Questões sobre Planejamento de Ensino

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Para estimular a participação das famílias no ambiente escolar, a escola deve

  • A.

    acolher as famílias para que todas sintam-se bem naquele ambiente e possam expor sua opinião e desenvolver reuniões para compartilhar o trabalho realizado na escola apresentando sugestões de como os pais podem dar suporte para seus filhos.

  • B.

    planejar o acolhimento dos pais no início do ano e nas datas comemorativas e propiciar atendimentos em uma reunião semestral de pais para explicitar os problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem dos alunos.

  • C.

    realizar reuniões com as famílias no inicio e no final do ano letivo para informar as regras da escola e avaliar os avanços dos alunos, além de realizar o atendimento individual dos pais cujos filhos apresentam problemas na escola.

  • D.

    estabelecer regras claras de convivência no espaço escolar apontando possibilidades e limites da participação dos pais na unidade e desenvolver um sistema de comunicação eficiente para que os pais estejam bem informados sobre os acontecimentos da escola.

O gráfico acima aponta um crescimento significativo nas matrículas da educação especial nas classes comuns do ensino regular. Hoje, estão em classes comuns estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Tal situação aumenta a diversidade das salas de aula e exige uma mudança de paradigma de organização e funcionamento da unidade rumo a uma sociedade mais justo, humana e democrática. As práticas pedagógicas também precisam ser revistas. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que todos tenham os mesmos resultados. Os alunos precisam de liberdade para aprender de modo próprio, de acordo com as suas condições. E isso vale para os estudantes com deficiência ou não. O foco da educação inclusiva deve ser

  • A.

    as deficiências que geram diferenças. Inclusão é estar junto, aglutinar até em sala de aula com pessoas diferentes.

  • B.

    o conserto da deficiência. Só há inclusão quando os diferentes aceitam a ordem estabelecida.

  • C.

    as diferenças, e não as deficiências. Inclusão é estar com o outro, é interagir com ele.

  • D.

    a deficiência que impede que o aluno atenda ao perfil idealizado de aluno. Para tal, há a necessidade de adaptações culturais da escola “segregadora”.

No Brasil há uma enorme variedade linguística com sotaques diferentes, palavras que fazem sentido somente para os moradores de determinada comunidade etc. Nessa perspectiva, o professor deve

  • A.

    ensinar a forma correta de falar, ressaltando e cobrando diariamente dos alunos a pronúncia certa das palavras.

  • B.

    respeitar a fala de cada integrante do grupo, explicando as diferentes pronúncias da língua.

  • C.

    deixar esse aspecto de lado, uma vez que a pronúncia não interfere na forma escrita da palavra.

  • D.

    exigir respeito à fala de cada integrante do grupo, por intermédio de atitudes e procedimentos éticos.

A professora Dora defende que todo cidadão, independentemente de sua posição social ou grau de escolaridade, está inserido em uma cultura letrada, pois realiza práticas que dependem da escrita, como: pegar ônibus, assinar cheque e outras. Partindo dessa perspectiva, a professora pretende favorecer possibilidades de integração e participação ativa dos alunos na cultura escrita. Para isso, propõe:

I. experiência com diversos instrumentos para o registro escrito, como: lápis, canetas, cadernos e computadores.

II. compreensão linear e global da língua escrita e a produção de inferências.

III. contato com diferentes suportes de escrita, como: cartazes, livros, murais, folhetos, outdoors.

IV. diferentes formas de aquisição e acesso aos textos, como: compra, empréstimo e troca de livros.

V. conhecer os espaços de distribuição, manutenção e venda de material escrito, como: biblioteca, livraria, banca.

São ações que validam a participação e a integração das crianças na cultura escrita as apresentadas APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    I, III e IV.

Podemos afirmar que fazem parte de um planejamento de aula:

  • A.

    introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • B.

    avaliação, desenvolvimento e seleção.

  • C.

    inovação, complementação e organização.

  • D.

    objetivos, atividades e avaliação.

  • E.

    investimento, persuasão e coesão.

Consideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: “As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas.” Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo:

  • A.

    métodos e técnicas de ensino.

  • B.

    processo de avaliação do ensino.

  • C.

    tarefas do professor e do aluno.

  • D.

    conteúdo dos programas de ensino.

  • E.

    planejamento dos cursos e aulas.

Sobre a avaliação do rendimento escolar NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    a avaliação da aprendizagem se baseia na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança emato, acima de tudo, político.

  • B.

    a validade da avaliação, na sua função somativa, se liga à aprendizagem, possibilitando o aprendiz a recriar, refazer o que aprendeu, criar, propor e, nesse contexto, aponta para uma avaliação global, que vai além do aspecto quantitativo, porque identifica o desenvolvimento da autonomia do estudante , que é indissociavelmente ético, social e intelectual.

  • C.

    em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que os sujeitos do processo educativo projetam para si de modo integrado e articulado com aqueles princípios definidos para a Educação Básica, redimensionados para cada uma de suas etapas , bem assim no Projeto Político-Pedagógico da escola.

  • D.

    a avaliação na Educação Infantil é realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo em se tratando de acesso ao Ensino Fundamental.

  • E.

    a avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar, sendo organizada de acordo com regras comuns a essas duas etapas.

Um critério central na seleção de textos a serem usados com os alunos no ciclo inicial de alfabetização é a escolha de

  • A.

    textos simples, de fácil estrutura e entendimento, utilizados com frequência pelos alunos no contexto de sala de aula.

  • B.

    textos complexos, ainda não conhecidos pelas crianças, porém que possam ser utilizados em contextos sociais diversos.

  • C.

    textos que envolvam palavras, vocabulário e sintaxe com os quais eles estejam familiarizados, ao lado de textos que apresentem novos desafios linguísticos.

  • D.

    poucos textos, permitindo maior contato com palavras, frases e sílabas antes de propiciar contatos com os textos propriamente ditos.

Em uma escola, um aluno com aproveitamento superior ao mínimo exigido e percentual de faltas superior a 25% deve ser:

  • A.

    aprovado, porque demonstrou aproveitamento suficiente, apesar da frequência insuficiente.

  • B.

    reprovado, porque demonstrou aproveitamento insuficiente, apesar da frequência suficiente.

  • C.

    aprovado, porque o aproveitamento prevalece em relação à frequência

  • D.

    reprovado, porque a frequência prevalece em relação ao aproveitamento

  • E.

    reprovado, porque apresentou aproveitamento suficiente e frequência insuficiente.

Os Projetos Temáticos são uma boa forma de garantir a interdisciplinaridade no trabalho com os alunos porque supõem uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos

  • A.

    na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam claros e relevantes.

  • B.

    na qual os limites entre as áreas curriculares se tornam menos relevantes.

  • C.

    que fica mais a cargo do professor.

  • D.

    que fica mais a cargo dos alunos.

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