Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
A permanência do objeto é uma das descobertas importantes do estágio em que João se encontra.
Um professor de Física do Ensino Médio que opte por trabalhar com a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar, ao desenvolver uma sequência didática que trate do conceito de calor deve, entre outros, assumir um papel de
agente transmissor de conhecimento, reconhecer que a avaliação deve ser realizada apenas no final do processo por meio de uma prova escrita e desenvolver o conceito de calor como energia.
agente transmissor e detentor do conhecimento, reconhecer que a avaliação deve ser processual e prospectiva e desenvolver o conceito de calor como substância.
orientador, reconhecer que a avaliação deve ser realizada apenas no final do processo por meio de uma prova escrita e desenvolver o conceito de calor como substância.
orientador, reconhecer que a avaliação deve ser processual e prospectiva e desenvolver o conceito de calor como energia.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No título Orientação Profissional em Ação, de Lisboa e Soares (2001), em relação ao papel da escola e da orientação educacional como parte integrante deste complexo contexto, encontra-se que a escola tem a função de desenvolver a capacidade geral de pensamento e julgamento do aluno, para que se estabeleça a identidade no desenvolvimento da personalidade, além de transmitir conhecimento, pois o que acompanha o ser humano até a velhice é a habilidade de discutir, inferir, comparar, adicionar, com baseemtrês fatores básicos:
cognitivo, afetivo e social.
percepção, concentração e memória.
linguístico, cognitivo e social.
percepção, atenção e memória.
biológico, psicológico e moral.
Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.
( ) As atividades lúdicas estimulam a desatenção, a desconcentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que o aluno fique mais agitado. ( ) Os jogos e as brincadeiras, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, podem incorporar valores morais e culturais, nos quais as atividades estimulam a promoção da autoimagem, a autoestima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição de um sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos. ( ) Há algum tempo o brincar era valorizado, mas destituído de valor educativo. Com o passar do tempo, houve uma mudança na forma como o brincar tem a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança, mas apenar após algumas etapas já superadas, como as atividades de cópia.V/ V/ F/ V
F/ F/ V/ F
V/ F/ V/ F
F/ F/ V/ V
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se os estágios do desenvolvimento cognitivo propostos por Piaget, é correto afirmar que João se encontra no período pré-operatório, visto que ele se diferencia de seu urso e se reconhece como agente da ação ao tentar encontrar o brinquedo.
Para superar ou reduzir as dificuldades de aprendizagem dos alunos, levando em conta a diversidade de crenças, ideias, níveis sociais, etnia e outras, o professor deve
limitar-se à estratégia metodológica de que mais gosta ou à qual está mais acostumado e que deve contribuir para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, permitindo a compreensão de conceitos importantes.
adotar, de forma equilibrada, metodologia diversificada, como o uso de atividades práticas, simulações, experimentos investigativos, demonstrações investigativas, trabalho com textos históricos, projetos etc. que devem contribuir para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, permitindo a compreensão de conceitos importantes.
deixar de lado estratégias metodológicas diversificadas, já que elas contribuem pouco para o desenvolvimento das competências e habilidades e compreensão dos conceitos importantes, e utilizar a avaliação por nota como ferramenta didática.
focar na aprendizagem dos alunos em termos de conceitos importantes, utilizando para isso aulas expositivas e exercícios de fixação, evitando a diversificação metodológica, que pode gerar maior confusão entre os alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.
Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):
aluno ativo e interessado.
professor que expõe e interpreta a matéria.
planejamento.
organização dos conteúdos.
aluno com dificuldades.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
Caso fossem associados estímulos aversivos à descoberta do urso, provavelmente João não tentaria mais encontrá-lo nas brincadeiras com a mãe ou com outro adulto.
Para Mantoan, numa perspectiva inclusiva e de uma escola de qualidade, os professores:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A escola, inserida em um ambiente onde as transformações tecnológicas estão moldando um novo ser, deve estimular a reflexão sobre o caminho traçado pelo homem quanto às percepções, sentimentos, ideias sobre o tempo, espaço, trabalho, lazer e moral. Os alunos são parte de um contexto social, sendo que a escola deve ampliar os horizontes para além de seus muros. O sistema escolar deve capacitar seus alunos a decifrarem e interpretarem o mundo para contribuírem com o sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela presença das novas tecnologias da informação e comunicação. Aatuação do professor no processo de interação com os alunos em ambiente informatizado também exige uma nova dinâmica, a uma nova educação supõe a necessidade de que novas características estejam presentes no perfil do professor. As descrições abaixo são características do perfil do professor na era do aluno virtual, EXCETO:
ser mais pesquisador do que transmissor.
ser capaz de preparar o aluno para lidar com a incerteza.
abandonar a preocupação exclusivamente didática para criar uma nova ecologia cognitiva.
ser mais memorizador do que reflexivo.
ter a prática cotidiana, a familiaridade e o prazer da intercomunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...