Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O livro didático é um importante instrumento de trabalho dos professores para a elaboração do conhecimento geográfico e para a formação das pessoas em diversos níveis de ensino. Nesse sentido, tais materiais didáticos são objetos de intensa avaliação e, em alguns casos, há a defesa de uso de critérios internacionais no sistema de avaliação dos materiais didáticos ao mesmo tempo em que há a defesa de que devem ser propostos sistemas de avaliação a partir de perspectivas nacionais e ocorrem defesas, inclusive, de que não se deve fazer a avaliação do livro didático.
Para Maria Encarnação Beltrão Sposito, alguns princípios devem ser seguidos para definir se o material didático deve ser avaliado ou não.
Sobre esses princípios, é INCORRETO afirmar
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Organizar e manter uma Instituição escolar requer de seu gestor conhecimento geral, domínio das políticas públicas, liderança, democracia e uma boa dose de equilíbrio pessoal no sentido de manter o grupo e de mostrar para a sociedade que este complexo organismo social que é a escola, dá conta de trabalhar democraticamente, garantindo a participação de seus atores nas decisões oriundas do processo de gestão. Assim, no que se refere às características de uma organização escolar que busque garantir a oferta de uma educação de qualidade, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) Professores preparados e um bom clima de trabalho. ( ) Estrutura organizacional e boa organização do ensino. ( ) Papel significativo da direção e da coordenação pedagógica. ( ) Disponibilidade de condições físicas e materiais. A sequência correta é:Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
A transversalidade e a interdisciplinaridade são expressões utilizadas com muita frequência no contexto educativo, principalmente nas novas práticas pedagógicas. Porém, nota-se que estas expressões, apesar de fazerem parte do cotidiano de muitas escolas, acabam por ser confundidas em seus sentidos e significados. Assim, no que se refere a esses conceitos, marque V para verdadeira e F para Falsa nas afirmações a seguir:
( ) Ambas, transversalidade e interdisciplinaridade, se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas, diferem uma da outra, uma vez que a interdisciplinaridade se refere a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática. ( ) A interdisciplinaridade questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter-relação e a influência entre eles. Questiona a visão compartimentada (disciplinar) da realidade sobre a qual a escola, tal como é conhecida, historicamente se constitui. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade. ( ) A interdisciplinaridade é um método de investigação onde a natureza e toda a realidade social passam a ser divididas em partes ou campos de conhecimento, surgindo as disciplinas como são conhecidas na escola. Já a transversalidade diz respeito à possibilidade de se aplicar, na prática educativa, uma forma de trabalhar os conteúdos onde as informações são organizadas numa sequência lógica, em que a preocupação é a transmissão de conteúdos que ofereçam condições dos alunos ingressarem no mercado de trabalho. Os conteúdos devem estar em consonância com as necessidades do mundo do trabalho. ( ) Na verdade, interdisciplinaridade e transversalidade possuem ações intrinsecamente transformadoras, pois na medida em que rompem com a fragmentação e se propõem a discutir temas do cotidiano, rompem com as grades curriculares tradicionais, aspirando mudanças e não manutenção da realidade. A sequência correta é:Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação à didática e à sua prática histórico-social, julgue os itens a seguir. O enfoque tecnicista da didática busca estratégia objetiva, racional e neutra do processo de ensino-aprendizagem, em contraposição ao enfoque humanista.
O pedagogo deve analisar e fazer uma adequação dos métodos e abordagens a serem utilizadas aos objetivos e condições diferenciadas de ensino-aprendizagem. Considerando os diferentes paradigmas e abordagens para escolha e melhor condução dos trabalhos numa empresa, analise.
I. Na abordagem tradicional, os ensinamentos são definidos alheios à vontade daquele que aprende, pois alguém fará o julgamento e organizará a seleção de temas a serem repassados.
II. Na abordagem comportamentalista, defende-se um comportamento padronizado com o intuito de manter a ordem. O homem tem de se submeter ao ambiente e, a partir daí, explicitar suas ações.
III. Na abordagem cognitivista, o homem e o mundo possuem relação dinâmica de trocas e atuação constantes. O homem, pela sua inteligência em constante aperfeiçoamento, modifica-se sempre e modifica o meio em benefício próprio.
IV. Na abordagem sociocultural, o mundo é o resultado da ação do homem e, por isso, o homem deve pré-avaliar suas ações porque elas têm ascendência sobre o ambiente. Neste paradigma, coloca-se nas mãos dos indivíduos as responsabilidades por suas escolhas.
V. Na abordagem humanista, o homem e o mundo são inseparáveis, mas neste paradigma, o homem se sobressai sobre o mundo por ser o organizador, o estruturador, o grande agente de mudanças.
Estão corretas apenas as afirmativas
Sobre o processo escolar democrático pode-se afirmar que:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir... Para identificar estas características diferenciais, é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar à aprendizagem de um procedimento, é preciso:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
A educação moral pode ser entendida como aplicação, quando a escola oferece instrumentalização para a realização dos projetos dos alunos, o que pode ser compreendido por ensino de:
No processo de aprendizagem, o professor é o principal responsável por criar situações de: trocas; estímulo na construção de relações entre o estudado e o vivido; integração com outras áreas de conhecimento; e, possibilidades de acesso dos alunos a novas informações. Nesse sentido, é correto afirmar que a avaliação
Ao longo do ensino fundamental espera-se que os alunos gradativamente possam compreender sua realidade, confrontando-a e relacionando-a com outras realidades históricas. Nesse sentido, no final do ciclo do ensino fundamental, os alunos deverão ser capazes de:
I. compreender que as histórias individuais são singulares, únicas e fundamentais para a transformação do processo histórico;
II. conhecer e compreender o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços em todas as suas manifestações;
III. dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens;
IV. reconhecer que o conhecimento histórico é fundamental para a conquista da cidadania, anulando o conhecimento interdisciplinar.
Estão corretas as alternativas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...