Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.

( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.

( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.

( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.

( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.

( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V F V F F.
  • B. F F V V F V.
  • C. V V V F V F.
  • D. F V F V F F.

Na contemporaneidade, a busca por uma concepção unitária do ser humano, onde diversas áreas de conhecimento interagem dialogando, sem a supremacia de certa ciência em detrimento da outras, e essas áreas dão sua contribuição, preservando sua integridade, métodos e conceitos seria chamada de prática

  • A. multidisciplinar.
  • B. interdisciplinar.
  • C. transdisciplinar.
  • D. pluridisciplinar.
  • E. utópica.

A questão da interdisciplinaridade em sua teoria original é fundamentalmente uma tentativa de

  • A. conservar a existência material.
  • B. preservar a epistemologia.
  • C. buscar a unidade do saber.
  • D. fragmentar os conhecimentos.
  • E. diferenciar a consciência e o agir profissional.

Na sociedade atual a presença de recursos tecnológicos, especialmente de comunicação, é uma prática constante em nossas escolas, principalmente na Educação Infantil.

Que relação pode ser estabelecida entre essa característica e a Educação Infantil?

  • A. A instituição de educação infantil tem sido preterida pelas famílias que optam por deixar seus filhos na internet.
  • B. Não é possível estabelecer relações, tendo em vista a pouca idade das crianças da educação infantil.
  • C. Os educadores devem se esforçar para evitar o contato precoce das crianças com esses recursos tecnológicos.
  • D. As tecnologias da comunicação possibilitam novas formas de relações humanas, inclusive envolvendo as crianças.

Objetivos bem delineados, ajustados aos processos cognitivos, devem ser enunciados aos alunos, da forma mais precisa possível.

Sobre o resultado dessa ação pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Elaboração de instrumentos que permitam decisões em conjunto.
  • B. Identificação precisa das dificuldades dos alunos e de meio para superá-las.
  • C. Adoção de modos de gestão diferenciadas, tratando devidamente os casos específicos.
  • D. Implicação da responsabilidade do sujeito sobre sua própria aprendizagem.

Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.

A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:

  • A. Por comparação dirigida pelo professor e pelo aluno.
  • B. Por classificação a partir de elementos categoriais.
  • C. Por analogia, por meio de apresentações de estruturas.
  • D. Por definições e conceitos de objetos em análise.

A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio. Nesse processo, que é não-literal e não-arbitrário, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz, e o conhecimento prévio fica mais rico, mais diferenciado, mais elaborado em termos de significados.

Analise as afirmativas abaixo a respeito de uma proposta de ensino voltada para a aprendizagem significativa.

I. Alunos efetivamente envolvidos em situações mobilizadoras de sua reflexão e ação, em que eles não cumprem apenas uma tarefa, mas se sintam sujeitos ativos em situação de aprendizagem.

II. Alunos como sujeitos responsáveis, desenvolvendo atividades para solucionar problemas, esclarecer dúvidas, atender objetivos e necessidades decorrentes de situações de aprendizagem.

III. Atividades em que o aluno, para além de procurar o significado da tarefa (relacionando-a com os conhecimentos prévios), tenha que encontrar sentido no que está realizando.

IV. Promoção de situações que permitam a tomada de consciência dos alunos em relação às próprias ideias de modo a poder agir sobre elas para aperfeiçoá-las ou modificá-las, agindo sob a orientação do professor ou contando com a ajuda de seus pares.

V. Ensino centrado na interação entre professor e aluno enfatizando o intercâmbio de perguntas suscita a aprendizagem significativa. À medida que aprende a formular perguntas, aprende a ir em busca de respostas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. II, III, V apenas.
  • B. I, II, III, IV apenas.
  • C. I, III, IV apenas.
  • D. I, II, III, IV e V.

Leia estes depoimentos.

A partir da leitura dos depoimentos e considerando a afirmativa feita acima, assim como outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a opção INCORRETA.

  • A. A aquisição de conhecimento sobre uma dada realidade pela via do estudo do meio pode aguçar ainda mais o olhar do estudante para os problemas que acometem essa realidade, extrapolando, inclusive, as abordagens propostas pelo livro didático.
  • B. O trabalho de campo constitui uma etapa fundamental do estudo do meio, uma vez que o estudante, sendo bem orientado, pode fazer uso dos recursos de observação e registros, além de cotejar as falas de pessoas de diferentes idades e profissões.
  • C. Por ser interdisciplinar, o estudo do meio permite que discentes e docentes realizem pesquisas significativas, capazes de superar práticas didáticas e estudos meramente conteudisticos e sem qualquer relação com a vivência do estudante.
  • D. Um projeto de ensino fundamentado na metodologia do estudo do meio fragmenta o movimento de apreensão do espaço, já que cada enfoque contempla aspectos de seu interesse, quer sejam eles sociais, quer sejam eles biológicos e geográficos.

No que tange às perspectivas para a educação dos novos tempos, analise as afirmativas a seguir:

I. Diante das transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna, a concepção de escola e sua função social precisa ser revista, repensada, pois a educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e das vidas dos alunos, onde o sujeito educando não tem autonomia e participação na construção de seus saberes, está perdendo seu significado. Esse modelo de escola vem sendo questionado o que leva a necessidade de mudança de paradigmas voltados para um ensino/aprendizagem que considerem os objetivos dos indivíduos frente a essa nova sociedade.

II. No mundo contemporâneo a escola tem lugar importante, mas é necessário ter uma postura autoritária diante das crianças e jovens para que aprendam a reconhecer a sala de aula com um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para que consigam desenvolver as atividades contidas no livro didático e resolver as questões da prova no fim de cada bimestre.

III. É perceptível que o saber cientifico e a busca pelo conhecimento tem fugido do interesse da sociedade em geral, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos os segmentos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam. A escola nesse contexto tem por opção repensar suas ações e o seu papel no aprimoramento do saber, e para isso, uma reflexão sobre seus conceitos didático-metodológicos precisa ser feita, de forma a adequar-se ao momento atual e principalmente colocar-se na postura de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade.

IV. A prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa ter como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo.

Assinale a alternativa correta:

  • A. Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
  • D. Todas as afirmativas são verdadeiras.

O mundo contemporâneo exige cada vez mais que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mundo do trabalho e na sociedade. Este ser necessita, para isso, de conhecimento e de incorporar valores que irão permear suas atitudes de convivência saudável nas suas relações interpessoais. Assim, o trabalho pedagógico com a Ética na sala de aula visa o desenvolvimento da autonomia moral pelos alunos, fundamental para que possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais, conhecendo e elegendo princípios, e pautando-se por eles. Esse tipo de trabalho deve ter como objetivo:

  • A. A pregação de uma tábua de bons valore
  • B. Ensinar bons modos e fazer um discurso sobre as regras gerais de convivência na escola.
  • C. Ensinar aos alunos uma lista de preceitos morais e um conjunto de proibições.
  • D. O reconhecimento de que as atitudes das pessoas precisam ser pautadas por princípios de respeito, justiça, solidariedade e diálogo, que devem estar expressos na ação cotidiana da escola.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...