Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Nogueira (2007), desde a década de 1970, a interdisciplinaridade adentra o ambiente escolar e deixa professores e coordenadores pedagógicos em constante euforia na busca de uma práxis. Como melhor saída para sua prática, a pedagogia dos projetos parece de alguma forma suprir, com seus conceitos e didática, as necessidades de maneira mais dinâmica e ativa para praticar a interdisciplinaridade. Estes conceitos apontam para uma práxis em que

  • A. a relação entre as disciplinas propõe um sistema sem fronteiras entre elas, cuja integração chega em um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa e onde termina uma disciplina.
  • B. exista a justaposição de diferentes disciplinas distintas, pois todas estão no mesmo nível hierárquico do currículo ou quando existe a integração de diferentes conhecimentos dentro da mesma disciplina.
  • C. todos trabalham com o mesmo tema sem integrá-lo, ou seja, o professor reserva alguns minutos de sua aula para o tema do projeto. Nesse caso, nenhuma disciplina necessita emprestar seus diferentes saberes para outra.
  • D. a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento, cujas diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.

Podemos entender que a função social do ensino não consiste apenas em promover e selecionar os mais aptos para a universidade, mas que abarca outras dimensões da personalidade. Quando a formação integral é a finalidade principal do ensino e, portanto, seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa e não apenas as cognitivas, é INCORRETO afirmar que

  • A. o objetivo do ensino não centra sua atenção em certos parâmetros finalistas para todos, mas nas possibilidades pessoais de cada um dos alunos.
  • B. muitos pressupostos da avaliação mudam e os conteúdos de aprendizagem a serem avaliados não serão unicamente conteúdos associados às necessidades do caminho para a universidade.
  • C. o sujeito da avaliação será sempre o aluno e o objeto da avaliação serão sempre as aprendizagens alcançadas em relação às necessidades de aprendizagens futuras que foram estabelecidas de forma propedêutica.
  • D. será necessário levar em consideração os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovam as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social.

Sobre as diferenças individuais sobre grupos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao pertencermos a determinados grupos, adquirimos atitudes e comportamentos parecidos que nos molda de uma forma que levam as pessoas a perceber que somos participantes de certo seguimento que, muitas vezes, chamamos de estereótipo.

II. Quando isso acontece estamos nos referindo aos comportamentos próprios do grupo a que um sujeito é integrante, em que os participantes apresentam comportamentos parecidos ou semelhantes. Alguns grupos parecem tão heteregêneos (com exceção das diferenças individuais) que as pessoas falam, gesticulam e riem da mesma forma, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda, correta.
  • B. A primeira afirmativa está correta e a segunda, incorreta.
  • C. As duas afirmativas estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
  • D. As duas afirmativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.

Acerca das dimensões filosóficas, socioculturais e pedagógicas da relação entre educação e sociedade, julgue os itens que se seguem. As práticas pedagógicas atuais consideram perspectivas interdisciplinares e transdisciplinares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens subsequentes. A andragogia defende que sejam aplicados princípios metodológicos especiais na educação de alunos adultos, por considerar que uma metodologia apropriada pode compensar a deficiência das pessoas que não aprenderam na idade certa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise os fragmentos correlatos.

I. “(...) O fracasso escolar aparece, hoje, entre os problemas de nosso sistema educacional como um dos assuntos mais estudados e discutidos. Porém, ao invés de buscar meios para se livrar de tais fracassos e buscar soluções imediatas para elevar o nível de conhecimento e de autoestima dessas crianças ditas fracassadas, o que ocorre muitas vezes é a busca pelos responsáveis por tal fracasso.”

ASSIM

II. “A ideologia do dom argumenta que a escola oferece igualdade de oportunidades para todos, mas que o sucesso e o fracasso correm por conta dos talentos de cada aluno.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As afirmativas I e II são falsas.
  • B. As afirmativas I e II são verdadeiras.
  • C. A afirmativa I é verdadeira e a II, falsa.
  • D. A afirmativa I é verdadeira e a II não complementa a I.

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue os itens que se seguem. No processo educativo não se deve focar apenas nos resultados finais, mas, também, deve-se considerar os erros que ocorrem durante o processo de aprendizagem como importantes para a construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do trecho anterior NÃO é uma ação inclusiva na educação:

  • A. Sala de aula como eixo de ensino e aprendizagem para todos, criando oportunidades constantes de estudo e pesquisa.
  • B. Elaboração e fortalecimento dos Projetos Político‐Pedagógicos (PPPs), incentivando a ação colegiada e o diferencial da respectiva comunidade.
  • C. Trabalho com as diferenças em sala de aula, no contexto da diversidade cultural em ações que desenvolvam o trabalho, privilegiando a hegemonia dos grupos, deixando cada um com as suas diferenças e variados ritmos de aprendizagem em grupos iguais.
  • D. Revisão do processo de avaliação e de seus resultados: adequação e coerência em relação ao regime de progressão continuada, organizada em ciclos, quanto aos ritmos de aprendizagem e ao desenvolvimento humano. Cada escola deve sistematizar instrumentos de avaliação compatíveis com a flexibilidade e diversidade.

Em relação à prática pedagógica e seus objetivos, julgue os itens que se seguem, considerando os fundamentos da educação brasileira. Os objetivos específicos dosam o grau de dificuldade dos conteúdos que serão trabalhados na prática pedagógica, de forma a explicitar, também, os resultados a serem atingidos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...