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O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio
da utilização de materiais didáticos escritos.
da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.
de atividades lúdicas que estimulem a leitura.
do desenvolvimento de projetos temáticos.
Em relação à avaliação da aprendizagem no processo de alfabetização em uma perspectiva formativa, assinale a alternativa INCORRETA:
O conhecimento sobre o que cada aluno é, como é, o que sabe e o que sabe fazer é o ponto de partida para determinar, em relação aos objetivos e conteúdos de aprendizagem previstos, o tipo de estratégia e de atividades que podem contribuir para a aprendizagem.
O processo avaliativo destina-se a acompanhar, entender, favorecer a contínua progressão do aluno.
A avaliação proporciona referências para definir uma proposta hipotética de intervenção, a organização de uma série de atividades de aprendizagem que possibilitará o progresso dos alunos.
O que interessa são determinados resultados em conformidade com certos níveis predeterminados de forma uniformizadora.
O processo avaliativo acompanha o caráter dinâmico e espiralado da construção do conhecimento, assumindo diferentes dimensões e significados a cada etapa dessa construção.
A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores
por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.
a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.
por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.
a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.
Considere as seguintes nomenclaturas para avaliação educacional:
1. avaliação emancipatória
2. avaliação dialógica
3. avaliação classificatória
4. avaliação mediadora
5. avaliação psicopedagógica Relacione-as aos textos correspondentes.
( ) Também conhecida como a pedagogia do exame na qual a função da escola e consequentemente da avaliação é o da conservação e reprodução da sociedade, a avaliação __________, partindo da ideia de seleção, mascara as reais falhas do processo educativo e não sugere nenhum encaminhamento para superá- las, uma vez que discrimina e seleciona antes de qualquer coisa.
( ) A avaliação __________ caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade, visando transformá-la, dessa forma, destinase à avaliação de programas educacionais e/ou sociais. Essa proposta nasceu de pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação.
( ) Essa avaliação, na escola, tem como funções socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo e a construção de regras de conduta com base em um projeto social mais amplo, de tal forma que a avaliação __________ é a investigação do processo de aprendizagem do sujeito com vistas a entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.
( ) Defendida pelos estudiosos do Instituto Paulo Freire, a avaliação __________ é concebida como ato sociológico, possibilitando pela sua base dialética, o desenvolvimento da autonomia cidadã, uma vez que congrega a auto e a hetero avaliação, a avaliação quantitativa e a qualitativa, a diagnóstica e a comparativa.
( ) Compreendida como elemento integrante e intrínseco ao processo educacional, alimentando, sustentando e orientando a intervenção pedagógica, a avaliação _________ acontece de forma contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo/a aluno/a.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
3 1 5 2 4
4 3 2 1 5
1 2 5 4 3
5-1 2 5 4 3
2 3 5 4 1
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois
o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.
as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.
como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.
Sobre o Ensino Religioso, marque a alternativa INCORRETA.
O Ensino Religioso ocupa-se com a educação integral do ser humano, com seus valores e suas aspirações mais profundas.
A sala de aula não pretende ser uma comunidade de fé, mas um espaço privilegiado de reflexão sobre limites e superações.
O ensino religioso tem como meta formar indivíduos críticos e dependentes da religião.
A essência do ensino religioso está na universalidade de uma discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões, diante do religioso.
A educadora reporta-se à sua vivência pessoal, ao percorrer o Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), para fazer um comparativo com o processo de
plano pedagógico.
avaliação institucional.
sondagem prévia dos alunos.
avaliação mediadora.
Para que o trabalho em grupo possa efetivamente contribuir para a aprendizagem dos alunos, é importante que o professor
intervenha na composição dos grupos, evitando a escolha apenas por afinidades entre os alunos.
garanta a realização de atividades coletivas extraclasse para que os alunos possam desenvolver tarefas.
mantenha a composição dos grupos durante um longo período para que os alunos possam se habituar a trabalhar em conjunto.
deixe que os próprios alunos escolham seu grupo para garantir o bom relacionamento entre os integrantes.
As dimensões/eixos do conhecimento que devem ser contemplados nos instrumentos avaliativos, para que os mesmos estejam de acordo com os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, são:
diagnóstico, aplicação e avaliação.
pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.
conceituais, procedimentais e atitudinais.
sensório motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.
o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.
as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.
o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.
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