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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Um dos mecanismos para a melhoria da educação tem sido a fixação de metas de qualidade que servem como guia para que os professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, de um modo geral, acompanhem a evolução da escola. Para atingir algumas destas metas, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa Ler e Escrever, que teve início em 2007, com o objetivo de
diminuir o número de alunos nas salas de aula do ciclo I de modo a favorecer o processo de alfabetização das crianças.
alfabetizar plenamente os alunos de oito anos e promover a recuperação das aprendizagens daqueles que não alcançaram as expectativas previstas ao longo do ciclo I.
promover a troca de experiência entre os professores mediante a socialização de materiais produzidos por eles.
diminuir o alto índice e evasão que ocorre, principalmente, nos anos iniciais do ensino fundamental.
ampliar a carga horária dos professores regentes na primeira série do ciclo I e possibilitar sua formação continuada.
A educação profissional é considerada fator estratégico de competitividade e desenvolvimento humano, concebida para que os cidadãos tenham efetivo acesso às conquistas científicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico afirmam:
I. A Educação Profissional é uma importante estratégia de formação, por isso seu enfoque deve ser voltado à execução de um determinado conjunto de tarefas simples e rotineiras.
II. O técnico precisa ter um perfil de qualificação que lhe permita construir itinerários profissionais com mobilidade, ao longo de sua vida produtiva.
III. A possibilidade de adoção de módulos e a certificação de competências representam importantes inovações curriculares da Educação Profissional.
IV. O Ensino Normal e a Educação Superior não têm relação com a Educação Profissional.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na abordagem aprofundamento do conhecimento, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:
I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;
II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;
III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;
IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
Sandra é professora do 2º ano do Ensino Fundamental e está enfrentando diversos conflitos de relacionamento entre os alunos no que diz respeito às regras de convivência. Para estabelecer um clima de respeito e colaboração entre os alunos, a ação mais adequada seria
proporcionar um momento de discussão coletiva com os alunos para o estabelecimento de combinados a serem cumpridos pelo grupo.
determinar regras para o bom convívio do grupo e estabelecer premiações e punições para os alunos que cumprirem ou não estas regras.
reunir-se com os pais e explicitar os problemas que estão sendo enfrentados e exigir a colaboração dos mesmos para o enfrentamento das questões levantadas.
conversar com a coordenadora para estabelecer procedimentos para sanção de alunos que descumpram as boas regras de convivência.
No espaço escolar, o grêmio estudantil
amplia os conflitos com a direção escolar, pois os alunos tendem a assumir uma postura autônoma.
afasta alunos que têm menor nível de participação e espírito crítico em relação aos participantes do grêmio.
funciona como um espaço de socialização e ludicidade, amenizando a pressão do ensino médio.
concretiza o direito dos adolescentes de se organizar e participar em entidades estudantis.
não agrega maiores contribuições, atualmente, pois os demais espaços da escola já são democráticos.
Para que o espaço da sala de aula possa contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do diálogo com os alunos, e entre eles, ele deve ter as seguintes características:
cadeiras móveis, materiais de restrito acesso aos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.
cadeiras sempre dispostas em roda, materiais geridos pelos representantes de sala e paredes que possam ser utilizadas somente para exposição dos trabalhos elaborados em grupo.
cadeiras móveis, fácil acesso aos materiais e paredes que possam ser utilizadas para exposição dos trabalhos individuais e coletivos.
cadeiras fixas, materiais gerenciados pelo educador e paredes que possam ser utilizadas para fixar cartazes de combinados elaborados pelo grupo de alunos.
boa iluminação e ventilação, lousa grande para a boa visualização dos alunos e paredes que possam ser utilizadas para exposição de letras do alfabeto e números de 0 a 9.
Uma professora do Ensino Fundamental I de uma escola pública municipal está planejando os instrumentos e processos de avaliação a serem utilizados durante o ano letivo. Para que a avaliação realizada auxilie os alunos no processo de aprendizagem ela deve
desenvolver instrumentos de avaliação diversificados a serem aplicados durante todo o ano letivo, para garantir o monitoramento dos processos de aprendizagem dos alunos.
criar instrumentos específicos para cada um dos alunos, com o objetivo de considerar as características e dificuldades individuais, e aplicá-los ao final do ano letivo.
aplicar, ao final do ano letivo, uma autoavaliação para que os alunos reconheçam quais aprendizagens foram desenvolvidas e quais conteúdos que devem ser mais bem trabalhados.
realizar um diagnóstico no início e uma prova ao final do ano letivo para verificar o que foi de fato apreendido pelos alunos e criar novas estratégias para aprendizagem.
elaborar e aplicar, durante todo o ano letivo, instrumentos de avaliação que possibilitem a classificação dos alunos, com o objetivo de estimular a aprendizagem, competitiva.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Martins (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada em Cradack (2004), indica o risco como princípio organizador central do trabalho de proteção infantil e, inspirada em Anglin (2002), alerta que os riscos complexos requerem
soluções simples e práticas que isolem as situações de riscos vividas pelas crianças para melhor combater os fatores de ameaça.
medidas no âmbito jurídico que permitam proteger as crianças e punir os adultos que negligenciaram os cuidados necessários à sua proteção.
modos de ação construtivos que desencadeiam respostas igualmente complexas e multidimensionais que previnam maus futuros construindo melhores presentes.
uma interpretação positiva deles, reconhecendo que riscos são oportunidades de crescimento, de desenvolvimento e não devem ser eliminados, mas monitorados e calibrados.
um olhar socioantropológico, cultural, pois grande parte dos riscos constitui uma avaliação negativa da cultura do outro como deficitária.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Considerando a resenha de pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil, e a literatura acerca das diferenças no rendimento entre escolas, Gomes afirma, em relação ao tempo letivo, que há:
I. efeito socialmente regressivo do hiato das férias de verão;
II. intermediação de variáveis como tempo de envolvimento do aluno na aprendizagem, tempo letivo de aprendizagem e tempo consagrado à tarefa;
III. vantagens para escolas menores, sobretudo na educação primária;
IV. relações entre o conteúdo ensinado, o tempo atribuído e o tempo investido na aprendizagem.
Está correto apenas o contido em
I.
II.
I e III.
I, II e III.
I, II e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma escola com proposta reflexiva prioriza os espaços formativos, compreendendo-os como oportunidades para o aperfeiçoamento do e no trabalho. Para Alarcão (2000) a escola reflexiva é uma organização que continuadamente reflete sobre si própria, sua missão social, sua estrutura, e se confronta com o desenrolar da sua atividade, num processo simultaneamente:
avaliativo e informativo.
avaliativo e informativo.
organizativo e informativo.
político e pedagógico.
pedagógico e avaliativo.
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