Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre o ensino da língua, é correto afirmar.
O ensino da gramática normativa busca capacitar o usuário da língua a empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação.
O ensino da variedade padrão ou formal da língua leva à competência comunicativa para a pluralidade de discursos.
Segundo a gramática normativa, não há erro linguístico e sim inadequação da variedade padrão.
O ensino da língua materna justifica-se prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa.
No ensino da língua materna, deve-se considerar a gramática descritiva, ou seja, o conjunto de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:
Éticos, Políticos e Cristãos.
Éticos, Políticos e Estéticos.
Pedagógicos, Políticos e Morais.
Religiosos, Familiares e Pedagógicos.
Educacionais, Familiares e Espirituais.
A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela
aberta às diferenças, na qual as crianças, jovens e adultos devem aprender juntos, independentemente de suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.
na qual se desenvolva uma pedagogia centrada no professor e capaz de educar as crianças com diferentes necessidades, reordenando o trabalho pedagógico para as classes que irão receber estas crianças com suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.
que reconhece e responde às diversas necessidades de seus alunos, assegurando um currículo capaz de educá-los em espaços criados exclusivamente para os alunos com necessidades educacionais especiais, reordenando e adaptando o trabalho pedagógico para as classes que acolherão as crianças com estas características.
que tem como princípio o direito incondicional à escolarização de todos os alunos em espaços educativos diferenciados; para isso a escola deve transformar-se para receber estes alunos e isto deve constar no Projeto Político-Pedagógico da escola, construído pela equipe gestora.
O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre
os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.
a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.
a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.
o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação aos conteúdos do ensino, assinale a opção correta.
Os conteúdos dispostos no plano temporal ao longo das séries obedecem a uma organização vertical.
Os conteúdos que seguem uma organização horizontal são aqueles encontrados em um mesmo livro.
Organizar conteúdos de acordo com o princípio lógico significa utilizar exemplos da realidade do aluno.
A ordenação de conteúdos que atende às características individuais está em consonância com o denominado princípio da particularidade.
A organização dos conteúdos deve seguir três critérios básicos: continuidade, integração e inclusão.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Assinale a alternativa que melhor conceitua metodologia de trabalho voltada à língua portuguesa.
São objetivos educacionais abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento no uso adequado da língua materna.
É a interação entre professor e conhecimento e as relações decorrentes desse convívio, dentro da sala de aula em que se constroem discursos paralelos.
A metodologia de trabalho deve, em primeira instância, ser entendida como orientação pedagógica geral para o processamento de uma prática congruente, não dissociada daqueles princípios que regem a concepção de linguagem assumida, com todas as suas implicações.
É um processo que estimula o repensar a formação docente ou a capacitação daqueles professores de português que já exercem suas funções.
É a ferramenta de que se vale o educador para formar seres humanos, capazes de refletir criticamente sobre o contexto em que vivem.
Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:
realizar uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como o único informante durante o desenvolvimento da atividade.
desenvolver atividades com pouco desafio, intervir da mesma maneira com todos os alunos e definir o número de participantes nos agrupamentos.
organizar atividades em pequenos grupos, definir o número de participantes em cada grupo e estabelecer critérios de seleção dos participantes.
planejar os agrupamentos junto com os alunos, sendo que eles devem escolher com quem desejam realizar a atividade.
A aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta:
1ª Coluna
1 Interdisciplinaridade.
2 Transdisciplinaridade.
2ª Coluna
( ) Busca superar o conceito de disciplina.
( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.
( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento.
( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas.
( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas.
Está correta a sequência:
2, 2, 1, 1, 1.
1, 1, 2, 2, 2.
2, 1, 1, 1, 2.
2, 1, 2, 1, 1.
2, 1, 1, 2, 1.
O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da
igualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
igualdade social, o da justiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da inclusão social.
A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:
desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.
apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.
promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.
confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.
todas as alternativas estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...