Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para a classe dominante, a escola deve funcionar sob uma lógica excludente em que os menos favorecidos necessitam apenas de harmonia social e aceitação. Nesse tipo de educação será necessário que o professor seja:

  • A. monopolizador
  • B. pacificador
  • C. ideológico
  • D. mercantilista
  • E. eleitoreiro

A prática educativa emancipatória requer do educador uma tomada de posição pela missão histórica consciente e consequente da humanidade de destruir as relações de classe que sustentam a alienação e privam o homem de seu desenvolvimento humano. Avalie se a prática educativa deve ser:

I- descompromissada do querer fazer.

II- ético-política.

III- profissional.

IV- um comprometimento com o dever e o poder.

Estão corretas apenas:

  • A. I II e IV.
  • B. I, II e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. I e II.
  • E. I, III e IV.

A diferença entre aprendizagem significativa e aprendizagem repetitiva refere-se ao vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios dos alunos. Ao realizar aprendizagens significativas (Ausubel) o aluno

  • A. esgota suas possibilidades cognitivas.
  • B. ressalta as capacidades mentais repetitivas.
  • C. constrói a realidade atribuindo-lhes significados.
  • D. transfere suas capacidades cognitivas para as afetivas.
  • E. estuda a partir dos significados das coisas.

O que de mais importante ocorre em termos de linguagem infantil no período da explosão da gramática, processo importante na concretização da alfabetização, é o:

  • A. crescimento do vocabulário
  • B. uso de gestos comunicativos
  • C. aparecimento da holofrase
  • D. surgimento das perguntas negativas
  • E. fomento das relações sociais

A educação profissional integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, às ciências e à tecnologia objetiva garantir ao cidadão o direito permanente de desenvolvimento de aptidão para a vida produtiva e social. São princípios norteadores da educação profissional de nível técnico, exceto:

  • A. respeito aos valores éticos, estéticos e políticos.
  • B. flexibilidade, interdisciplinaridade e contextualização.
  • C. atualização permanente dos cursos e currículos.
  • D. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso.
  • E. vinculação irrestrita da escola e seu projeto pedagógico à empresa.

Os cursos de educação profissional e tecnológica podem ser organizados por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino. Avalie se a educação profissional e tecnológica abrangerá os seguintes cursos:

I. formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

II. educação profissional técnica de nível médio.

III. educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

IV. educação do campo tratando-se da base nacional comum.

V. educação rural tratando-se de nível fundamental.

Estão corretos apenas:

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.

O Pedagogo que está comprometido com uma educação transformadora terá como norteadores de seu trabalho, dentre outros, os seguintes pontos, EXCETO:

  • A. capacitar-se constantemente.
  • B. estar aberto a mudanças.
  • C. elaborar um trabalho fragmentado.
  • D. refletir criticamente sobre a prática.
  • E. atender aos conflitos na dimensão didática, pedagógica e coletiva.

Ao conversar com o Professor de História, o Pedagogo salientou que para se fazer uma crítica fundamentada dos livros didáticos, dos textos e do ensino tradicional frente a inovações curriculares que estão acontecendo no ensino, ele precisa dominar os saberes:

  • A. conceituais e metodológicos de sua área.
  • B. ambientais e conceituais divergentes da sua área.
  • C. desintegradores de sua área e diversificados de outras áreas.
  • D. práticos e convencionais de áreas afins.
  • E. generalizadores e particulares da grade curricular.

No processo pedagógico é importante levar em consideração a cultura da comunidade escolar. Para que não haja fragmentação nesse processo é preciso:

  • A. Que a escola trabalhe dentro de uma concepção metodológica de natureza emancipatória.
  • B. Que a avaliação dos resultados seja dentro dos aspectos quantitativos.
  • C. Que a administração da escola seja superior ao pedagógico, tendo em vista a importância da prestação de contas à comunidade escolar.
  • D. Que os professores e alunos tenham um relacionamento desconexo no ambiente escolar.

Sobre inclusão, analise as afirmativas.

I. A educação inclusiva no contexto educacional é uma abordagem que procura responder às necessidades de aprendizagem de todas as crianças, jovens e adultos com foco específico para aqueles que são vulneráveis à marginalização e à exclusão.

II. A inclusão se refere apenas aos alunos que apresentam algum tipo de deficiência específica.

III. Educar, na perspectiva inclusiva, supõe dar um novo significado ao papel do professor e sua atuação no contexto educacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...