Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No processo ensino/aprendizagem, a supervisão conjunta envolve dois sujeitos profissionais. Assinale a opção que os indica.

  • A. Supervisor de campo e estagiário.
  • B. Unidade de ensino e campo de estágio.
  • C. Supervisor acadêmico e estagiário.
  • D. Instituição de estágio e estagiário.
  • E. Supervisor acadêmico e supervisor de campo.

Considerando a prática da Educação Matemática na perspectiva da modelagem, segundo Biembengut e Hein (2002), dá‐se com base em cinco passos; analise‐os.

I. Diagnóstico: da realidade, dos interesses dos alunos e do grau de conhecimento dos mesmos.

II. Escolha do tema ou modelo matemático: para desenvolver o conteúdo programático que estará inserido numa situação problemática.

III. Desenvolvimento do conteúdo programático: a estrutura desses conteúdos constituiu foco central do estudo, e exige do professor o trabalho de condução do estudo matemático, literalmente sendo a relação transmissor‐receptor no ensino da disciplina.

IV. Orientação da modelagem: requer que o sujeito seja capaz de fazer modelos matemáticos. O aluno é incentivado à pesquisa, a desenvolver a criatividade e à habilidade de formular e resolver problemas e o conteúdo matemático. Nesse processo, o aluno é conduzido à formulação de hipóteses, à constituição de alternativas para solucionar as situações‐problema.

V. Avaliação do processo: avaliam‐se a produção e o conhecimento matemático, a produção do trabalho de modelagem em grupo e a extensão e aplicação do conhecimento para, assim, redirecionar o trabalho.

Acerca dos passos da prática da modelagem, estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I, II, IV e V.
  • D. I, III, IV e V.

De acordo com o exposto e considerando a etnomatemática para o repensar o fazer pedagógico dos professores, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação Matemática, neste enfoque, contempla o saber oriundo do cotidiano, a qual acredita que está imbuído de saberes e fazeres próprios da cultura.

II. Tem a pretensão de substituir a matemática acadêmica, que é absolutamente inútil na sociedade, considerando a educação multicultural como uma possibilidade a qual valoriza e reconhece como legítimo o saber matemático oriundo das diversas culturas.

III. Tem como objetivo conectar a realidade com a matemática, promovendo o estudo a partir do mundo vivido/concreto para a análise dos conteúdos abstratos e a resolução de problemas que propiciam a compreensão e a constituição de saberes e alternativas para o contexto.

IV. O termo “etnomatemática” foi constituído por Ubiratan D’Ambrósio. Para compor a palavra “etnomatemática”, utilizam‐se as raízes “tica”, “matema” e “etno” para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (ticas) de explicar, de entender, de lidar e de conviver com (matema) distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etnos).

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I, II e IV apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

A prática pedagógica do professor requer capacidade de reflexão, de criação do conhecimento e de metodologias de ensino; ele precisa ter consciência de como os conhecimentos geográficos foram produzidos, para atribuir novos significados aos conteúdos e conceitos geográficos. Fonte: SILVA, J. B. da et. all (Org.). Panorama da Geografia Brasileira. São Paulo: Annablume, 2006.

Considerando o texto, cabe ao professor de Geografia, no exercício do magistério, assumir determinadas posturas, EXCETO

  • A. Associar seu ensino na perspectiva de que a escola é fator de produção de uma cidadania nacional, daí a complexidade de ensinar.
  • B. Focar o seu ensino na transmissão exclusiva, com fidelidade aos conteúdos do livro didático adotado na escola.
  • C. Entender que precisa lidar com diversos saberes, inclusive os ligados às novas tecnologias de informações.
  • D. Perceber como a pesquisa é fundamental e que o não saber pesquisar não ajuda seu aluno a perceber os caminhos da descoberta.

A respeito dos elementos pedagógicos da capacitação, julgue os itens subsecutivos. Ao criar os projetos, os professores devem ter como foco principal o impacto das ações desses projetos sobre a realidade da comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A autoestima é um dos mais importantes ingredientes do comportamento humano. Analise as afirmativas sobre o desenvolvimento da autoestima.

I. O adolescente acostumado a receber tudo nas mãos se sente valorizado e fortalecido em sua autoestima.

II. Quando o adolescente se sente fragilizado, sua autoestima vai depender da aprovação de outras pessoas.

III. Quanto melhor for a autoestima, mais a pessoa se torna disciplinada. Após sua análise, pode-se afirmar que estão CORRETAS.

  • A. I e II apenas.
  • B. II e III apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. I, II e III.

Os processos de ensino e aprendizagem na instituição escolar são considerados o centro da investigação e da prática didáticas. Isso significa que

  • A. toda ação e mediação educativas necessitam apoiar-se tanto em conhecimentos teóricos quanto em práticos.
  • B. a instituição escolar necessita de mediações e intervenções práticas por meio de disciplinas didáticas.
  • C. a didática é o centro da investigação sobre os processos de ensino e de aprendizagem na escola.
  • D. a pedagogia utiliza as disciplinas didáticas e metodológicas para fundamentar as teorias.
  • E. os conhecimentos práticos acerca dos processos de ensino e aprendizagem são essenciais para a articulação entre metodologia e pedagogia.

Leia as proposições abaixo:

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

  • A. As proposições I e II estão incorretas nas suas exposições acerca do processo ensino-aprendizagem.
  • B. A proposição II apresenta considerações corretas acerca do processo de ensino-aprendizagem na visão tradicional educacional.
  • C. A proposição I se associa à ideia de que o processo de ensino-aprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico.
  • D. As proposições I e II estão corretas nas suas considerações acerca do processo ensinoaprendizagem.

No ambiente educativo, quando os alunos têm atitudes preconceituosas ou discriminatórias (como fazer brincadeiras ou usar apelidos que humilhem seus colegas), isso é conversado na sala de aula ou em outro espaço da escola para que não aconteça mais tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Amizade e solidariedade.
  • B. Respeito ao heteronormatividade.
  • C. Combate à discriminação.
  • D. Disciplina.

A partir dos anos 90, no Brasil, ressurgiram os cursos superiores de tecnologia. Naquele contexto, essa oferta educacional objetivava

  • A. formar profissionais com qualificação de nível técnico que dominassem os fazeres da profissão em tempo reduzido, desenvolvendo competências e habilidades específicas de cada área profissional com a finalidade de atender as demandas formativas do desenvolvimento do País e do alargamento das relações internacionais.
  • B. formar profissionais qualificados em áreas específicas e em tempo mais reduzido, considerando a busca pelo desenvolvimento tecnológico, o incremento do mercado brasileiro e o alargamento das relações internacionais, ampliando, assim, a oferta de emprego para quem possuísse maior qualificação profissional.
  • C. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica, em nível intermediário, entre os níveis médio e superior, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.
  • D. habilitar tecnólogos com sólida formação técnica em nível de especialização lato sensu, para atender as necessidades de mão de obra qualificada do mercado de trabalho do País.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...