificar quais alunos serão aprovados e quais serão reprovados.

  • B.

    conheça melhor os alunos de modo que possa identificar quais intervenções são adequadas e necessárias para propiciar novas aprendizagens.

  • C.

    identifique o que os alunos sabem e em que precisam melhorar em relação às práticas de leitura em uma avaliação específica de domínio da Língua Portuguesa.

  • D.

    questione constantemente “se os alunos devem passar de ano sem saber”.

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