Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

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Um dos mecanismos para a melhoria da educação tem sido a fixação de metas de qualidade que servem como guia para que os professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, de um modo geral, acompanhem a evolução da escola. Para atingir algumas destas metas, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa “Ler e Escrever”, que teve início em 2007, com o objetivo de

  • A.

    diminuir o número de alunos nas salas de aula do ciclo I de modo a favorecer o processo de alfabetização das crianças.

  • B.

    alfabetizar plenamente os alunos de oito anos e promover a recuperação das aprendizagens daqueles que não alcançaram as expectativas previstas ao longo do ciclo I.

  • C.

    promover a troca de experiência entre os professores mediante a socialização de materiais produzidos por eles.

  • D.

    diminuir o alto índice e evasão que ocorre, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental.

  • E.

    ampliar a carga horária dos professores regentes na primeira série do ciclo I e possibilitar sua formação continuada.

A educação profissional é considerada fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano, concebida para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico afirmam:

I. A Educação Profissional é uma importante estratégia de formação, por isso seu enfoque deve ser voltado à execução de um determinado conjunto de tarefas simples e rotineiras.

II. O técnico precisa ter um perfil de qualificação que lhe permita construir itinerários profissionais com mobilidade, ao longo de sua vida produtiva.

III. A possibilidade de adoção de módulos e a certificação de competências representam importantes inovações curriculares da Educação Profissional.

IV. O Ensino Normal e a Educação Superior não têm relação com a Educação Profissional.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas I e III.

  • C.

    Apenas II e III.

  • D.

    Apenas III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Na abordagem “aprofundamento do conhecimento”, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:

I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;

II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;

III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;

IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria

  • A.

    proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.

  • B.

    determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.

  • C.

    reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.

  • D.

    conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.

No espaço escolar, o grêmio estudantil

  • A.

    amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.

  • B.

    afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.

  • C.

    funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.

  • D.

    concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.

  • E.

    não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.

Para que o espaço da sala de aula possa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do diálogo com os alunos, e entre eles, ele deve ter as seguintes características:

  • A.

    cadeiras móveis, materiais de restrito acesso aos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.

  • B.

    cadeiras sempre dispostas em roda, materiais geridos pelos representantes de sala e paredes que possam ser utilizadas somente para exposição dos trabalhos elaborados em grupo.

  • C.

    cadeiras móveis, fácil acesso aos materiais e paredes que possam ser utilizadas para exposição dos trabalhos individuais e coletivos.

  • D.

    cadeiras fixas, materiais gerenciados pelo educador e paredes que possam ser utilizadas para fixar cartazes de combinados elaborados pelo grupo de alunos.

  • E.

    boa iluminação e ventilação, lousa grande para a boa visualização dos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.

Uma professora do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal está planejando os instrumentos e processos de avaliação a serem utilizados durante o ano letivo. Para que a avaliação realizada auxilie os alunos no processo de aprendizagem ela deve

  • A.

    desenvolver instrumentos de avaliação diversificados a serem aplicados durante todo o ano letivo, para garantir o monitoramento dos processos de aprendizagem dos alunos.

  • B.

    criar instrumentos específicos para cada um dos alunos, com o objetivo de considerar as características e dificuldades individuais, e aplicá-los ao final do ano letivo.

  • C.

    aplicar, ao final do ano letivo, uma autoavaliação para que os alunos reconheçam quais aprendizagens foram desenvolvidas e quais conteúdos que devem ser mais bem trabalhados.

  • D.

    realizar um diagnóstico no início e uma prova ao final do ano letivo para verificar o que foi de fato apreendido pelos alunos e criar novas estratégias para aprendizagem.

  • E.

    elaborar e aplicar, durante todo o ano letivo, instrumentos de avaliação que possibilitem a classificação dos alunos, com o objetivo de estimular a aprendizagem, competitiva.

Martins (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada em Cradack (2004), indica o risco como princípio organizador central do trabalho de proteção infantil e, inspirada em Anglin (2002), alerta que os riscos complexos requerem

  • A.

    soluções simples e práticas que isolem as situações de riscos vividas pelas crianças para melhor combater os fatores de ameaça.

  • B.

    medidas no âmbito jurídico que permitam proteger as crianças e punir os adultos que negligenciaram os cuidados necessários à sua proteção.

  • C.

    modos de ação construtivos que desencadeiam respostas igualmente complexas e multidimensionais que previnam maus futuros construindo melhores presentes.

  • D.

    uma interpretação positiva deles, reconhecendo que riscos são oportunidades de crescimento, de desenvolvimento e não devem ser eliminados, mas monitorados e calibrados.

  • E.

    um olhar socioantropológico, cultural, pois grande parte dos riscos constitui uma avaliação negativa da cultura do outro como deficitária.

Considerando a resenha de pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil, e a literatura acerca das diferenças no rendimento entre escolas, Gomes afirma, em relação ao tempo letivo, que há:

I. efeito socialmente regressivo do hiato das férias de verão;

II. intermediação de variáveis como tempo de envolvimento do aluno na aprendizagem, tempo letivo de aprendizagem e tempo consagrado à tarefa;

III. vantagens para escolas menores, sobretudo na educação primária;

IV. relações entre o conteúdo ensinado, o tempo atribuído e o tempo investido na aprendizagem.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

Uma escola com proposta reflexiva prioriza os espaços formativos, compreendendo-os como oportunidades para o aperfeiçoamento do e no trabalho. Para Alarcão (2000) a escola reflexiva é uma “organização que continuadamente reflete sobre si própria, sua missão social, sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade, num processo simultaneamente:

  • A.

    avaliativo e informativo.”

  • B.

    avaliativo e informativo.”

  • C.

    organizativo e informativo.”

  • D.

    político e pedagógico.”

  • E.

    pedagógico e avaliativo.”

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