Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A permanência do objeto é uma das descobertas importantes do estágio em que João se encontra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um professor de Física do Ensino Médio que opte por trabalhar com a metodologia de Projeto como uma Proposta Pedagógica Interdisciplinar, ao desenvolver uma sequência didática que trate do conceito de calor deve, entre outros, assumir um papel de

  • A.

    agente transmissor de conhecimento, reconhecer que a avaliação deve ser realizada apenas no final do processo por meio de uma prova escrita e desenvolver o conceito de calor como energia.

  • B.

    agente transmissor e detentor do conhecimento, reconhecer que a avaliação deve ser processual e prospectiva e desenvolver o conceito de calor como substância.

  • C.

    orientador, reconhecer que a avaliação deve ser realizada apenas no final do processo por meio de uma prova escrita e desenvolver o conceito de calor como substância.

  • D.

    orientador, reconhecer que a avaliação deve ser processual e prospectiva e desenvolver o conceito de calor como energia.

No título “Orientação Profissional em Ação”, de Lisboa e Soares (2001), em relação ao papel da escola e da orientação educacional como parte integrante deste complexo contexto, encontra-se que a escola tem a função de desenvolver a capacidade geral de pensamento e julgamento do aluno, para que se estabeleça a identidade no desenvolvimento da personalidade, além de transmitir conhecimento, pois o que acompanha o ser humano até a velhice é a habilidade de discutir, inferir, comparar, adicionar, com baseemtrês fatores básicos:

  • A.

    cognitivo, afetivo e social.

  • B.

    percepção, concentração e memória.

  • C.

    linguístico, cognitivo e social.

  • D.

    percepção, atenção e memória.

  • E.

    biológico, psicológico e moral.

Em relação aos jogos e às brincadeiras no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) É através da atividade lúdica que a criança se prepara para a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, integrando-se nele, adaptando-se às condições que o mundo lhe oferece e aprendendo a competir, cooperar com os seus semelhantes: a conviver como um ser social.

( ) As atividades lúdicas estimulam a desatenção, a desconcentração e a imaginação e, por consequência, contribui para que o aluno fique mais agitado.

( ) Os jogos e as brincadeiras, no desenvolvimento da imaginação e da criatividade, podem incorporar valores morais e culturais, nos quais as atividades estimulam a promoção da autoimagem, a autoestima, a cooperação, já que o lúdico conduz à imaginação, fantasia, criatividade e à aquisição de um sentido crítico, entre outros aspectos que ajudam a moldar as suas vidas, como crianças e, futuramente, como adultos.

( ) Há algum tempo o brincar era valorizado, mas destituído de valor educativo. Com o passar do tempo, houve uma mudança na forma como o brincar tem a sua importância no processo de desenvolvimento de uma criança, mas apenar após algumas etapas já superadas, como as atividades de cópia.

  • A.

    V/ V/ F/ V

  • B.

    F/ F/ V/ F

  • C.

    V/ F/ V/ F

  • D.

    F/ F/ V/ V

João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se os estágios do desenvolvimento cognitivo propostos por Piaget, é correto afirmar que João se encontra no período pré-operatório, visto que ele se diferencia de seu urso e se reconhece como agente da ação ao tentar encontrar o brinquedo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para superar ou reduzir as dificuldades de aprendizagem dos alunos, levando em conta a diversidade de crenças, ideias, níveis sociais, etnia e outras, o professor deve

  • A.

    limitar-se à estratégia metodológica de que mais gosta ou à qual está mais acostumado e que deve contribuir para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, permitindo a compreensão de conceitos importantes.

  • B.

    adotar, de forma equilibrada, metodologia diversificada, como o uso de atividades práticas, simulações, experimentos investigativos, demonstrações investigativas, trabalho com textos históricos, projetos etc. que devem contribuir para o desenvolvimento de diversas competências e habilidades, permitindo a compreensão de conceitos importantes.

  • C.

    deixar de lado estratégias metodológicas diversificadas, já que elas contribuem pouco para o desenvolvimento das competências e habilidades e compreensão dos conceitos importantes, e utilizar a avaliação por nota como ferramenta didática.

  • D.

    focar na aprendizagem dos alunos em termos de conceitos importantes, utilizando para isso aulas expositivas e exercícios de fixação, evitando a diversificação metodológica, que pode gerar maior confusão entre os alunos.

Nos últimos anos, diversos estudos têm sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e à investigação do seu campo de conhecimentos.

Vários autores concordam em classificar as tendências pedagógicasemdois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. Nessa Pedagogia, a atividade de ensinar é centrada no(na):

  • A.

    aluno ativo e interessado.

  • B.

    professor que expõe e interpreta a matéria.

  • C.

    planejamento.

  • D.

    organização dos conteúdos.

  • E.

    aluno com dificuldades.

João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Caso fossem associados estímulos aversivos à descoberta do urso, provavelmente João não tentaria mais encontrá-lo nas brincadeiras com a mãe ou com outro adulto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Mantoan, numa perspectiva inclusiva e de uma escola de qualidade, os professores:

  • A. não podem duvidar das possibilidades de aprendizagem dos alunos, podem prever quando esses alunos irão aprender.
  • B. a deficiência de um aluno é motivo para que se deixe de proporcionar-lhe o ensino igual a todos, pois seu tempo de aprendizagem é outro e aí, um ensino a parte, diversificado é a melhor opção.
  • C. devem partir da capacidade de aprender desses e dos demais alunos, levando em consideração a singularidade das manifestações intelectuais.
  • D. a aprendizagem, também, é previsível, por isso, não cabem as rotulações e categorizações para distinguir um aluno do outro por sua capacidade de aprender.
  • E. precisam considerar que o aluno é um ser em constante vir a ser e que precisa de liberdade para aprender e para produzir conhecimento, no nível em que for capaz de assimilar um tema ou assunto de aula.

A escola, inserida em um ambiente onde as transformações tecnológicas estão moldando um novo ser, deve estimular a reflexão sobre o caminho traçado pelo homem quanto às percepções, sentimentos, ideias sobre o tempo, espaço, trabalho, lazer e moral. Os alunos são parte de um contexto social, sendo que a escola deve ampliar os horizontes para além de seus muros. O sistema escolar deve capacitar seus alunos a decifrarem e interpretarem o mundo para contribuírem com o sistema produtivo, social e cultural, setores influenciados, sobremaneira, pela presença das novas tecnologias da informação e comunicação. Aatuação do professor no processo de interação com os alunos em ambiente informatizado também exige uma nova dinâmica, a uma nova educação supõe a necessidade de que novas características estejam presentes no perfil do professor. As descrições abaixo são características do perfil do professor na era do aluno virtual, EXCETO:

  • A.

    ser mais pesquisador do que transmissor.

  • B.

    ser capaz de preparar o aluno para lidar com a incerteza.

  • C.

    abandonar a preocupação exclusivamente didática para criar uma nova ecologia cognitiva.

  • D.

    ser mais memorizador do que reflexivo.

  • E.

    ter a prática cotidiana, a familiaridade e o prazer da intercomunicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...