Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:

I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.

II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.

III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).

IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a palavra de modo que sua escrita corresponda ao número de casas representado no desenho, trata-se de uma hipótese bem própria da criança nessa fase inicial de alfabetização.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas a II está correta.

  • C.

    II e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e III estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

Paralelamente à construção dos conceitos das operações matemáticas e mediante a compreensão dos seus significados, faz-se necessário que o professor trabalhe com seus alunos uma base de apoio para o desenvolvimento da habilidade de cálculo. Esta base consiste

  • A.

    no desenvolvimento do pensamento lógico/racional e no domínio da contagem, em uma perspectiva de refinar os primeiros conceitos decimais e binários.

  • B.

    na percepção das diferentes dimensões (altura, largura e profundidade) e na construção das combinações numéricas básicas.

  • C.

    na aquisição das unidades básicas de medida e na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração.

  • D.

    no domínio da contagem, na construção das combinações numéricas básicas, na adição de números de um dígito e seus correspondentes inversos da subtração, em uma perspectiva de trabalhar com resolução de situações problema.

A educação brasileira é organizada com base em parâmetros, planejamentos, projetos politico-pedagógicos, entre outros instrumentos. No que se refere a planejamento no âmbito da educação, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento curricular corresponde ao processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores em sala de aula, ou seja, no desempenho de seu trabalho pedagógico cotidiano.

  • B.

    O projeto político-pedagógico deve ser incorporado no momento do planejamento operacional, um dos últimos níveis do planejamento educacional.

  • C.

    O planejamento educacional corresponde ao primeiro nível de planejamento, que se processa unicamente em âmbito federal.

  • D.

    O planejamento educacional constitui o primeiro nível de planejamento, ou seja, aquele que se processa em âmbito governamental. Os PCN são instrumento resultante desse nível de planejamento.

  • E.

    Os planos de aula são os principais instrumentos do nível de planejamento escolar.

Sobre as recomendações metodológicas para favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Os conhecimentos prévios dos alunos devem ser levados em conta.

  • B.

    As atividades de leitura e escrita devem ter sentido, facilitando o trabalho cooperativo.

  • C.

    O professor é o protagonista do processo de aprendizagem.

  • D.

    Os objetivos e critérios da avaliação devem ser comunicados aos alunos.

Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido. Tendo como referência o trabalho com o portfólio, podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    É um procedimento de avaliação condizente com a avaliação somativa.

  • B.

    É um conjunto de produções do aluno que conta a história dos seus esforços, progressos ou desempenho.

  • C.

    É um conjunto de atividades que permite ao professor entender o trabalho do aluno de forma contextualizada.

  • D.

    É um conjunto de trabalhos que permitem ao aluno a oportunidade de registrar, de modo contínuo, experiências e êxitos significativos.

A tirinha do Calvin ilustra a relação professor/aluno e o fazer pedagógico. Observando a tirinha e tendo como base o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que estabelece as incumbências do docente, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Zelar pela aprendizagem e estabelecer estratégias de recuperação para os alunos.

  • B.

    Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.

  • C.

    Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

  • D.

    Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo sua própria concepção pedagógica.

A Didática é um ramo de estudo da Pedagogia que:

  • A. investiga a natureza das finalidades da educação numa sociedade.
  • B. busca em outras ciências os conhecimentos que esclarecem o fenômeno educativo.
  • C. estuda a dinâmica das relações sociais e o processo do desenvolvimento humano.
  • D. investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
  • E. nenhuma alternativa está correta

Diante de uma concepção baseada na aprendizagem significativa dos conteúdos de Matemática, seu ensino deve garantir

  • A.

    situações-problema ligadas às experiências cotidianas dos alunos.

  • B.

    a sistematização dos conteúdos apreendidos para que os mesmos sejam úteis.

  • C.

    que a assimilação do conhecimento por parte dos alunos ocorra de forma sistemática e constante.

  • D.

    o trabalho em duplas para que os conhecimentos assimilados possam ser compartilhados.

Na organização de sua rotina, a professora Ana Lúcia dedica um tempo para o trabalho com o calendário junto ao grupo. Para cada dia, propõe uma situação diferente, como: descobrir quantos dias faltam para determinado evento da escola, marcar uma data importante, pesquisar quantos são os aniversariantes do mês, descobrir quantos dias tem a semana, o mês, o semestre etc. Essa atuação da professora é

  • A.

    equivocada, pois as crianças precisam realizar todos os dias a mesma ação com o calendário para aprender a efetividade do seu uso.

  • B.

    equivocada, pois as crianças não precisam da problematização do professor, visto que o calendário é trabalhado desde os 3 anos de idade, diariamente.

  • C.

    adequada, pois as crianças irão ter um contato sistemático com o calendário e aprender com as tentativas de erro e acerto.

  • D.

    adequada, pois as crianças precisam resolver problemas com o uso do calendário e aprender sobre a função social desse instrumento.

O erro ganha dimensão construtiva e formativa quando o professor realiza a

  • A.

    correção com sinais de certo ou errado, sem apontar indicadores do que estava errado favorecendo a reorientação da aprendizagem dos alunos.

  • B.

    correção com sinais de certo ou errado, evidenciando as respostas corretas do aluno com o intuito de elevar a sua autoestima e deixá-lo livre para escrever.

  • C.

    elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de evidenciar progressos e sugerir intervenções.

  • D.

    elaboração de códigos ou legendas com o grupo visando sinalizar aspectos que merecem atenção em sua produção, além de frases que elevem a autoestima, como: Muito Bem! Parabéns!

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...