Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Nas últimas décadas, diferentes percepções do processo de aprendizagem passaram a ser difundidas, levando reflexões profundas quanto à integração entre teoria e prática no espaço escolar.” Assinale a alternativa que justifica o trecho anterior.

  • A. Difusão dos livros didáticos e métodos tradicionais de ensino.
  • B. Elaboração de exercícios ou testes sem exigências de nenhum raciocínio lógico.
  • C. Aproximação entre o que é ensinado na educação básica e a produção universitária.
  • D. Construção de um discurso positivista, enfatizando a produção acadêmica e as práticas pedagógicas.
  • E. Valorização exclusiva do saber, das vivências e das interpretações do aluno para a construção teórica.

Em relação à educação escolar, não raramente, associa-se inclusão aos portadores de deficiência apenas. Entretanto, quase sempre ficam fora dessa categoria, e que não deveriam ficar, os portadores de altas habilidades; os que apresentam dificuldades de aprendizagem sem serem portadores de deficiência e muito menos outros grupos, como é o caso dos negros, ciganos, anões, índios, etc. O convívio com as diferenças potencializa as aprendizagens. A partir dessa perspectiva, o sentido da busca de uma educação inclusiva, fundamenta-se em uma escola:

  • A. aberta à comunidade que possua crianças e jovens comprometidos cognitivamente para garantir que os direitos dessas minorias excluídas seja exercido.
  • B. de educação especial com recursos diferenciados e que possa atender apenas aqueles que estudantes que necessitam de ações educativas especiais.
  • C. que tenha turmas diferenciadas, onde os alunos com necessidades educativas especiais possam compor classes específicas para eles.
  • D. ressignificada em suas funções sociais e políticas e em suas práticas pedagógicas para garantir a aprendizagem e a participação de qualquer estudante.
  • E. que discrimine as diferenças e as categorize a fim de poder atender às necessidades especiais educativas de cada criança ou jovem de maneira eficiente.

A concepção de aprendizagem que possui como fundamento teórico o sociointeracionismo tem como princípio que:

  • A. o somatório entre fatores inatos e adquiridos é o propulsor das aprendizagens entre os sujeitos
  • B. a interação dialética entre os seres humanos e o meio social e cultural é definidora da constituição humana.
  • C. a mediação pedagógica deve se dar entre os sujeitos que possuem hierarquias de conhecimento diferenciadas
  • D. as tentativas de ensaio e erro desenvolvem capacidades inovadoras nos sujeitos conhecidas como insights.
  • E. os sujeitos são uma tábula rasa e que tudo aprendem desde cedo a partir da interação e mediação com o meio ambiente.

A tecnologia apresenta-se como meio, como instrumento para colaborar no desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem. A tecnologia reveste-se de um valor relativo e dependente desse processo. Com a afirmação acima podemos dizer que a tecnologia:

  • A. é fundamental para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos sujeitos.
  • B. garante, por si só, um processo de ensino e aprendizagem exitoso e eficaz.
  • C. permite que os avanços nos processos de aprendizagens sejam compartilhados entre os diferentes sujeitos que dele participam.
  • D. não é um fim em si mesmo e a mediação dos sujeitos em aprendizagem torna-se fundamental para garantir o sucesso do processo.
  • E. inexiste enquanto instrumento de mediação pedagógica dos processos de ensino e aprendizagem.

A respeito de ética e trabalho, dilemas éticos ligados à profissão e educação de adultos, julgue os itens de 111 a 115.

A indistinção entre os papéis de professor(a), responsável por ensinar, e de tio(a), responsável por cuidar, é um dos enfrentamentos vivenciados pelos profissionais de educação das séries iniciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens a seguir.

Na prática educativa fundamentada na fenomenologia, os processos de ensino e aprendizagem são organizados a partir da interpretação, feita sem preconceitos, dos conteúdos de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

A qualidade da educação está atrelada também à qualidade da informação. Nesse sentido a Equipe Pedagógica deve estar atenta e intervir, se necessário, no cotidiano escolar, para definir o padrão de qualidade do conhecimento a ser construído pela Escola. Analise, então, as considerações que seguem e verifique quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).

( ) Os conhecimentos escolares devem facilitar ao aluno ações conscientes e seguras no mundo imediato e, além disso, permitir que amplie seu universo cultural.

( ) Os professores devem selecionar conhecimentos relevantes, que provoquem mudanças individuais e sociais, assim como formas de organização e distribuição dos conhecimentos escolares que possibilitem sua apreensão e sua crítica.

( ) Os conhecimentos ensinados são cópias de conhecimentos socialmente construídos, assim, basta inseri-los em sala de aula para que os alunos aprendam o que se pretende ensinar.

( ) Os conhecimentos de referência, para se tornarem conhecimentos escolares, precisam passar por um processo de descontextualização/recontextualização, de forma que se estabeleça uma ruptura entre o conhecimento de referência e o conhecimento escolar.

( ) A construção do conhecimento escolar requer, obrigatoriamente, a observação das etapas de desenvolvimento humano, sob pena de o aluno não aprender.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.

  • A. V, V, V, F. F.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. F, V, V, F, V.
  • D. V, V, F, V, F.
  • E. F, F, V, V, V.

“Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos.” (Haydt:2006)

A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:

  • A.

    Estudo dirigido.

  • B.

    Estudo de casos.

  • C.

    Método Montessori.

  • D.

    Movimento Freinet.

  • E.

    Método das unidades didáticas.

“Normalmente, no ensino-aprendizagem da língua materna, as atividades são organizadas e divididas em cinco blocos: vocabulário; gramática; produção de textos; compreensão de textos; e, ensino de convenções da língua, incluindo ortografia e pontuação.” Nos anos iniciais do ensino fundamental, deve-se começar a ensinar primordialmente

  • A.

    a gramática e o vocabulário.

  • B.

    o ensino e a convenção da língua escrita.

  • C.

    todos os elementos da língua que atuam em conjunto.

  • D.

    produção de textos, vocabulário e compreensão de textos.

Em relação aos paradigmas da educação e aos objetivos e conteúdos do ensino e da aprendizagem, julgue os itens seguintes.

Ao propor a desescolarização da sociedade, Ivan Illich criticou de forma severa os sistemas escolares, rotulando-os de reprodutores da sociedade, embora, em algumas de suas principais obras, concordasse com os autores que defendiam que boa parte do que se aprende resulta do processo de escolarização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...