Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à atuação dos professores no processo ensino-aprendizagem da matemática no cotidiano atual, é correto afirmar que ele consiste em
I. favorecer o indivíduo para que ele faça uso dessa ferramenta chamada matemática. II. aplicar na sala de aula inúmeras situações que circundam o mundo, visto que a matemática desenvolve o raciocínio, garante uma forma de pensamento, possibilita a criação e amadurecimento de ideias. III. promover a interdisciplinaridade, por meio de exemplos práticos. É correto o que está contido emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
O sorriso da mãe de João ou os afagos que ele receba depois de encontrar o urso podem servir de estímulo para que a criança continue retirando o pano que esconde o brinquedo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pode-se afirmar que essa citação contém os princípios:
da Educação Infantil.
da EducaçãoTradicional.
da Educação Construtivista.
da Educação Inclusiva.
da Lei Orgânica daAssistência Social.
Uma profissional ingressou este ano na Educação como docente. Embora tenha aprendido muito no Ensino Superior sobre prática pedagógica, na atuação cotidiana os desafios são maiores, uma vez que as exigências feitas aos professores de antigamente são bastante diferenciadas daquelas feitas aos professores de hoje. Sob esta perspectiva, assinale a alternativa que não corresponde a uma característica do processo de ensino nos dias atuais.
O ensinar e o aprender são indissociáveis e complementares.
A Educação Básica é compulsória a todos.
A lógica é expressa por critérios externos.
Lógica da ambivalência e da complexidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Jean Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. Segundo o educador, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
O segundo período de desenvolvimento considerado por Piaget é o período pre-operatório , que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anosemmédia. Este período é marcado:
pela capacidade de coordenar mãos e olhos e pegar objetos.
pelo aparecimento da linguagem.
pela capacidade mental de realizar operações.
pelo início da construção lógica.
pela capacidade de realizar operações no plano das ideias.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor Paulo costuma fazer seu planejamento anotando apenas a unidade do livro didático que pretende usar em cada aula.
De acordo com as atuais discussões sobre planejamento, essa forma de organizá-lo pressupõe
a obediência à ordenação do livro didático, sem reflexão.
uma forma eficiente de acompanhar o livro didático.
o cumprimento do material em sua totalidade.
o acerto na escolha do material em uso.
a reflexão sobre os conteúdos que serão vistos.
A organização de um grêmio estudantil constitui
uma iniciativa dos alunos mais autônomos que não deve receber interferência da gestão escolar.
uma alternativa viável se outros espaços de negociação com os alunos não funcionarem.
um espaço de entretenimento saudável que possibilita aos alunos aproveitarem o tempo fora da aula.
um mecanismo de participação que contribui para a formação de alunos críticos e conscientes de seus direitos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A tendência pedagógica libertadora, em que os educandos são sujeitos do processo pedagógico, fundamenta-se no diálogo entre educador e educando, que estabelecem relações horizontais no cotidiano escolar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A elaboração da proposta pedagógica, uma das atividades obrigatórias dos estabelecimentos de ensino, deve ser realizada de forma participativa, sendo relevante reafirmar o princípio da autonomia da escola e apontar formas de superação dos problemas específicos da escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O trabalho com ética e cidadania nas escolas pode ser focado em quatro grandes eixos. São eles:
ética; convivência democrática; direitos humanos; inclusão social.
família; amizade; tolerância; patriotismo.
diversidade; respeito; profissionalização; estudo.
direitos humanos; compaixão; determinação; respeito.
inclusão social; convivência democrática; fraternidade; moralidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...