Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo ensino/aprendizagem, a supervisão conjunta envolve dois sujeitos profissionais. Assinale a opção que os indica.
Considerando a prática da Educação Matemática na perspectiva da modelagem, segundo Biembengut e Hein (2002), dá‐se com base em cinco passos; analise‐os.
I. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos.
II. Escolha do tema ou modelo matemático: para desenvolver o conteúdo programático que estará inserido numa situação problemática.
III. Desenvolvimento do conteúdo programático: a estrutura desses conteúdos constituiu foco central do estudo, e exige do professor o trabalho de condução do estudo matemático, literalmente sendo a relação transmissor‐receptor no ensino da disciplina.
IV. Orientação da modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e à habilidade de formular e resolver problemas e o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações‐problema.
V. Avaliação do processo: avaliam‐se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.
Acerca dos passos da prática da modelagem, estão corretas apenas as afirmativas
De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.
I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.
II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.
III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.
IV. O termo etnomatemática foi constituído por Ubiratan DAmbrósio. Para compor a palavra etnomatemática, utilizam‐se as raízes tica, matema e etno para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).
Estão corretas as afirmativas
A prática pedagógica do professor requer capacidade de reflexão, de criação do conhecimento e de metodologias de ensino; ele precisa ter consciência de como os conhecimentos geográficos foram produzidos, para atribuir novos significados aos conteúdos e conceitos geográficos. Fonte: SILVA, J. B. da et. all (Org.). Panorama da Geografia Brasileira. São Paulo: Annablume, 2006.
Considerando o texto, cabe ao professor de Geografia, no exercício do magistério, assumir determinadas posturas, EXCETO
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. Ao criar os projetos, os professores devem ter como foco principal o impacto das ações desses projetos sobre a realidade da comunidade.
A autoestima é um dos mais importantes ingredientes do comportamento humano. Analise as afirmativas sobre o desenvolvimento da autoestima.
I. O adolescente acostumado a receber tudo nas mãos se sente valorizado e fortalecido em sua autoestima.
II. Quando o adolescente se sente fragilizado, sua autoestima vai depender da aprovação de outras pessoas.
III. Quanto melhor for a autoestima, mais a pessoa se torna disciplinada. Após sua análise, pode-se afirmar que estão CORRETAS.
Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que
Leia as proposições abaixo:
Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:
No ambiente educativo, quando os alunos têm atitudes preconceituosas ou discriminatórias (como fazer brincadeiras ou usar apelidos que humilhem seus colegas), isso é conversado na sala de aula ou em outro espaço da escola para que não aconteça mais tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2014
A partir dos anos 90, no Brasil, ressurgiram os cursos superiores de tecnologia. Naquele contexto, essa oferta educacional objetivava
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...