Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos componentes do processo de ensino, julgue os itens subsequentes.

O processo didático é caracterizado como a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos, tendo em vista as finalidades da educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo de ensino e aprendizagem.

Zona de desenvolvimento proximal é abordagem que visa a explicar os conhecimentos já assimilados pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.

Nessa concepção didático-pedagógica, aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente, organizando os dados disponíveis da experiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A didática que se baseia na tendência crítico-social dos conteúdos consiste em preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Com relação a essa concepção de educação, julgue os itens que se seguem.

Nessa postura pedagógica, o novo conhecimento deve sempre apoiar-se em uma estrutura cognitiva já existente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Para o behaviorismo, o educar não pode ser estabelecido por condicionamentos, pois o sujeito é ativo, e a aprendizagem não é uma qualidade intrínseca do organismo, mas necessita ser impulsionada a partir do ambiente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos dois tipos de discurso que o educador precisa identificar em seus alunos, assinale a opção correta.

  • A.

    O discurso narrativo, identificado com o pensar cotidiano, é centrado na realidade presente e imediata de mundo.

  • B.

    Uma inteligência que se manifeste, predominantemente, por intermédio do discurso narrativo demanda técnicas de ensino que privilegiem a abstração e a relação simbólica.

  • C.

    O discurso científico e(ou) racionalista privilegia esquemas de ação que se organizam à medida que agem sobre o mundo.

  • D.

    O discurso narrativo privilegia esquemas de ação que somente se põem em ação sobre o mundo após planejamento prévio.

  • E.

    Um educando que manifeste, predominantemente, o discurso científico e(ou) racionalista demanda técnicas de ensino que privilegiem o raciocínio operacional-concreto.

Com relação aos princípios teóricos da utilização dos meios tecnológicos de aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A.

    Princípio de modalidade: os alunos aprendem melhor quando se utiliza animação e narração em vez de animação, narração e texto.

  • B.

    Princípio das diferenças individuais: os sujeitos que mais se beneficiam de um documento multimídia são os que têm poucos conhecimentos em relação aos que já têm muitos conhecimentos, e se beneficiam mais aqueles que têm elevada orientação espacial do que os que têm pouca orientação espacial.

  • C.

    Princípio da concisão: os alunos aprendem melhor quando o conhecimento informado é objetivo.

  • D.

    Princípio da contradição: os alunos aprendem melhor quando veem duas abordagens antagônicas sobre o mesmo tema.

  • E.

    Princípio da prolixidade: os alunos aprendem melhor quando um tema lhes é apresentado de maneira minuciosa e repetitiva.

Na utilização de meios tecnológicos de aprendizagem, o educador tem de ter em mente os sete princípios teóricos que regem sua utilização, a fim de utilizá-los de maneira adequada ao tema, à etapa do processo e à metodologia. Acerca desses princípios, assinale a opção correta.

  • A.

    No que diz respeito ao princípio multimídia, tem-se que os alunos aprendem melhor quando se combinam palavras e imagens do que somente palavras.

  • B.

    Referente ao princípio de proximidade temporal, observa-se que os alunos aprendem melhor quando são utilizadas palavras e imagens próximas de sua realidade.

  • C.

    O princípio de proximidade espacial define que os alunos aprendem melhor quando palavras e imagens são apresentadas simultaneamente em vez de sucessivamente.

  • D.

    Segundo o princípio da incoerência, os alunos aprendem melhor quando palavras, imagens ou sons irrelevantes para o assunto são excluídos.

  • E.

    De acordo com o princípio de redundância, os alunos aprendem melhor quando são usadas animação e narração em vez de animação e texto escrito.

Sobre a utilização de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, é correto afirmar que

  • A.

    o pressuposto teórico do canal dual consiste no fato de que o indivíduo deve envolver-se ativamente em um processamento cognitivo para construir uma representação mental coerente, o que inclui prestar atenção, organizar a nova informação e integrá-la no conhecimento existente.

  • B.

    o pressuposto teórico do canal dual envolve a ativação do conhecimento na memória a longo prazo e seu desdobramento para a memória a curto prazo.

  • C.

    o pressuposto teórico do processamento ativo considera que os seres humanos possuem canais de processamento da informação separados para representar materiais visuais e materiais auditivos.

  • D.

    segundo o pressuposto do processamento ativo, são utilizados dois canais que facilitam o processo de ensino e aprendizagem: o canal visual, ativado quando a informação é processada com ilustrações, animações, vídeo e texto, e o canal auditivo, quando se trata de narrações ou sons.

  • E.

    o pressuposto teórico da capacidade limitada de processamento incide sobre a limitação que o indivíduo tem para processar informação em cada canal, ou seja, quando este vê ou ouve algo, só representa parte disso, em vez de uma cópia exata.

Com relação ao emprego de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem da educação básica, julgue os seguintes itens.

I A utilização de meios tecnológicos no fazer escolar proporciona maior aprendizagem, mas isso tem de ser relativizado, dado que também interferem na aprendizagem outras variáveis, tais como estilos de aprendizagem, desenvolvimento cognitivo do sujeito, familiaridade com o ambiente informático e com os documentos interativos, estrutura do documento tecnológico-digital, desejo que o sujeito tem de aprender.

II Especificamente com relação aos meios interativos, a aprendizagem depende de variáveis como experiência do sujeito com o tipo de documento, conhecimento acerca do assunto, preferências de aprendizagem do educando, estrutura do documento, tipo de navegação disponível, rapidez de processamento da informação, tarefas solicitadas no documento e motivação.

III Existem três pressupostos teóricos que explicam como os meios tecnológicos contribuem para facilitar o processo de ensino e aprendizagem: o pressuposto do canal dual (dual channel), o da capacidade limitada de processamento da memória e o do processamento ativo.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Apenas o item II está certo.

  • C.

    Apenas o item III está certo.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...