Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Após a realização da avaliação diagnóstica de sua turma, a professora Carla descobriu que sua classe apresentava um perfil bem heterogêneo no que se referia às capacidades de leitura e escrita de seus alunos. A estratégia que mais poderia auxiliar no desenvolvimento dessas capacidades de todos os alunos de sua sala seria
a aplicação de atividades individuais, que proporcionariam a adequação da atividade de acordo com o nível de cada um dos alunos.
o desenvolvimento de tarefas em parceria, de forma que os alunos pudessem desenvolver atividades diversificadas e com maior autonomia.
a realização de ditados e de constantes avaliações diagnósticas que possibilitariam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
o desenvolvimento de atividades extra-classe que possibilitariam que os alunos pusessem em jogo seus conhecimentos sobre determinado tema.
Na perspectiva da organização do ensino por Ciclos de aprendizagem, o caráter assumido pelas práticas avaliativas deve ser
classificatório.
seletivo.
formativo.
diagnóstico.
Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de
determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.
padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.
orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.
impor condições para o desenvolvimento da avaliação.
O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio
da utilização de materiais didáticos escritos.
da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.
de atividades lúdicas que estimulem a leitura.
do desenvolvimento de projetos temáticos.
Observe a figura a seguir:
É uma forma bem humorada de retratar a poluição:
visual.
do solo.
sonora.
da água.
A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores
por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.
a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.
por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.
a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.
Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois
o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.
as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.
como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.
os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.
o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.
o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.
as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.
o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:
I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;
II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;
III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação
de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.
diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.
de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.
diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.
de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...