Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Para ser um ato de conhecimento, o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação dialógica, na qual os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entendendo o multiplicador como um agente de mudanças, de acordo com o aporte teórico da epistemologia genética piagetiana, o seu papel é desenhar processos formativos, nas modalidades presencial e a distância, tendo como base uma metodologia interativa e problematizadora. É correto afirmar que compete a ele apresentar

  • A. projetos de ensino de formação inicial, no qual ele pensa pelo aluno, antecipa o que ele necessita saber, define os problemas, os objetivos, indica as fontes de pesquisa e aponta as soluções.
  • B. projetos de aprendizagem nos quais, em um primeiro momento, os multiplicadores lançam problemas e formulam questões, a partir de suas certezas provisórias, conhecimento prévio e dúvidas temporárias, questões de investigação.
  • C. uma metodologia de ensino diferenciada, já que ele vai lidar com aprendizagem de adultos. O multiplicador ministra aulas. Seu papel pede generosidade para compartilhar conhecimentos e não atitudes que facilitam o aprendizado.
  • D. cursos para disseminar o conteúdo estabelecido com eficiência. É preciso desenvolver algumas técnicas para facilitar a aprendizagem e reter a atenção dos colegas. Isso implica, por exemplo, em saber usar a voz e o gestual, bem como lidar com recursos audiovisuais nas apresentações, tornandoas mais lúdicas e interessantes.
  • E. planos de treinamentos verticalizados por segmentos dos recursos humanos da organização. Os multiplicadores são profissionais dos próprios quadros da empresa que detêm um conhecimento importante para as finalidades da instituição que assumem o papel de repassar os conteúdos prontos para um grupo ou até para toda a organização.

O transtorno esfincteriano mais comum na infância é a

  • A.

    encoprese.

  • B.

    diarreia.

  • C.

    enurese noturna.

  • D.

    constipação.

  • E.

    vasculite.

De acordo com Rotta, marque C para as afirmativas certas e E para as erradas.

( ) A afasia pode ser compreendida como lesão apenas em crianças que nasceram com o lábio leporino.

( ) A disfasia pode ser definida como a inabilidade para adquirir a linguagem oral em uma criança com competência cognitiva adequada.

( ) O gago, às vezes, usa respostas monossilábicas e, outras vezes, é prolixo, na tentativa de não usar palavras mais difíceis.

( ) O retardo da fala se caracteriza por um vocabulário pobre, dificuldades na articulação da palavra, supressão, trocas e inversão de fonemas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    E – E – C – C.

  • B.

    E – C – C – C.

  • C.

    C – C – E – E.

  • D.

    C – E – E – E.

  • E.

    E – C – E – C.

Segundo Silva (2010), analise as sentenças abaixo:

Os que praticam o bullying mostram-se bastante hábeis em manipular, mentem sem qualquer constrangimento e não respeitam hierarquias (1ª parte). No recreio, as vítimas de bullying encontramse isoladas do grupo ou perto de algum adulto e mostram-se tristes, deprimidas ou aflitas (2ª parte). As vítimas provocadoras são aquelas capazes de insuflar em seus colegas reações agressivas contra si mesmas (3ª parte).

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas a 2ª parte.

  • B.

    Apenas a 3ª parte.

  • C.

    Apenas a 1ª e a 3ª partes.

  • D.

    Apenas a 2ª e a 3ª partes.

  • E.

    A 1ª, 2ª e a 3ª partes.

É considerada Educação Infantil em tempo parcial a jornada de, no mínimo, ____________ horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna acima.

  • A.

    duas

  • B.

    três

  • C.

    quatro

  • D.

    cinco

  • E.

    seis

Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.

O incentivo legal garantido pelo poder público ao desenvolvimento de programas de educação a distância abstrai-se da oferta de cursos de graduação na educação superior e de cursos técnicos na educação básica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

De acordo com a taxonomia de objetivos educacionais, no domínio cognitivo, a análise compreende a combinação de elementos e partes, de modo a formar um todo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos objetivos e conteúdos de ensino, julgue os próximos itens.

Uma definição clássica dos objetivos de ensino os agrupa em três áreas: objetivos cognitivos, afetivos e psicomotores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Antoni Zabala, os conteúdos desenvolvidos nos processos de ensino podem ser classificados a partir de características que permitem delinear algumas tipologias e são nomeados como conteúdos:

  • A.

    Teóricos, procedimentais e exercícios.

  • B.

    Científicos, filosóficos, artísticos e culturais.

  • C.

    Conceituais, Práticos e formação ética.

  • D.

    fatuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...