Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Nogueira (2007), desde a década de 1970, a interdisciplinaridade adentra o ambiente escolar e deixa professores e coordenadores pedagógicos em constante euforia na busca de uma práxis. Como melhor saída para sua prática, a pedagogia dos projetos parece de alguma forma suprir, com seus conceitos e didática, as necessidades de maneira mais dinâmica e ativa para praticar a interdisciplinaridade. Estes conceitos apontam para uma práxis em que
Podemos entender que a função social do ensino não consiste apenas em promover e selecionar os mais aptos para a universidade, mas que abarca outras dimensões da personalidade. Quando a formação integral é a finalidade principal do ensino e, portanto, seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa e não apenas as cognitivas, é INCORRETO afirmar que
Sobre as diferenças individuais sobre grupos, analise as afirmativas a seguir.
I. Ao pertencermos a determinados grupos, adquirimos atitudes e comportamentos parecidos que nos molda de uma forma que levam as pessoas a perceber que somos participantes de certo seguimento que, muitas vezes, chamamos de estereótipo.
II. Quando isso acontece estamos nos referindo aos comportamentos próprios do grupo a que um sujeito é integrante, em que os participantes apresentam comportamentos parecidos ou semelhantes. Alguns grupos parecem tão heteregêneos (com exceção das diferenças individuais) que as pessoas falam, gesticulam e riem da mesma forma, por exemplo.
Assinale a alternativa correta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem. As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A andragogia defende que sejam aplicados princípios metodológicos especiais na educação de alunos adultos, por considerar que uma metodologia apropriada pode compensar a deficiência das pessoas que não aprenderam na idade certa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.
Analise os fragmentos correlatos.
I. (...) O fracasso escolar aparece, hoje, entre os problemas de nosso sistema educacional como um dos assuntos mais estudados e discutidos. Porém, ao invés de buscar meios para se livrar de tais fracassos e buscar soluções imediatas para elevar o nível de conhecimento e de autoestima dessas crianças ditas fracassadas, o que ocorre muitas vezes é a busca pelos responsáveis por tal fracasso.
ASSIM
II. A ideologia do dom argumenta que a escola oferece igualdade de oportunidades para todos, mas que o sucesso e o fracasso correm por conta dos talentos de cada aluno.
Assinale a alternativa correta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. No processo educativo não se deve focar apenas nos resultados finais, mas, também, deve-se considerar os erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem como importantes para a construção do conhecimento.
Acerca do trecho anterior NÃO é uma ação inclusiva na educação:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. Os objetivos específicos dosam o grau de dificuldade dos conteúdos que serão trabalhados na prática pedagógica, de forma a explicitar, também, os resultados a serem atingidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...