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Hernandez e Ventura afirmam que a metodologia de projetos muito usada numa escola moderna deve apresentar os seguintes elementos:
perspectiva, estimativa de prazos, resultados esperados.
objetivo geral e específico, rede de todos os procedimentos de avaliação.
situação geradora, atividades e tarefas, procedimentos de avaliação.
situação geradora, objetivo específico, atividades e tarefas, recursos e cronograma.
objetivos gerais e específicos, situação geradora, justificativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Entrevista é definida como uma conversa intencional entre duas ou mais pessoas, dirigida por uma dessas pessoas com a intenção de obter informações sobre determinado assunto. A respeito de entrevista, assinale a opção correta.
Independentemente do tipo de entrevista escolhido, o pesquisador será sempre o entrevistador.
É inadequado o uso do telefone para realização de entrevistas no contexto da pesquisa acadêmica.
O trabalho de transferir para o papel o conteúdo das entrevistas gravadas em áudio denomina-se impressão.
Entrevista estruturada tem como característica principal a organização do ambiente físico onde a entrevista será realizada.
A entrevista semiestruturada caracteriza-se pela existência de um roteiro que serve de guia para o seu desenvolvimento e pela flexibilidade com relação à sequência das questões.
Uma das práticas pedagógicas modernas é o desenvolvimento da metodologia de projetos. Sobre este tema é correto afirmar:
mantém a fragmentação do saber, com ênfase no conteudismo.
explicita a formação global e holística do aluno, numa perspectiva acrítica.
dispensa o uso de trabalhos de grupo, pesquisa e a orientação do professor.
propõe novos rumos pedagógicos, com modelos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar consigo mesmo.
é uma metodologia descontextualizada, com imposição de disciplinas e de conteúdos a serem trabalhados pelo professor.
A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:
É importante ter a clareza de que hoje as crianças e jovens estão sem parâmetros e sem saber quem educa quem. No entanto, é preciso reconhecer que, em meio a tantas dúvidas, o melhor é deixar a poeira abaixar, pois não é fácil nem para os pais e nem para escola assumir alguma posição neste momento.
Cabe aos pais colocar os limites necessários às crianças, pois a criança que cresce sem entender a importância dos limites necessários para a convivência social torna-se, na maioria das vezes, um indivíduo com desvio de comportamento. Os bancos escolares são responsáveis somente pela educação informativa.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deixa claro que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Quanto à educação propriamente dita, a responsabilidade fica somente para a escola.
Com relação aos valores que vão orientar e formar o indivíduo em sua trajetória de vida, é de responsabilidade da família assumir o papel na formação do indivíduo. A função da escola é assegurar a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual e deixar claro para os pais e para todos envolvidos que a formação ética faz parte das atribuições de todo educador, sendo necessária a imposição de alguns valores, principalmente no que se refere à qualidade do convívio social escolar.
Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco (de palavras) às letras do segundo:
1º BLOCO
(1) Abordagem tradicional.
(2) Abordagem comportamental.
(3) Abordagem cognitiva.
2º BLOCO
(A) Os desempenhos esperados dos alunos são instalados e mantidos por reforçadores: elogios, notas, prêmios...
(B) Ensinar consiste num planejamento de condições externas que levam os alunos a aprender.
(C) A exposição oral do professor tem lugar privilegiado, cabendo ao aluno a memorização do conteúdo.
(D) A aprendizagem se realiza quando o aluno elabora seu conhecimento.
A alternativa correta é:
3A, 2B, 1C, 1D
2A. 2B. 3C. 1D.
1A. 2B. 3C. 1D.
2A. 3B. 2C. 1D.
2A. 3B. 2C. 1D.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No contexto de ensino e aprendizagem, diversos métodos são criados a partir das muitas teorias que explicam os fenômenos observados. Com relação à metodologia de projetos, assinale a opção correta.
O aluno é conquistado dia a dia para participar dos projetos.
O vocábulo problema designa uma situação de risco para o trabalho pedagógico.
O vocábulo problema designa a situação caracterizada pela diferença entre uma situação atualmente descrita e a que se pretende alcançar.
Nem todos os modelos de ensino se aplicam ao método de projetos.
Nessa metodologia o professor exerce o papel de idealizador.
Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é
o currículo que defende o agrupamento de assuntos para serem memorizados e uma sequência de exercícios a serem praticados até serem dominados pelos alunos.
o referencial de conteúdos curriculares que os alunos precisam aprender para se assumirem como cidadãos capazes de desenvolver e expressar opiniões, analisar e julgar comportamentos e fatos do cotidiano.
a faculdade de mobilizar simultaneamente um conjunto de recursos cognitivos − como saberes, habilidades e informações − para se posicionar com clareza e solucionar com pertinência e eficácia variadas situações de aprendizagem.
a capacidade indispensável da escola de constituir-se em um lugar no qual as gerações transmitam umas às outras o acervo dos conhecimentos historicamente construídos.
Sabe-se que o que dá sentido aos processos de aprendizagem é o grau de comprometimento emocional que o grupo de alunos e professores atribui aos atos de ensinar e aprender. Sabe-se ainda que a emoção tem papel fundamental nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula e na construção de vínculos entre as pessoas do grupo, o que favorece o desabrochar do interesse pelo conhecimento. Partindo dessa premissa, cabe ao professor
solicitar que os alunos se coloquem de maneira passiva diante da aprendizagem e que aguardem que o professor os oriente sobre o que devem fazer para garantir altos níveis de concentração.
explicar para os alunos, no início do ano escolar, as diferentes aprendizagens e conhecimentos que terão no espaço escolar, despertando seu interesse em diversificar os aprendizados, alternando aqueles obtidos no cotidiano com os construídos na escola.
colocar-se disponível para os alunos, saber escutar o grupo e compreender as demandas de conhecimento que surgem entre eles, através da observação, das conversas, da investigação das expressões corporais e das brincadeiras.
intervir sempre que o grupo de crianças apresentar perguntas do tipo: "Por que chove? O que tem dentro do nosso corpo? Por que os homens fazem guerra?", informando que haverá um momento propício para responder às indagações.
Transformar as atividades escolares em situações que contribuam efetivamente para a formação integradora dos alunos é uma meta de todo educador. Para isso, é essencial que o professor tenha clareza de alguns princípios coerentes com essa prática, como, dentre outros:
No cotidiano escolar deve-se saber diferenciar os momentos para ensinar, em que os alunos devem saber ouvir e aprender, e os momentos voltados para a discussão de valores como a solidariedade e respeito.
Uma pergunta desafiadora, um limite proposto no momento adequado ou mesmo um elogio encorajador durante as atividades de sala de aula frequentemente prejudicam o planejamento do professor e interferem negativamente na aprendizagem dos alunos.
Diferentes dimensões da formação não podem coexistir em atividades tão diferenciadas quanto observar um fenômeno científico e apreciar um poema.
Para considerar as várias ações como intervenções pedagogicamente apropriadas, é preciso que todo educador reveja constantemente seus valores, seus conhecimentos e consequentemente suas ações para transformar as atividades escolares em situações de formação individual e coletiva.
Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste princípio, está correto afirmar:
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (no livro "Psicogênese da Língua Escrita" de 1979) defendem que não é necessário diagnosticar o quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização.
Paulo Freire, grande pensador e educador, opunha-se ao que chamava de educação libertadora, onde o professor é o depositante e o aluno o depositário da educação, o que o torna incapaz de ler o mundo criticamente.
Célestin Freinet, desde os anos 20 do século passado, já defendia e utilizava práticas ainda hoje presentes em muitas escolas, quais sejam: construção de jornal escolar, troca de correspondências, cantinhos pedagógicos, trabalhos em grupo, aulas-passeio.
Howard Gardner, no livro Estruturas da Mente: Teoria das Inteligências Múltiplas, defende a existência de onze inteligências, e destaca a Inteligência musical no comentário: "Ter aulas de música garante aos estudantes desenvolver a inteligência musical, a noção espacial e as linguagens escrita, verbal e gestual.
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