Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Neste contexto é INCORRETO afirmar:

  • A.

    As tecnologias são simplesmente produto da aprendizagem.

  • B.

    As tecnologias devem ser vistas como processo da aprendizagem.

  • C.

    As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para a cidadania.

  • D.

    As tecnologias devem constituir-se em instrumentos para o trabalho.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Durante os últimos anos, estudos têm demonstrado que para a criança aprender a ________, é essencial que ela tenha habilidades de processamento fonológico. A capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da fala, bem como manipular seus componentes estruturais, a chamada consciência fonológica, está intimamente relacionada à _____________ da leitura e escrita. Assim, estudos comprovam que a _________ de atividades com rimas, aliterações, sílabas e fonemas pode produzir ganhos importantes no desenvolvimento de conceitos e habilidades, que são requisitos no processo de alfabetização.

  • A.

    falar/ improvisação/ manipulação

  • B.

    ler/ aprendizagem/ introdução

  • C.

    se expressar/ prática/ introdução

  • D.

    falar/ prática/ manipulação

Conforme as recomendações contidas nos PCNs, marque S para as alternativas CORRETAS e N para as INCORRETAS.

( ) Na Geografia, a concepção de Terra passa ser um espaço relacional, tendo como objeto de estudo o espaço geográfico.

( ) A Terra, como espaço geográfico, é absoluto, isto é, uma coisa em si mesma, independente, constituindo um receptáculo que contém coisas.

( ) A Geografia, ciência de síntese, capaz de explicar o mundo sozinho, sem perder sua identidade e especificidade, busca a interatividade com as outras ciências.

( ) O objetivo principal dos conhecimentos da Geografia é contribuir para o entendimento do mundo atual, da apropriação dos lugares, realizada pelos homens.

( ) A ciência social, Geografia, mantém a visão apoiada simplesmente na descrição e memorização da Terra e o Homem com informações sobrepostas do clima, relevo, população e agricultura.

( ) A Geografia é a ciência do presente, é inspirada na realidade contemporânea, pois é a organização dos espaços que dá sentido aos arranjos econômicos.

A sequência CORRETA de cima para baixo é:

  • A.

    S, N, S, N, S, S.

  • B.

    N, S, S, N, S, N.

  • C.

    N, S, N, S, N, N.

  • D.

    S, N, N, S, N, S.

As práticas pedagógicas da Educação Infantil é que irão favorecer ou não este desenvolvimento global. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A informática deve ser trabalhada na Educação Infantil de maneira lúdica e sempre associada aos conteúdos, habilidades e competências que estiverem sendo aprendidos pelas crianças naquele momento.

  • B.

    O desenvolvimento de experiências educativas deve se restringir à sala de aula, pois o educador deve planejar as experiências de aprendizagem e favorecer a mediação destas.

  • C.

    É fundamental que o educador trabalhe os sentidos da criança na Educação Infantil, isto é, as percepções e memórias: visual, auditiva, olfativa, tátil e gustativa.

  • D.

    O educador infantil pode iniciar o aprendizado da língua escrita com as crianças apresentando o nome delas e mostrando quais são as letras do alfabeto que compõem este nome.

Dentro da perspectiva de uma concepção pedagógica com foco na aquisição de habilidades e competências, podemos afirmar, EXCETO:

  • A.

    Acumular saberes, passar nos exames, sem mobilização do que aprendem em situações reais.

  • B.

    Ensinar a aprender a aprender, isto é, a estabelecer relação significativa com o objeto do conhecimento.

  • C.

    Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar essa construção.

  • D.

    Mobilizar recursos cognitivos para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.

Em relação ao trabalho com projetos, observe as afirmativas descritas e ordene-as conforme a sequência metodológica a ser utilizada:

( ) Apresentação dos resultados das investigações.

( ) Investigação direta através de textos, visitas e entrevistas.

( ) Discussão e definição do eixo temático central.

( ) Avaliação do que se alcançou e dos objetivos previamente definidos.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • A.

    2, 3, 4, 1.

  • B.

    3, 2, 1, 4.

  • C.

    1, 4, 2, 3.

  • D.

    3, 1, 4, 2.

Ao ler um texto teórico da área pedagógica para estudo complementar, o um professor deparou-se com duas palavras desconhecidas: multiculturalidade e interculturalidade. Este léxico estava inserido em uma obra que tratava de questões curriculares. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta a definição correta associada a uma destas palavras, de acordo com a temática apresentada.

  • A.

    Tanto a interculturalidade quanto a multiculturalidade visam ao direcionamento da questão curricular a apenas um grupo social.

  • B.

    A interculturalidade respalda-se no direito à diversidade e à luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social.

  • C.

    Ambos os conceitos estão intimamente relacionados a uma concepção tradicional e antiquada de Educação.

  • D.

    A multiculturalidade expressa que cada indivíduo é único e deve assemelhar-se aos demais para conviver harmonicamente.

Segundo La Taille, a indisciplina em sala de aula não se deve essencialmente a “falhas” psicopedagógicas, pois a sua ocorrência se relaciona a outros fatores de formação moral e de valores.

Nessa perspectiva, está correto afirmar que

  • A.

    a vergonha perdeu o seu caráter de sentimento moral no trato das questões relacionais e na forma de olhar o espaço público.

  • B.

    as repentinas mudanças curriculares interferiram nas motivações das condutas humanas que ocorrem no cotidiano escolar.

  • C.

    a observação da dignidade como valor a ser constantemente reverenciado na escola se constitui numa competência a ser alcançada.

  • D.

    a escola e seus agentes não constroem limites adequados para os alunos, criando uma situação de conflito no ambiente de convívio.

  • E.

    atualmente as instituições passam por um momento de crise e de ruptura que ainda não constituem preocupações para os envolvidos no ambiente escolar.

Uma docente leciona para uma turma de 2.º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Ela tem uma série de responsabilidades a cumprir, entre elas garantir a efetiva aprendizagem dos alunos. Neste contexto, o aluno inserido na sociedade de aprendizagem, sob a perspectiva de uma visão ampla de Educação, deve ser capaz de

  • A.

    avaliar que o conhecimento advindo da escola supera todos os outros por tratar-se de uma instituição que tem o monopólio do saber.

  • B.

    contribuir com o sistema educacional vigente na sociedade.

  • C.

    notar que o conhecimento é uma capacidade inata do ser humano, que independe da compreensão.

  • D.

    contribuir para a contínua reflexão do professor de rever sua prática cotidiana.

O analfabeto não pode ser responsabilizado por sua falta de escolarização. O estado de ignorância relativa no qual se encontra é um índice social. Revela apenas as condições exteriores da existência humana e os efeitos destas circunstâncias sobre o ser do homem. Não significa que se trate de indivíduos mal dotados, de preguiçosos, de rebeldes aos estímulos coletivos, em suma, de atrasados.

Tendo em vista as ideias acima, a educação de jovens e adultos precisa ser compreendida como

  • A.

    proteção social às pessoas carentes.

  • B.

    medida de recuperação.

  • C.

    assistência às pessoas menos capazes.

  • D.

    resgate de uma dívida social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...