Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Coll (2000), os conteúdos de ensino não estão condicionados unicamente às disciplinas, mas abrangem outras capacidades, agrupadas, por ele, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sobre esses conteúdos, analise as afirmativas e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os conteúdos conceituais são mais abstratos e demandam compreensão, reflexão, análise e comparação.
( ) As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais capazes de acionar processos mentais.
( ) Para a aprendizagem dos conteúdos conceituais, as aulas expositivas, que lançam mão da memorização, constituem ricas estratégias de ensino.
( ) Os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, e que correspondem ao que se aprende a fazer, fazendo.
( ) Os conteúdos atitudinais estão impregnados de relações afetivas que fogem ao controle da escola, isentando-a de uma atuação mais pontual a respeito do desenvolvimento desse conteúdo.
( ) Os conteúdos conceituais correspondem ao compromisso histórico, ao passo que os conteúdos atitudinais correspondem ao compromisso filosófico da escola.
Assinale a sequência CORRETA.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Na contemporaneidade, a busca por uma concepção unitária do ser humano, onde diversas áreas de conhecimento interagem dialogando, sem a supremacia de certa ciência em detrimento da outras, e essas áreas dão sua contribuição, preservando sua integridade, métodos e conceitos seria chamada de prática
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
A questão da interdisciplinaridade em sua teoria original é fundamentalmente uma tentativa de
Na sociedade atual a presença de recursos tecnológicos, especialmente de comunicação, é uma prática constante em nossas escolas, principalmente na Educação Infantil.
Que relação pode ser estabelecida entre essa característica e a Educação Infantil?
Objetivos bem delineados, ajustados aos processos cognitivos, devem ser enunciados aos alunos, da forma mais precisa possível.
Sobre o resultado dessa ação pedagógica, assinale a alternativa INCORRETA.
Dentre as estratégias de ensino que funcionam, os pesquisadores consideraram que estratégia de identificação de semelhanças e diferenças podem ser consideradas como o centro de toda aprendizagem e que desenvolvem operações mentais básicas para o pensamento humano.
A identificação de semelhanças e diferenças pode ser realizada de várias maneiras, EXCETO:
A aprendizagem significativa caracteriza-se pela interação entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio. Nesse processo, que é não-literal e não-arbitrário, o novo conhecimento adquire significados para o aprendiz, e o conhecimento prévio fica mais rico, mais diferenciado, mais elaborado em termos de significados.
Analise as afirmativas abaixo a respeito de uma proposta de ensino voltada para a aprendizagem significativa.
I. Alunos efetivamente envolvidos em situações mobilizadoras de sua reflexão e ação, em que eles não cumprem apenas uma tarefa, mas se sintam sujeitos ativos em situação de aprendizagem.
II. Alunos como sujeitos responsáveis, desenvolvendo atividades para solucionar problemas, esclarecer dúvidas, atender objetivos e necessidades decorrentes de situações de aprendizagem.
III. Atividades em que o aluno, para além de procurar o significado da tarefa (relacionando-a com os conhecimentos prévios), tenha que encontrar sentido no que está realizando.
IV. Promoção de situações que permitam a tomada de consciência dos alunos em relação às próprias ideias de modo a poder agir sobre elas para aperfeiçoá-las ou modificá-las, agindo sob a orientação do professor ou contando com a ajuda de seus pares.
V. Ensino centrado na interação entre professor e aluno enfatizando o intercâmbio de perguntas suscita a aprendizagem significativa. À medida que aprende a formular perguntas, aprende a ir em busca de respostas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Leia estes depoimentos.
A partir da leitura dos depoimentos e considerando a afirmativa feita acima, assim como outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a opção INCORRETA.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
No que tange às perspectivas para a educação dos novos tempos, analise as afirmativas a seguir:
I. Diante das transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna, a concepção de escola e sua função social precisa ser revista, repensada, pois a educação autoritária, compartimentada, com currículo fragmentado e distanciado das transformações sociais e das vidas dos alunos, onde o sujeito educando não tem autonomia e participação na construção de seus saberes, está perdendo seu significado. Esse modelo de escola vem sendo questionado o que leva a necessidade de mudança de paradigmas voltados para um ensino/aprendizagem que considerem os objetivos dos indivíduos frente a essa nova sociedade. II. No mundo contemporâneo a escola tem lugar importante, mas é necessário ter uma postura autoritária diante das crianças e jovens para que aprendam a reconhecer a sala de aula com um ambiente de transmissão de conhecimentos onde o ideal é que ninguém converse e todos fiquem atentos para que consigam desenvolver as atividades contidas no livro didático e resolver as questões da prova no fim de cada bimestre. III. É perceptível que o saber cientifico e a busca pelo conhecimento tem fugido do interesse da sociedade em geral, pois a atualização das informações tem ocorrido de forma acessível a todos os segmentos satisfazendo de uma forma geral aos interesses daqueles que as buscam. A escola nesse contexto tem por opção repensar suas ações e o seu papel no aprimoramento do saber, e para isso, uma reflexão sobre seus conceitos didático-metodológicos precisa ser feita, de forma a adequar-se ao momento atual e principalmente colocar-se na postura de organização principal e mais importante na evolução dos princípios fundamentais de uma sociedade. IV. A prática pedagógica dos agentes educacionais no momento atual, bem como a condução do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea, precisa ter como primícia a necessidade de uma reformulação pedagógica que priorize uma prática formadora para o desenvolvimento, onde a escola deixe de ser vista como uma obrigação a ser cumprida pelo aluno, e se torne uma fonte de efetivação de seu conhecimento intelectual que o motivará a participar do processo de desenvolvimento social, não como mero receptor de informações, mas como idealizador de práticas que favoreçam esse processo. Assinale a alternativa correta:Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O mundo contemporâneo exige cada vez mais que o indivíduo seja um ser completo para atuar no mundo do trabalho e na sociedade. Este ser necessita, para isso, de conhecimento e de incorporar valores que irão permear suas atitudes de convivência saudável nas suas relações interpessoais. Assim, o trabalho pedagógico com a Ética na sala de aula visa o desenvolvimento da autonomia moral pelos alunos, fundamental para que possam compreender e atuar de maneira crítica diante dos valores e regras sociais, conhecendo e elegendo princípios, e pautando-se por eles. Esse tipo de trabalho deve ter como objetivo:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...