Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.

Cabe ao pedagogo, na condição de facilitador da construção de novos conceitos, coordenar o processo de aprendizagem do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue os itens a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.

Por seu caráter intencional e diretivo, o ensino consiste em um trabalho didático-pedagógico, que pressupõe construção de conhecimento e rigor metodológico, mas que também implica interação, compartilhamento e expressão de afetividade, originando-se de um ato de criação de possibilidades para a produção de conhecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.

São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:

  • A.

    Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos.

  • B.

    Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações.

  • C.

    Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa.

  • D.

    Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos.

  • E.

    Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos.

Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.

No sistema de treinamento, as entradas de manutenção incluem, além dos recursos financeiros e do orçamento, a alocação do estafe.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.

  • B.

    o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.

  • C.

    professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.

  • D.

    o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.

  • E.

    devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.

Em formação e desenvolvimento de coleções, o conjunto de procedimentos que serve para estabelecer ações, projetar estratégias gerais e definir critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções em concordância com os objetivos, os programas da instituição e os usuários do sistema, denomina-se processo de

  • A.

    controle.

  • B.

    melhoria.

  • C.

    satisfação.

  • D.

    seleção.

  • E.

    integração.

“No cenário mundial de mudanças, a informação é vital, porém o mais importante é a _______________ da informação.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  • A.

    qualidade

  • B.

    quantidade

  • C.

    valorização

  • D.

    abrangência

  • E.

    transformação

Como fazer para que os conhecimentos ensinados na Matemática tenham sentido para o aluno? Em reposta a este questionamento, podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    A Matemática não somente deve resolver problemas, mas, o que é mais significativo, propor problemas.

  • B.

    O conhecimento matemático se define pela recontextualização do saber: situações que dêem sentido aos conhecimentos que devem ser ensinados.

  • C.

    A Matemática oferece ao aluno o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível a ele continuar aprendendo.

  • D.

    Matemática tem somente valor formativo, que ajuda estruturar todo o pensamento e agilizar o raciocínio dedutivo.

Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser

  • A.

    diagnóstica.

  • B.

    formativa.

  • C.

    sistemática.

  • D.

    contínua.

  • E.

    intensiva.

Ao se pensar em por quê ensinar História, podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Redimensionamento dos aspectos da vida em sociedade e o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico.

  • B.

    Reflexões sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças ou continuidades.

  • C.

    Em toda a sua complexidade, desconsiderando sua apreensão a partir das vivências pessoais, psicológicas ou fisiológicas.

  • D.

    Ampliação de estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...