Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
assegurar a transparência das informações, cumprindo assim dois requisitos básicos da democracia: a ampla disseminação dos resultados obtidos e a permanente prestação de contas à sociedade.
manter sob controle do governo federal as políticas educacionais implementadas pelos estados e municípios, possibilitando que estes façam o monitoramento das escolas.
assegurar ao governo federal o controle sobre as políticas públicas educacionais.
adequar as políticas educacionais dos estados e municípios às determinações do Ministério da Educação, para que as escolas tenham maior autonomia na gestão administrativa e pedagógica.
manter o governo federal bem informado sobre a destinação de verbas para os estados e os municípios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Chrispino (2002), a escola, como qualquer instituição, está planificada para que as pessoas sejam todas iguais. A homogeneização é exercida por meio de mecanismos disciplinares. Existe, na escola, um ambiente de violência simbólica no cotidiano escolar que é indicado pelos seguintes aspectos:
I. discriminação individual e grupal, vigência de modelos agressivos dificultando as relações pessoais, existência de um currículo inflexível e pouco significativo;
II. esgotamento emocional dos docentes diante das escassas expectativas, acrescido pelo exercício da homogeneização pelos mecanismos disciplinares;
III. desinteresse do corpo docente na relação com a comunidade em busca de soluções disciplinares;
IV. dificuldade para trabalhar as diferenças e estabelecer a tolerância por meio do diálogo e da participação.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
As novas pesquisas e estudos, assim como a apropriação de avanços tecnológicos na área da informação e comunicação têm possibilitado, quando não acelerado o processo de aprendizagem, desenvolvimento e inclusão de alunos portadores de necessidades especiais por meio de ajudas técnicas conhecidas como
tecnologias assistivas.
redes sociais.
metodologia montessoriana.
métodos indutivos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Na escola onde uma orientadora pedagógica atua, a maioria dos professores limita-se a transmitir informações, como se fosse o único detentor do conhecimento, e a corrigir atividades dos alunos. Por meio de conversas com o grupo de professores, a orientadora já mencionou que avaliar é mais do que realizar uma atividade burocrática ou mecânica, é acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos nas diversas áreas de aprendizagem. Sob esta perspectiva, para avaliar bem, é preciso partir da
avaliação com precisão e de maneira adequada os alunos; é aplicar provas (testes e dissertativas), realizadas ora em duplas, ora individualmente.
conscientização do aluno de que só se realiza uma boa avaliação com estudo.
simplificação do conteúdo no momento avaliativo, para que todos tenham oportunidades semelhantes de mostrarem o que sabem.
recusa da prática de constatação de erros e acertos dos alunos.
Para que se tenha um processo de ensino-aprendizagem, o ensino deve considerar os processos de quem aprende. Para que esse processo seja possível, na prática o professor deve levar em conta
os conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, essenciais no processo de construção de conhecimentos, que devem ser sempre reforçados, desconsiderando questões objetivas da vida dos alunos.
as questões objetivas da vida dos alunos, como pessoas que trabalham e estudam, deixando de lado questões menos objetivas, como a aquisição de novos saberes.
a estrutura cognitiva dos alunos, considerando seus conhecimentos prévios ou concepções espontâneas, para reorganização ou aperfeiçoamento das suas ideias, tendo em mente seu progresso na construção de conhecimentos e também questões objetivas da vida cotidiana.
a transmissão de conceitos específicos da disciplina que considera importantes, graduando aula a aula sua apresentação formalizada.
No ensino de Física, assim como no ensino de Ciências de forma geral, a disciplina deve ser apresentada aos alunos como uma construção humana
articulada com várias áreas do conhecimento, na qual muitas pessoas contribuem para o estudo e desenvolvimento de teorias ou para a compreensão de fenômenos e que também está sujeita a erros e adequações durante seu processo de evolução.
isolada e autossuficiente, dada a especificidade do conhecimento construído, acessível a pessoas com facilidade para a área de exatas e que não corresponde aos interesses da maioria da população estudantil brasileira.
estabelecida à margem de outras áreas do conhecimento e levada adiante por pessoas que se dedicam ao desenvolvimento de teorias precisas e exatas, que não necessitam de comprovação.
elaborada por gênios, de forma isolada e individual, que criam teorias exatas e perfeitas que podem contribuir para a evolução e melhoria da qualidade de vida por meio do desenvolvimento tecnológico.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Analisando historicamente a educação, houve um tempo em que se pensou que o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentava formas padronizadas, com características bem marcadasem cada fase. Supunha-se que as possibilidades e incapacidades de cada um eram determinadas geneticamente. Atribuíam à criança e a sua família diferentes carências de forma a justificar o insucesso da aprendizagem. Muitas dessas ideias ainda coexistem no meio escolar e influenciam as práticas didáticas, porém anuncia-se um novo tempo. Que tempo será esse?
um tempo de grandes mudanças, em que os meios de ensino têm prioridade sobre o processo de transmissão da aprendizagem pelo professor.
um tempo em que cada vez mais os conteúdos informais são priorizados pelas escolas, pais e sociedade em detrimento dos formais, valorizados pelos discentes.
um tempo em que a questão genética é decisiva para avaliar quem tem ou não chance para aprender, tendo em vista a seleção natural da sociedade.
um tempo em que se assiste a mudanças assustadoras, em que questões morais e éticas, tidas como permanentes, hoje são discutíveis.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O ciclo incorpora a concepção da formação global do sujeito, partindo do pressuposto da diversidade e dos ritmos diferenciados no processo educativo, criando espaços de experiências variadas para dar oportunidade de construção da autonomia e da produção de conhecimentos sobre a realidade. O ciclo para a escola plural é um tempo contínuo que se identifica com o tempo de formação do próprio desenvolvimento humano: infância, puberdade e adolescência. Os elementos a serem considerados pelo professor são, entre outros, a fase do desenvolvimento humano do aluno e suas características:
culturais e psicossociais.
pessoais e socioculturais.
biológicas e psicossociais.
naturais e culturais.
orgânicas e sociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.
Essa experiência revela queos indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica.
a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias.
a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos.
cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção.
a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...