Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o texto, avaliação das aprendizagens
é sinônimo de medida, de atribuição de um valor em forma de nota ou conceito. É o momento de obter informações a respeito do progresso efetuado pelos estudantes. A escola é um local instituído para que as crianças e os jovens aprendam um determinado e específico conteúdo, já que não se aprende sem avaliar o já apreendido.
é o processo que envolve realizar provas e testes, atribuir notas ou conceitos. Compete aos professores classificar as aprendizagens em certas ou erradas e separar aqueles estudantes que aprenderam os conteúdos programados para a série em que se encontram daqueles que não aprenderam. Avaliação é classificação e seleção sendo um fator saudável de inclusão escolar, pois a promoção automática causa exclusão futura.
tem por finalidade planejar o futuro. Seu papel deve ser o de auxiliar professores e estudantes a compreenderem de forma mais organizada seus processos de ensinar e aprender. Essa perspectiva exige uma prática avaliativa que não deve ser concebida como algo distinto do processo de aprendizagem. É necessário avaliar como condição para a mudança de prática e para o redimensionamento do processo de ensino/ aprendizagem.
tem por finalidade planejar o futuro do estudante. Seu papel deve ser o de auxiliar os estudantes a compreender de forma mais organizada seus processos de aprender e informá-los sobre o que já sabem e o que precisam aprender ainda, possibilitando a tomada de decisões sobre o futuro deles, inclusive pela família. A avaliação das aprendizagens tem como foco o estudante, e não o professor e o ensino. Avaliação é a medição de competências e habilidades que um estudante exibe ao final de um determinado período ou processo de aprendizagem.
O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em aprovado ou reprovado, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:
éumtreino para concursos e vestibulares.
tem como objetivo a atribuição de notas.
não interfere no processo de aprendizagem.
tem como objetivo classificar os alunos.
se dedica a desvendar impasses e a buscar soluções.
O desenvolvimento da linguagem oral constitui um importante aspecto a ser trabalhado durante o ciclo inicial de alfabetização. Algumas das capacidades a serem atingidas pelo aluno, são:
I. planejar a fala em situações formais de comunicação. II. usar a língua falada em diferentes situações escolares, buscando empregar a variedade linguística adequada. III. realizar com pertinência tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão. IV. utilizar amplo vocabulário, pronunciando corretamente as palavras, inclusive aquelas consideradas complexas. Está correto o que consta APENAS emI, II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV.
A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.
O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:
o ambiente, as forças internas do indivíduo, o objeto.
o ambiente, as forças externas, o objeto.
o outro, o organismo, a matéria.
a cognição, as forças internas do indivíduo, a sociedade.
a razão, as forças externas, o objeto.
O planejamento da organização do trabalho pedagógico envolve decisões sobre aspectos simples, porém fundamentais para a construção de uma rotina de atividades que possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a rotina planejada e realizada na escola deve ser
variada, tanto em relação ao tempo de cada atividade desenvolvida, quanto ao conteúdo curricular e à forma de agrupamento das crianças para que não haja repetições e não se torne cansativa.
sistemática e regular, garantindo-se tempo específico e fixo para as aulas diárias de alfabetização, com frequência prevista para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos para a aprendizagem da leitura e escrita.
estabelecida dia a dia com as crianças, que são protagonistas no processo de aprendizagem, considerando-se sempre a realidade dos alunos, a bagagem que trazem de seu contexto e seus interesses.
variada e sistemática de modo equilibrado, com diferentes formas de agrupamento das crianças, uso de materiais diversificados e interação com diversos conteúdos, capacidades e contextos.
A avaliação pedagógica é um processo dinâmico que considera o conhecimento prévio e o nível atual de desenvolvimento do aluno. Portanto, o professor deverá criar estratégias avaliativas que
reflitam o conteúdo ensinado em sala. Para isso será preciso a elaboração de provas formais compostas de alternativas de múltipla escolha.
levem em conta o coletivo, em detrimento ao individual, pois é preciso considerar a sala como um conjunto homogêneo composto por alunos com níveis de conhecimento semelhantes.
valorizem a particularidade de cada aluno, pois alguns poderão necessitar da ampliação do tempo para a realização dos trabalhos e o uso da língua de sinais, de textos em Braille, de informática ou de tecnologia assistiva como uma prática diária.
levem em conta o individual, pois é preciso avaliar cada aluno a partir do conteúdo ensinado em sala. Para isso, tanto os trabalhos quanto as provas deverão ser aplicados com rigor, sem qualquer consulta.
Considerando que a aprendizagem do alfabeto com suas 26 letras é um dos aspectos importantes no processo de ensino e aprendizagem, a proposta mais adequada para a prática de sala de aula é apresentar
a letra A e seguir a sequência conforme os alunos se apropriem de cada letra, evitando o excesso de informações e possíveis confusões entre elas.
as 26 letras, garantindo uma visão do conjunto de nosso alfabeto e, consequentemente, a compreensão do todo pelos alunos.
o alfabeto em partes, começando pelas letras mais fáceis para, depois de sua aprendizagem, apresentar aquelas que podem gerar equívocos como, por exemplo Z" e "S.
o conjunto de 26 letras somente quando os alunos forem alfabetizados e puderem apropriar-se da ordem alfabética e seu uso em nossa sociedade.
Após a realização da avaliação diagnóstica de sua turma, a professora Carla descobriu que sua classe apresentava um perfil bem heterogêneo no que se referia às capacidades de leitura e escrita de seus alunos. A estratégia que mais poderia auxiliar no desenvolvimento dessas capacidades de todos os alunos de sua sala seria
a aplicação de atividades individuais, que proporcionariam a adequação da atividade de acordo com o nível de cada um dos alunos.
o desenvolvimento de tarefas em parceria, de forma que os alunos pudessem desenvolver atividades diversificadas e com maior autonomia.
a realização de ditados e de constantes avaliações diagnósticas que possibilitariam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
o desenvolvimento de atividades extra-classe que possibilitariam que os alunos pusessem em jogo seus conhecimentos sobre determinado tema.
Em seus estudos sobre avaliação, Hoffmann afirma que avaliar é dinamizar oportunidades de ação-reflexão. No entanto, para que isso ocorra, a avaliação deve ter as seguintes características:
I. Valorizar aquilo que o aluno lembra do que lhe foi transmitido, com vistas à obtenção de conceito ou de nota final.
II. Priorizar a seleção dos melhores alunos, supervalorizando os conhecimentos que já foram constituídos, em detrimento às formas pelas quais novos conhecimentos podem ser gerados.
III. Fundamentar-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, considerando os diversos contextos formativos.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de
determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.
padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.
orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.
impor condições para o desenvolvimento da avaliação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...