Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio

  • A.

    da utilização de materiais didáticos escritos.

  • B.

    da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.

  • C.

    de atividades lúdicas que estimulem a leitura.

  • D.

    do desenvolvimento de projetos temáticos.

Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O conhecimento sobre o que cada aluno é, como é, o que sabe e o que sabe fazer é o ponto de partida para determinar, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, o tipo de estratégia e de atividades que podem contribuir para a aprendizagem.

  • B.

    O processo avaliativo destina-se a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno.

  • C.

    A avaliação proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que possibilitará o progresso dos alunos.

  • D.

    O que interessa são determinados resultados em conformidade com certos níveis predeterminados de forma uniformizadora.

  • E.

    O processo avaliativo acompanha o caráter dinâmico e espiralado da construção do conhecimento, assumindo diferentes dimensões e significados a cada etapa dessa construção.

A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores

  • A.

    por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.

  • B.

    a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.

  • C.

    por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.

  • D.

    a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.

Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:

1. avaliação emancipatória

2. avaliação dialógica

3. avaliação classificatória

4. avaliação mediadora

5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.

( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.

( ) A avaliação __________ caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, dessa forma, destinase à avaliação de programas educacionais e/ou sociais. Essa proposta nasceu de pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação.

( ) Essa avaliação, na escola, tem como funções socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta com base em um projeto social mais amplo, de tal forma que a avaliação __________ é a investigação do processo de aprendizagem do sujeito com vistas a entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.

( ) Defendida pelos estudiosos do Instituto Paulo Freire, a avaliação __________ é concebida como ato sociológico, possibilitando pela sua base dialética, o desenvolvimento da autonomia cidadã, uma vez que congrega a auto e a hetero avaliação, a avaliação quantitativa e a qualitativa, a diagnóstica e a comparativa.

( ) Compreendida como elemento integrante e intrínseco ao processo educacional, alimentando, sustentando e orientando a intervenção pedagógica, a avaliação _________ acontece de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo/a aluno/a.

A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 1 – 5 – 2 – 4

  • B.

    4 – 3 – 2 – 1 – 5

  • C.

    1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • D.

    5-1 – 2 – 5 – 4 – 3

  • E.

    2 – 3 – 5 – 4 – 1

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois

  • A.

    o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.

  • B.

    as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.

  • C.

    como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

  • D.

    os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.

Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.

  • B.

    A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações.

  • C.

    O ensino religioso tem como meta formar indivíduos críticos e dependentes da religião.

  • D.

    A essência do ensino religioso está na universalidade de uma discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões, diante do religioso.

A educadora reporta-se à sua vivência pessoal, ao percorrer o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), para fazer um comparativo com o processo de

  • A.

    plano pedagógico.

  • B.

    avaliação institucional.

  • C.

    sondagem prévia dos alunos.

  • D.

    avaliação mediadora.

Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor

  • A.

    intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.

  • B.

    garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.

  • C.

    mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.

  • D.

    deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.

As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:

  • A.

    diagnóstico, aplicação e avaliação.

  • B.

    pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

  • C.

    conceituais, procedimentais e atitudinais.

  • D.

    sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

  • A.

    o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • B.

    o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • C.

    as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.

  • D.

    o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...