Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.
Cabe ao pedagogo, na condição de facilitador da construção de novos conceitos, coordenar o processo de aprendizagem do grupo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O trabalho do pedagogo institucional requer o desenvolvimento de uma base conceitual sólida nos temas educacionais, além de atitudes que lhe permitam atuar de forma ética. Com base nessa premissa, julgue os itens a seguir, tendo como referência o trabalho multidisciplinar do pedagogo.
Por seu caráter intencional e diretivo, o ensino consiste em um trabalho didático-pedagógico, que pressupõe construção de conhecimento e rigor metodológico, mas que também implica interação, compartilhamento e expressão de afetividade, originando-se de um ato de criação de possibilidades para a produção de conhecimentos.
O final do século XIX e o início do século XX constituem um período marcado por tantas inovações tecnológicas que numerosos pensadores passaram a divulgar a crença no progresso indefinido. Nesse contexto, a escola viu-se também colocada no centro de um vasto movimento de ideias e de propostas de reforma denominado educação nova, visando a torná-la mais adequada aos novos tempos e às novas realidades.
São elementos comuns às diversas propostas de educação nova:
Papel orientador do professor e transmissão de conteúdos.
Ênfase no livro didático e aluno como receptor de informações.
Conhecimento descontextualizado e aprendizagem significativa.
Reprodução do conhecimento e exposição de conteúdos.
Aluno como sujeito do processo educativo e métodos ativos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsecutivos, referentes à metodologia de identificação de necessidade de capacitação.
No sistema de treinamento, as entradas de manutenção incluem, além dos recursos financeiros e do orçamento, a alocação do estafe.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.
o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.
professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.
o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.
devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.
Em formação e desenvolvimento de coleções, o conjunto de procedimentos que serve para estabelecer ações, projetar estratégias gerais e definir critérios para facilitar a tomada de decisão na composição e no desenvolvimento de coleções em concordância com os objetivos, os programas da instituição e os usuários do sistema, denomina-se processo de
controle.
melhoria.
satisfação.
seleção.
integração.
No cenário mundial de mudanças, a informação é vital, porém o mais importante é a _______________ da informação. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.
qualidade
quantidade
valorização
abrangência
transformação
Como fazer para que os conhecimentos ensinados na Matemática tenham sentido para o aluno? Em reposta a este questionamento, podemos afirmar, EXCETO:
A Matemática não somente deve resolver problemas, mas, o que é mais significativo, propor problemas.
O conhecimento matemático se define pela recontextualização do saber: situações que dêem sentido aos conhecimentos que devem ser ensinados.
A Matemática oferece ao aluno o conhecimento de novas informações e instrumentos necessários para que seja possível a ele continuar aprendendo.
Matemática tem somente valor formativo, que ajuda estruturar todo o pensamento e agilizar o raciocínio dedutivo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o Caderno do Gestor, a avaliação faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta por ele e realizada pelo aluno. A avaliação definida como eixo do processo de ensino aprendizagem deve ser
diagnóstica.
formativa.
sistemática.
contínua.
intensiva.
Ao se pensar em por quê ensinar História, podemos afirmar, EXCETO:
Redimensionamento dos aspectos da vida em sociedade e o papel do indivíduo nas transformações do processo histórico.
Reflexões sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças ou continuidades.
Em toda a sua complexidade, desconsiderando sua apreensão a partir das vivências pessoais, psicológicas ou fisiológicas.
Ampliação de estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...