Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A educação inclusiva é, antes de tudo, uma questão de direitos humanos, uma vez que defende que não se pode segregar nenhuma pessoa como consequência de sua deficiência ou de sua dificuldade de aprendizagem, qualquer que seja. Segundo Campbell (2002), na escola inclusiva, a ação educativa é entendida comoumprocesso:
assistencial.
social.
integracional.
interacional.
especial.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Desde a década de 1990, a questão da interdisciplinaridade tem estado presente nos debates educacionais. Na organização curricular e no planejamento pedagógico, tem se tentando buscar a intercomplementaridade dos conhecimentos, por meio do:
rompimento da estrutura de cada disciplina, para construir uma axiomática nova e comum a todas as disciplinas, com o objetivo de dar uma visão unitária de um campo do saber, promovendo intercâmbios mútuos e integrações recíprocas entre as várias ciências.
entrosamento de alguns conceitos e temas, permitindo as articulações necessárias entre os saberes, conservando os limites de cada componente curricular, garantindo a dualidade no campo deumsaber específico.
intercâmbio entre os docentes, de acordo com seus programas, para não prejudicar a organização curricular já estabelecida que, na avaliação do coletivo, se concluiu que ela tem muitos aspectos positivos, porque foi pensada e planejada durante uma semana de reuniões.
planejamento realizado por Supervisores Escolares com formação pedagógica e domínio dos componentes curriculares que estão contidos na Pedagogia, tanto de aspecto teórico, como de aspecto prático e real, como especialistas da educação.
processo de reconstrução dos conceitos próprios de um campo delimitado do conhecimento, visando a facilitar a compreensão do aluno não acostumado a novas formas de pensamento, e formulando exemplos vividos por ele, tentando estabelecer limites vividos pela sua realidade.
Em relação ao trabalho com o conhecimento escolar, analise as seguintes afirmativas.
I. Em uma perspectiva de avanço na educação é importante considerar os conhecimentos dos/as alunos/as como redes tecidas através de processos de aprendizagem singulares, múltiplos e imprevisíveis, uma vez que cada educando incorpora as novas informações às suas próprias redes de modo diferente dos demais.
II. O pensar interdisciplinar parte da premissa de que nenhuma forma de conhecimento é em si mesma exaustiva, uma vez que dialoga com outras fontes de saber.
III. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.
IV. A transposição didática conservadora, que assume o currículo como uma progressão regular e linear de saberes, está embasada na abordagem construtivista e genética do desenvolvimento e dos conhecimentos.
Quais estão INCORRETAS?
I e IV estão incorretas.
I, II e III estão incorretas.
II e III estão incorretas.
III e IV estão incorretas.
Somente IV está incorreta.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:
a avaliação não se encerra com a qualificação do estado em que está o educando ou estão os educandos. Ela obriga a decisão, não é neutra. Só se completa com a possibilidade de indicar caminhos mais adequados e mais satisfatórios para uma ação que estáemcurso.
um dos objetivos da avaliação é a qualidade de vida para o educando, exigindo uma prática diagnosticadora voltada para a seleção dos melhores alunos, aqueles que se revelam automotivados sujeitos do bom desempenho.
quando se organiza o plano de curso, pelo seu caráter anual, o docente deve prever várias estratégias de avaliação, desde a autoavaliação até a coletiva. Devem ser aplicados instrumentos variados, com base na aprendizagem de definições memorizadas automaticamente.
no primeiro dia de aula, todos os professores devem aplicar testes padronizados como procedimento de aferição inicial. Após sua aplicação, dividir a turma em três grupos: os possíveis alunos que aprenderão; os que aprenderão com dificuldades; os que jamais aprenderão.
se a avaliação está presente em todas as etapas do ensino, devem ser utilizados instrumentos avaliativos objetivos porque facilitarão aos professores a sua correção, como também a comparação entre os alunos, detectando os bons alunos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação à organização do trabalho em sala de aula, Vasconcellos afirma que o trabalho com projetos tem se revelado como uma estratégia bastante interessante no sentido de superar os vícios da educação bancária.... Segundo o autor, isso ocorre porque, no trabalho com projetos didáticos,
ainda que os desafios colocados para os alunos sejam impossíveis de serem atingidos, sua importância está na motivação que proporciona.
os temas escolhidos pelo professor são trabalhados pela turma tendo em vista a transmissão de um rico patrimônio cultural.
para que o aluno aprenda os conteúdos do programa, o projeto deve se tornar uma simples estratégia de motivação.
parte-se de temas que são de interesse da turma e a metodologia é bastante ativa.
desconsidera-se a vinculação do trabalho por projeto com a intencionalidade do trabalho educativo como um todo.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Pensar que a família determina o problema de aprendizagem de um dos seus integrantes é pensar emtermos de causalidade:
linear
circular
linear-circular
circular-linear
circularidade causal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Levando em consideração alguns estudos sobre a organização e gestão escolar e a observação de experiências levadas a efeito nos últimos anos, Libâneo et al apresentam quatro diferentes concepções de gestão.
________ : considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação das pessoas.
________ : baseia-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
________ : baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe.
________ : baseia-se na hierarquia de cargos e de funções, nas regras e nos procedimentos administrativos, para a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Técnico-científica ... Autogestionária ... Interpretativa ... Democrático-participativa
Democrático-participativa ... Autogestionária ... Interpretativa ... Técnico-científica
Interpretativa ... Autogestionária ... Democrático- -participativa ... Técnico-científica
Autogestionária ... Democrático-participativa ... Técnico-científica ... Interpretativa
Democrático-participativa ... Interpretativa ... Autogestionária ... Técnico-científica
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O distúrbio de déficit de atenção afeta cerca de 10% da população infantil. Encontre a alternativa que revele uma característica básica desse déficit:
diminuição da atenção dirigida a uma atividade.
humor sem variação.
apresenta invariavelmente hiperatividade.
a criança não apresenta impulsividade.
foco em uma atividade perdendo a noção do contexto geral.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I a; II e; III d; IV c; V b.
I c; II a; III d; IV e; V b.
I b; II e; III c; IV d; V a.
I d; II c; III a; IV e; V b.
I a; II b; III c; IV d; V e.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Freud afirmou que a educação é uma tarefa impossível. Com essa afirmação ele defende a ideia de que a educação é uma tarefa:
irrealizável.
fadada ao fracasso.
que não pode ser realizada integralmente.
que só pode ser realizada se for integrada com a psicanálise.
impraticável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...