Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre o ensino da língua, é correto afirmar.

  • A.

    O ensino da gramática normativa busca capacitar o usuário da língua a empregá-la adequadamente nas diversas situações de comunicação.

  • B.

    O ensino da variedade padrão ou formal da língua leva à competência comunicativa para a pluralidade de discursos.

  • C.

    Segundo a gramática normativa, não há erro linguístico e sim inadequação da variedade padrão.

  • D.

    O ensino da língua materna justifica-se prioritariamente pelo objetivo de desenvolver a competência comunicativa.

  • E.

    No ensino da língua materna, deve-se considerar a gramática descritiva, ou seja, o conjunto de regras que é dominado pelos falantes e que lhes permite o uso normal da língua.

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

  • A.

    Éticos, Políticos e Cristãos.

  • B.

    Éticos, Políticos e Estéticos.

  • C.

    Pedagógicos, Políticos e Morais.

  • D.

    Religiosos, Familiares e Pedagógicos.

  • E.

    Educacionais, Familiares e Espirituais.

A inclusão escolar, que visa a reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares, tem sido defendida em conferências, convenções e documentos internacionais. A Declaração de Salamanca, em 1994, propôs a escola inclusiva como aquela

  • A.

    aberta às diferenças, na qual as crianças, jovens e adultos devem aprender juntos, independentemente de suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • B.

    na qual se desenvolva uma pedagogia centrada no professor e capaz de educar as crianças com diferentes necessidades, reordenando o trabalho pedagógico para as classes que irão receber estas crianças com suas características, origens, condições físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas ou emocionais, econômicas ou socioculturais.

  • C.

    que reconhece e responde às diversas necessidades de seus alunos, assegurando um currículo capaz de educá-los em espaços criados exclusivamente para os alunos com necessidades educacionais especiais, reordenando e adaptando o trabalho pedagógico para as classes que acolherão as crianças com estas características.

  • D.

    que tem como princípio o direito incondicional à escolarização de todos os alunos em espaços educativos diferenciados; para isso a escola deve transformar-se para receber estes alunos e isto deve constar no Projeto Político-Pedagógico da escola, construído pela equipe gestora.

O alfabeto da Língua Portuguesa é composto por 26 letras, que possibilitam a escrita de todas as palavras da língua. O professor deve apresentá-lo aos alunos seguindo a ordem, o que facilita a compreensão do todo e a distinção de cada unidade, além de dar condição aos alunos de ampliarem sua compreensão sobre

  • A.

    os nomes das letras, familiarizando-se com a ortografia, pontuação, paragrafação na ordem alfabética.

  • B.

    a cultura escrita, familiarizando-se com um conhecimento de grande utilidade social, visto que muitos dos nossos escritos se organizam pela ordem alfabética.

  • C.

    a cultura escrita, familiarizando-se com o conhecimento de escrita de palavras, frases e textos.

  • D.

    o conhecimento de ortografia, pontuação, paragrafação e sua compreensão sobre como escrever palavras e frases sem erros ortográficos.

Em relação aos conteúdos do ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Os conteúdos dispostos no plano temporal ao longo das séries obedecem a uma organização vertical.

  • B.

    Os conteúdos que seguem uma organização horizontal são aqueles encontrados em um mesmo livro.

  • C.

    Organizar conteúdos de acordo com o princípio lógico significa utilizar exemplos da realidade do aluno.

  • D.

    A ordenação de conteúdos que atende às características individuais está em consonância com o denominado princípio da particularidade.

  • E.

    A organização dos conteúdos deve seguir três critérios básicos: continuidade, integração e inclusão.

Assinale a alternativa que melhor conceitua metodologia de trabalho voltada à língua portuguesa.

  • A.

    São objetivos educacionais abstratos, isso porque referem-se a mudanças de comportamento no uso adequado da língua materna.

  • B.

    É a interação entre professor e conhecimento e as relações decorrentes desse convívio, dentro da sala de aula em que se constroem discursos paralelos.

  • C.

    A metodologia de trabalho deve, em primeira instância, ser entendida como orientação pedagógica geral para o processamento de uma prática congruente, não dissociada daqueles princípios que regem a concepção de linguagem assumida, com todas as suas implicações.

  • D.

    É um processo que estimula o repensar a formação docente ou a capacitação daqueles professores de português que já exercem suas funções.

  • E.

    É a ferramenta de que se vale o educador para formar seres humanos, capazes de refletir criticamente sobre o contexto em que vivem.

Lúcia é professora em uma escola pública e ministra aulas no Ensino Fundamental no 2º ano (1ª série). Rachel, sua colega de turno, solicitou sua ajuda para montar os agrupamentos e reagrupamentos com sua sala, com o objetivo de fornecer a aprendizagem de todos os seus alunos com relação à leitura. Rachel tem algumas informações sobre o perfil dos seus alunos e, também, registros sobre as hipóteses de escrita das crianças. Lúcia ofereceu as seguintes orientações a Rachel para que o planejamento dos agrupamentos seja produtivo e atinja os objetivos de aprendizagem dos alunos:

  • A.

    realizar uma atividade diferente com cada aluno, tendo o professor como o único informante durante o desenvolvimento da atividade.

  • B.

    desenvolver atividades com pouco desafio, intervir da mesma maneira com todos os alunos e definir o número de participantes nos agrupamentos.

  • C.

    organizar atividades em pequenos grupos, definir o número de participantes em cada grupo e estabelecer critérios de seleção dos participantes.

  • D.

    planejar os agrupamentos junto com os alunos, sendo que eles devem escolher com quem desejam realizar a atividade.

A aplicação dos termos interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são comumente usados no meio educacional. Classifique os conceitos na ( 2ª coluna) de acordo com o termo destacado na (1ª coluna). Marque em seguida a sequência correta:

1ª Coluna

1 – Interdisciplinaridade.

2 – Transdisciplinaridade.

2ª Coluna

( ) Busca superar o conceito de disciplina.

( ) Os interesses próprios de cada disciplina são preservados.

( ) Há comunicação entre campos do saber, possibilitando a interação do conhecimento.

( ) Etapa superior de integração, não existe fronteira entre as disciplinas.

( ) Adota uma perspectiva teórica-metodológica comum para todas as disciplinas envolvidas.

Está correta a sequência:

  • A.

    2, 2, 1, 1, 1.

  • B.

    1, 1, 2, 2, 2.

  • C.

    2, 1, 1, 1, 2.

  • D.

    2, 1, 2, 1, 1.

  • E.

    2, 1, 1, 2, 1.

O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da

  • A.

    igualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.

  • B.

    igualdade social, o da justiça social e o da exclusão social.

  • C.

    desigualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.

  • D.

    desigualdade social, o da injustiça social e o da inclusão social.

A metodologia de projetos rompe com as velhas práticas expositivas, lineares e unidirecionais. Por isto, ela é importante na medida em que:

  • A.

    desenvolve prioritariamente a afetividade, relegando os aspectos cognitivos a um segundo plano.

  • B.

    apenas coloca o aluno em atividade individual e em grupo.

  • C.

    promove a interação entre alunos, por meio da experimentação numa dimensão lúdica.

  • D.

    confunde a ação do professor, numa perspectiva de experiências reais.

  • E.

    todas as alternativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...