Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento e seus elementos constitutivos, e ao processo de ensino e aprendizagem. Determinados conteúdos a serem trabalhados em cada ano escolar podem ser selecionados com base em critérios como o contexto social, a capacidade cognitiva dos alunos e as determinações das secretarias de educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue os itens subsecutivos. As técnicas grupais são um conjunto de procedimentos que favorecem e estimulam a ação de grupos, promovendo a coesão, a interatividade e a produtividade do grupo, ao passo que as dinâmicas de grupo são elaborações teóricas acerca dos comportamentos que desenvolvem e regulam determinados grupos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o processo ensino‐aprendizagem em matemática, NÃO é correto afirmar que

  • A. a resolução de problema deve estar sempre presente e integrada nos diversos tipos de atividade.
  • B. desenvolver a capacidade de resolução de problemas nos alunos é considerada uma das finalidades importantes do ensino da matemática.
  • C. a resolução de problemas é considerada uma situação de aprendizagem, em que o aluno se confronta com questões às quais consegue responder de forma imediata.
  • D. para um bom aprendizado de matemática é fundamental que o aluno sinta‐se interessado na resolução de um problema, despertando sua curiosidade e a sua criatividade ao resolvê‐lo.

Para construir um ambiente de ensino-aprendizagem eficiente, é necessário adequar os variados meios hoje disponíveis aos conhecimentos e habilidades a serem adquiridos pelos participantes dos cursos, de forma a facilitar o aprendizado. A fim de colocar a tecnologia a serviço da metodologia de ensino, uma equipe de pedagogos de uma empresa de grande parte do setor bancário, presente em centenas de municípios brasileiros, desenvolveu uma série de cursos sobre procedimentos bancários e sobre desenvolvimento gerencial na modalidade a distância. Considerando as especificidades da educação a distância, avalia-se que a decisão da equipe foi:

  • A. adequada, pois o treinamento a distância permite atender simultaneamente a públicos numerosos e dispersos por condições geográficas;
  • B. adequada, pois a educação a distância é a solução mais pertinente para a realização de ações de educação continuada no mundo corporativo;
  • C. adequada para os cursos de procedimentos bancários, que são cognitivos, e inadequada para os cursos de desenvolvimento gerencial, que são comportamentais;
  • D. inadequada, pois o custo inicial de produção tende a ser elevado, e as soluções presenciais apresentam um custo inicial mais baixo;
  • E. inadequada, pois demanda uso de tecnologia, o que dificulta o acesso ao curso, além de exigir maior dedicação dos participantes.

Não temos problema nenhum de racismo aqui. Eu, por exemplo, ao entrar em sala, trato todos os meus alunos como se fossem brancos.

Depoimentos como este confirmam

  • A. o combate ao preconceito e à discriminação racial existente na sociedade.
  • B. a valorização que se tem em relação à diversidade cultural presente na escola.
  • C. a incorporação do multiculturalismo nas práticas educativas dos professores.
  • D. o complexo, variado e conflituoso cenário cultural em que a escola está imersa.
  • E. a sala de aula como um espaço rico pelo convívio de várias culturas.

A partir do estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394/96 – LDB), a democratização, no âmbito da escola,

  • A. está subordinada à aprovação do projeto pedagógico pela direção da escola.
  • B. não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo com a participação de todos sujeitos da escola.
  • C. depende da participação dos professores e da equipe gestora da escola.
  • D. ocorre quando o projeto pedagógico da escola está de acordo com as normas e definições estabelecidas pela Secretaria da Educação.
  • E. só será desenvolvida quando os alunos puderem criar sua própria representação por meio dos grêmios estudantis.

O educador preocupado em reconhecer e respeitar a cultura e as diferenças do outro precisa

I. refletir sobre o papel social da escola na formação dos indivíduos. II. pensar seu educando como indivíduo portador de conhecimentos, códigos, valores, tradições, costumes e a cultura de seu contexto.

III. dominar o conteúdo e a forma de ensinar os conhecimentos propostos pelo currículo escolar.

IV. questionar conteúdos apresentados nos livros didáticos que, muitas vezes, reforçam preconceitos ou situações preconceituosas.

V. reconhecer as aptidões de seus diversos educandos para democraticamente escolher os conhecimentos a serem ensinados de acordo com a capacidade de cada um.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. I, III e V.
  • E. III, IV e V.

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem. A habilidade, que é um elemento importante do conteúdo de ensino, está associada a modos de agir, de sentir e de se posicionar diante de situações concretas da vida social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica

  • A. proporciona o reconhecimento de quais conteúdos foram assimilados pelos alunos.
  • B. exige uma dinâmica pedagógica de perguntas e respostas.
  • C. possibilita a escolha de um método de ensino que garante o aprendizado dos alunos.
  • D. permite um desempenho mais seguro no processo de ensino.
  • E. envolve um movimento dinâmico entre o fazer e o pensar sobre o fazer.

Analisar e promover o desenvolvimento da inteligência no educando é algo inerente à função social atribuída à escola. No entanto, este educando vive imerso em relações com um universo objetivo e subjetivo...

Dessa maneira, é importante compreender que o aspecto intelectual é

  • A. o componente responsável pelo desenvolvimento integral do ser humano, permitindo sua inserção na sociedade e sua distinção dos outros animais.
  • B. um dos elementos constituintes que integra o desenvolvimento humano; a formação integral incorpora também os aspectos físicos, psicológicos e sociais.
  • C. responsável por nossas ações na sociedade, ou seja, é o desenvolvimento intelectual que define a posição social que a pessoa irá ter em sua fase adulta.
  • D. valorizado em todas as etapas da vida do indivíduo porque permite ser aceito em seus grupos sociais.
  • E. constitutivo da natureza humana e é ele que define a essência do homem em todas as fases de sua vida (da infância à velhice).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...