Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista as modernas concepções sobre educação, leia as afirmativas a seguir.

I. Ao trabalhar em sala de aula, o professor deve exercer função mediadora no processo de aprendizagem.

II. O ato de educar requer uma qualificação ampla de saberes tanto teóricos como metodológicos.

III. Conceitos teóricos são passíveis de discussão e modificação, o que se relaciona com o contexto escolar.

 Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A gestão responsabiliza-se pela qualidade da educação, entendida como mediação de conhecimento e como prática social da formação humana de cidadãos. A gestão democrática da educação necessita assegurar uma educação comprometida com a sabedoria de viver junto respeitando as diferenças. Nessa perspectiva, segundo Cury (2002) [ apud RANGEL (2009)] a gestão como forma superior de encontro das pessoas e solução de conflitos, implica o:

  • A.

    planejamento.

  • B.

    diálogo.

  • C.

    compromisso.

  • D.

    currículo.

  • E.

    respeito.

A interdisciplinaridade realiza-se como uma forma de ver e sentir o mundo, de estar no mundo, de perceber, entender o mundo de forma holística, em sua rede infinita de relações, em sua complexidade, de entender as múltiplas implicações que se realizam, ao analisar um acontecimento, um aspecto da natureza, isto é, os fenômenos, na dimensão:

  • A.

    biológica, psicológica ou social.

  • B.

    emocional, natural ou comportamental.

  • C.

    social, natural ou cultural.

  • D.

    familiar, escolar e social.

  • E.

    mundial, global ou planetária.

A modalidade Multimétodo de Avaliação de Cursos de Capacitação

  • A.

    aplica apenas questionários em sua coleta de dados.

  • B.

    usa de forma integral as falas dos sujeitos pesquisados.

  • C.

    desmonta o discurso dos sujeitos pesquisados, recolocando os dados coletados.

  • D.

    restringe-se a uma avaliação qualitativa, focada nos sujeitos.

  • E.

    considera o enviesamento natural das respostas diretas o centro de suas conclusões.

“Além de construir seu conhecimento e domínio do sistema ortográfico, o aprendiz da língua escrita também deve construir o conhecimento e o uso da escrita como discurso, isto é, como atividade real de enunciação, necessária e adequada a certas situações de interação, e concretizada em uma unidade estruturada – o texto – que obedece a regras discursivas próprias (recursos de coesão, coerência, informatividade, entre outros).” (SOARES, 2003, p. 105)

É correto afirmar que a autora se refere ao texto enquanto prática social em qual perspectiva? Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Regulação;

  • B.

    Letramento;

  • C.

    Condutismo;

  • D.

    Classificação;

  • E.

    Reducionismo.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), na educação escolar, favorece:

  • A.

    o processo ensino-aprendizagem, por oferecer um novo suporte com novas ferramentas, permitindo a ampliação das diferentes formas de interação e comunicação para o aluno.

  • B.

    a curiosidade do educando, ávido pelas novidades do mundo atual, facilitando o seu uso pessoal e novas amizades.

  • C.

    o professor, que, com novos instrumentos, não precisa mais planejar suas aulas diárias e semanais.

  • D.

    o espírito inovador do aluno, cansado de ler textos didáticos e de literatura nacional e estrangeira.

  • E.

    a disciplina escolar, porque todos os alunos, concentrados no uso do computador, ficarão em silêncio, evitando balbúrdiaemsala de aula.

Em relação à construção das estruturas cognitivas, é correto afirmar:

( ) Nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento.

( ) Os esquemas de conhecimento se definem como as representações que uma pessoa possui, num momento dado de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento.

( ) Ao longo da vida os esquemas de conhecimento são revisados, modificados, tornando-se mais complexos e adaptados à realidade, mais ricos em relações.

( ) A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno independe de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

( ) A situação de aprendizagem pode ser concebida como um processo de comparação, de revisão e de construção de esquemas de conhecimento sobre os conteúdos escolares.

Considerando (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas, temos a seguinte sequência, de cima para baixo:

  • A.

    F – F – F – F – V

  • B.

    V – V – V – F – V

  • C.

    V – V – V – V – F

  • D.

    F – V – F – V – F

  • E.

    V – F – V – F – V

“Globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais de adolescentes e jovens, expressões de diferentes classes sociais, movimentos culturais e religiosos, diversas formas de violência e exclusão social configuram novos e diferenciados cenários sociais, políticos e culturais.” Desta forma, segundo Candau (2000), é preciso superar a didática voltada ao aluno padrão e reinventar a didática escolar, numa perspectiva:

  • A.

    transdisciplinar.

  • B.

    holística

  • C.

    interdisdisciplinar.

  • D.

    multidisciplinar.

  • E.

    multidimensional.

A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:

  • A.

    os alunos que já estão nos últimos anos de escolaridade do Ensino Fundamental.

  • B.

    desde a faixa etária de zero a cinco anos, durante a Educação Infantil.

  • C.

    somente os casos mais complexos de deficiência.

  • D.

    apenas os estudantes de faixa etária do Ensino Fundamental.

  • E.

    os alunos que possuem condições de aprendizagem socializada.

(...) O ofício docente exige a negociação constante, quer com relação às estratégias de ensino ou de avaliação, quer com relação aos objetivos e até mesmo aos conteúdos preconizados – sempre com vistas à flexibilização das delegações institucionais e das formas relacionais (AQUINO, 2000, p. 98).

Assinale a alternativa que apresenta o conjunto dos principais quesitos para a construção negociada na relação professor(a)/aluno(a)/conhecimento.

  • A.

    Investimento nos vínculos concretos, instituição de punições disciplinares e modelagem moral dos(as) alunos(as);

  • B.

    Fidelidade ao contrato pedagógico, instituição de punições disciplinares e permeabilidade à mudança e à invenção;

  • C.

    Permeabilidade à mudança e à invenção, investimento nos vínculos concretos e fidelidade ao contrato pedagógico;

  • D.

    Modelagem moral dos(as) alunos(as), permeabilidade à mudança e à invenção e instituição de punições disciplinares;

  • E.

    Instituição de punições disciplinares, fidelidade ao contrato pedagógico e modelagem moral dos(as) alunos( as).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...