Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação, Chrispino afirma que o conflito
é parte integrante da vida e da atividade social e origina-se da diferença de interesses, de desejos e de aspirações.
deve ser percebido a partir de uma noção restrita de erro e de acerto e, portanto, pode ser positivo ou negativo.
pode ser evitado, e seus motivos devem ser suprimidos, pois ele não possui utilidade nem tampouco traz vantagem alguma.
é algo ruim, uma vez que atenta contra a ordem social, assim sendo, inibi-lo é fundamental para garantir a convivência pacífica.
é uma anomalia do controle social e, para que não dê origem a manifestações violentas, precisa ser reprimido.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo Alicia Fernandes, a origem do problema de aprendizagem se encontra:
nos pais.
na estrutura individual do paciente.
na rede de vínculos familiares.
na escola.
na geração de antecessores.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Terezinha Azerêdo Rios, o trabalho docente competente é aquele em que o docente mobiliza todas as dimensões de sua ação com o objetivo de proporcionar algo bom para si mesmo, para os alunos e para a sociedade.. Com relação a esse pensamento, analise as informações a seguir.
Diz respeito à capacidade de lidar com os conteúdos conceitos, comportamentos e atitudes e à habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos.
Diz respeito à presença da sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora.
Diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício de direitos e deveres.
Diz respeito à orientação da ação, fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo.
De acordo com Rios, essas informações referem-se, correta e respectivamente, às dimensões
filosófica, política, ética e estética.
teórica, técnica, ideológica e política.
técnica, estética, política e ética.
doutrinária, filosófica, ideológica e técnica.
ideológica, teórica, técnica e política.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O pensamento multicultural tenta viabilizar uma educação que questione o modelo único, branco, masculino, heterossexual e ocidental que embasa discursos curriculares, monoculturais e dominante. Ao lidarmos com o múltiplo, estamos praticando um processo de aprendizagem que leva em conta e valoriza a:
uniformidade das identidades.
identidade e diferença.
perspectiva dominante da cultura.
hierarquização cultural.
síntese cultural.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Técnicas projetivas procuram avaliar o aluno no seguinte aspecto:
inteligência
cognição.
afetividade
assimilação.
transcendência.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Partindo da definição de que o processo de aprendizagem consiste na produção e na estabilização de condutas, serão consideradas aprendizagens, as que forem produzidas no contexto:
escolar.
meio familiar.
comunitário, desde que sejam aplicadas na escola.
escolar, familiar e comunitário desde que sejam aplicadas na escola.
escolar, familiar e comunitário, mesmo que não sejam aplicadas na escola.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A Educação Infantil deve pautar-se pela indissociabilidade entre:
cuidado e a educação.
cuidado e escolarização.
aprendizado e socialização.
pensamento e linguagem.
direitos e deveres.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Analise o trexo abaixo:
Em uma língua qualquer, é muito comum ocorrer que um plano de expressão (um significante) seja suporte para mais de um plano de conteúdo (significado), ou seja, que um mesmo termo tenha vários significados.
Esse trecho traduz o significado de:
Paráfrase
Polissemia.
Oxímoro ou Paradoxo.
Denotação e Conotação.
Plano morfossintático dos textos e palavras.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
A instituição de educação infantil é um dos espaços de:
adaptação da criança ao mundo adulto.
inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas.
adequação da criança ao espaço escolar como meio para que ela tenha condições de progredir em estudos posteriores.
inserção da criança ao mundo letrado, espaço este destinado especificamente à alfabetização dos menores de 06 anos.
elaboração de projetos educacionais higienistas e moralizadores para aqueles que neste espaço estão matriculados.
A vice-diretora, substituindo a diretora da unidade que se encontrava em licença médica, iniciou a primeira reunião de organização da unidade revisitando a proposta pedagógica. Com base na Resolução nº 5, de 2009, solicitou que cinco professores apresentassem a definição de Educação Infantil. Sendo assim, assinale a alternativa cuja definição de Educação Infantil coincide com a referida legislação.
Primeira etapa do Ensino Fundamental, oferecida em creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental, as quais se caracterizam como espaços institucionais escolares que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e não são submetidos a controle social.
Ensino que tem por objetivo geral proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania. É oferecido em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino.
Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches, pré-escolas e atendimento domiciliar, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos e domésticos. Constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados, seja em creches formalmente organizadas e instituídas, seja de outras formas de organização, que educam e cuidam de crianças de 0 a 6 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos, que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade, no período diurno, em jornada integral ou parcial. São regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...