Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O livro didático é um importante instrumento de trabalho dos professores para a elaboração do conhecimento geográfico e para a formação das pessoas em diversos níveis de ensino. Nesse sentido, tais materiais didáticos são objetos de intensa avaliação e, em alguns casos, há a defesa de uso de critérios internacionais no sistema de avaliação dos materiais didáticos ao mesmo tempo em que há a defesa de que devem ser propostos sistemas de avaliação a partir de perspectivas nacionais e ocorrem defesas, inclusive, de que não se deve fazer a avaliação do livro didático.

Para Maria Encarnação Beltrão Sposito, alguns princípios devem ser seguidos para definir se o material didático deve ser avaliado ou não.

Sobre esses princípios, é INCORRETO afirmar

  • A. que na avaliação de livros didáticos se deve considerar que vivemos em uma sociedade internacionalizada, e a adoção de critérios internacionais de avaliação, pode auxiliar na melhor análise dos materiais.
  • B. que os parâmetros de referência para a avaliação dos materiais didáticos devem desconsiderar os aspectos locais e regionais, uma vez que essa política de avaliação deve ter um caráter nacional único.
  • C. que os parâmetros de avaliação não devem buscar a simples equiparação ou subordinação aos critérios internacionais de análise, uma vez que isso significará a aceitação do primado da competitividade.
  • D. que as avaliações devem ter como referência critérios da realidade nacional, que visem a excelência da avaliação com instrumentos de qualidade que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem no País.

Organizar e manter uma Instituição escolar requer de seu gestor conhecimento geral, domínio das políticas públicas, liderança, democracia e uma boa dose de equilíbrio pessoal no sentido de manter o grupo e de mostrar para a sociedade que este complexo organismo social que é a escola, dá conta de trabalhar democraticamente, garantindo a participação de seus atores nas decisões oriundas do processo de gestão. Assim, no que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Professores preparados e um bom clima de trabalho.

( ) Estrutura organizacional e boa organização do ensino.

( ) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica.

( ) Disponibilidade de condições físicas e materiais.

A sequência correta é:

  • A. V, V, F, F
  • B. V, F, V, V
  • C. V, F, F, V
  • D. V, V, V, V

A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequência no contexto educativo, principalmente nas novas práticas pedagógicas. Porém, nota-se que estas expressões, apesar de fazerem parte do cotidiano de muitas escolas, acabam por ser confundidas em seus sentidos e significados. Assim, no que se refere a esses conceitos, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:

( ) Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

( ) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade.

( ) A interdisciplinaridade é um método de investigação onde a natureza e toda a realidade social passam a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as disciplinas como são conhecidas na escola. Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se aplicar, na prática educativa, uma forma de trabalhar os conteúdos onde as informações são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos devem estar em consonância com as necessidades do mundo do trabalho.

( ) Na verdade, interdisciplinaridade e transversalidade possuem ações intrinsecamente transformadoras, pois na medida em que rompem com a fragmentação e se propõem a discutir temas do cotidiano, rompem com as grades curriculares tradicionais, aspirando mudanças e não manutenção da realidade.

A sequência correta é:

  • A. F, V, F, V
  • B. V, V, F, V
  • C. F, F, F, V
  • D. V, V, V, V

Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue os itens a seguir. O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e abordagens a serem utilizadas aos objetivos e condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens para escolha e melhor condução dos trabalhos numa empresa, analise.

I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.

II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.

III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.

IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Neste paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos as responsabilidades por suas escolhas.

V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande agente de mudanças.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e III.
  • B. I, II e III.
  • C. II, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.

Sobre o processo escolar democrático pode-se afirmar que:

  • A. Reduz-se ao ritual da eleição dos dirigentes escolares.
  • B. A comunidade escolar só participa quando há eleições de dirigentes.
  • C. Só acontece quando a escola precisa aprovar um novo regimento escolar.
  • D. Envolve a permanente formulação e implementação coletiva das metas, objetivos, estratégias e procedimentos da escola.

A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir... Para identificar estas características diferenciais, é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar à aprendizagem de um procedimento, é preciso:

  • A. manter organização conceitual
  • B. aproveitar as situações reais
  • C. aproveitar os conflitos
  • D. refletir sobre a própria atividade
  • E. favorecer modelos de atitudes

A educação moral pode ser entendida como aplicação, quando a escola oferece instrumentalização para a realização dos projetos dos alunos, o que pode ser compreendido por ensino de:

  • A. desenvolvimento planificado
  • B. boa qualidade
  • C. solidariedade
  • D. respeito ao próximo
  • E. integridade permanente

No processo de aprendizagem, o professor é o principal responsável por criar situações de: trocas; estímulo na construção de relações entre o estudado e o vivido; integração com outras áreas de conhecimento; e, possibilidades de acesso dos alunos a novas informações. Nesse sentido, é correto afirmar que a avaliação

  • A. é a etapa mais importante do processo ensino-apendizagem.
  • B. deve acontecer apenas em determinados momentos do calendário escolar.
  • C. é um instrumento ímpar e adequado para quantificar o aprendizado do aluno.
  • D. revela simplesmente as conquistas pessoais dos jovens ou grupos de estudantes.
  • E. possibilita ao professor problematizar o seu trabalho discernindo quando e como intervir no processo ensino-aprendizagem.

Ao longo do ensino fundamental espera-se que os alunos gradativamente possam compreender sua realidade, confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas. Nesse sentido, no final do ciclo do ensino fundamental, os alunos deverão ser capazes de:

I. compreender que as histórias individuais são singulares, únicas e fundamentais para a transformação do processo histórico;

II. conhecer e compreender o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços em todas as suas manifestações;

III. dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens;

IV. reconhecer que o conhecimento histórico é fundamental para a conquista da cidadania, anulando o conhecimento interdisciplinar.

Estão corretas as alternativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. III e IV, apenas.
  • E. II, III e IV, apenas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...