Questões sobre Planejamento de Ensino

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Após a realização da avaliação diagnóstica de sua turma, a professora Carla descobriu que sua classe apresentava um perfil bem heterogêneo no que se referia às capacidades de leitura e escrita de seus alunos. A estratégia que mais poderia auxiliar no desenvolvimento dessas capacidades de todos os alunos de sua sala seria

  • A.

    a aplicação de atividades individuais, que proporcionariam a adequação da atividade de acordo com o nível de cada um dos alunos.

  • B.

    o desenvolvimento de tarefas em parceria, de forma que os alunos pudessem desenvolver atividades diversificadas e com maior autonomia.

  • C.

    a realização de ditados e de constantes avaliações diagnósticas que possibilitariam o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.

  • D.

    o desenvolvimento de atividades extra-classe que possibilitariam que os alunos pusessem em jogo seus conhecimentos sobre determinado tema.

Na perspectiva da organização do ensino por Ciclos de aprendizagem, o caráter assumido pelas práticas avaliativas deve ser

  • A.

    classificatório.

  • B.

    seletivo.

  • C.

    formativo.

  • D.

    diagnóstico.

Uma matriz de referência pode conter conhecimentos e competências a serem desenvolvidos pelos alunos, com a finalidade de

  • A.

    determinar estratégias parar o bom desenvolvimento das atividades.

  • B.

    padronizar as práticas a serem desenvolvidas pelos professores.

  • C.

    orientar a elaboração de estratégias ou questões de avaliação.

  • D.

    impor condições para o desenvolvimento da avaliação.

O professor poderá proporcionar a interação dos alunos com textos característicos de diferentes áreas do conhecimento por meio

  • A.

    da utilização de materiais didáticos escritos.

  • B.

    da repetição da leitura de textos já conhecidos pelos alunos.

  • C.

    de atividades lúdicas que estimulem a leitura.

  • D.

    do desenvolvimento de projetos temáticos.

Observe a figura a seguir:

É uma forma bem humorada de retratar a poluição:

  • A.

    visual.

  • B.

    do solo.

  • C.

    sonora.

  • D.

    da água.

A contextualização do ensino da Matemática é uma importante estratégia para facilitar a aprendizagem dos alunos nesta área do conhecimento. Neste sentido, essa contextualização poderá ser desenvolvida pelos professores

  • A.

    por meio de atividades variadas que repitam a aplicação direta dos conceitos matemáticos já trabalhados em sala de aula.

  • B.

    a partir do trabalho sobre a história da matemática e da vinculação dos conteúdos com o cotidiano e as práticas sociais que envolvam esta área do conhecimento.

  • C.

    por meio de atividades sistemáticas que reforcem a importância desta área do conhecimento para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.

  • D.

    a partir da realização de atividades extraclasse que possibilitem a relação dos conceitos apreendidos em sala de aula com mais autonomia.

Desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é uma das finalidades importantes do ensino da Matemática, pois

  • A.

    o aluno, a partir da resolução de problemas, é estimulado a pensar de forma individual, desenvolvendo assim habilidades como raciocínio e lógica.

  • B.

    as soluções e respostas aos problemas colocados são precisas e facilitam o processo de avaliação e planejamento das atividades.

  • C.

    como a resolução de problemas está diretamente relacionada à resolução de conflitos, essas atividades possibilitam o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

  • D.

    os professores, quando apoiam a sua prática pedagógica na resolução de problemas, contextualizam a aprendizagem e propiciam a aquisição de conhecimentos relevantes.

  • A.

    o professor A utiliza estratégia/instrumentos de difícil compreensão, aplicação e obtenção de resultados, enquanto o professor B utiliza estratégias avaliativas mais precisas, que facilitam a obtenção de dados referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • B.

    o professor A privilegia estratégias de avaliação quantitativas para a classificação dos alunos, enquanto o professor B utiliza instrumentais que facilitam a obtenção de dados qualitativos referentes ao desenvolvimento dos alunos.

  • C.

    as mesmas estratégias/instrumentos utilizados por ambos os professores convergem em suas estratégias, objetivos e resultados.

  • D.

    o professor A utiliza estratégias/instrumentos diversificados de avaliação para garantir uma prática de avaliação continuada. Enquanto o Professor B privilegia estratégias de avaliação para a classificação dos alunos.

Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:

I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;

II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;

III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação

  • A.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.

  • B.

    diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.

  • C.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.

  • D.

    diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.

  • E.

    de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.

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