Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões de 50 a 52
Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.
Analisando a situação descrita e de acordo com os tipos de liderança, julgue os itens a seguir.
I Para melhor resolver o problema, o professor deve primeiramente identificar o tipo de liderança vigente no grupo resistente.
II A liderança gerencial ou burocrática é proativa, molda idéias, muda o que as pessoas pensam ser desejável, possível e necessário.
III A liderança visionária ou carismática envolve-se em situações e contextos característicos de atividades cotidianas.
IV A liderança estratégica enfatiza o comportamento ético e as decisões baseadas em valores.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões de 50 a 52
Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.
Ainda com base no texto, de acordo com a teoria socionômica de evolução dos grupos, assinale a opção correta.
Na estrutura de diferenciação vertical, os grupos começam a interagir, inicialmente por proximidade física, mantendo isolamento psicológico e começando, aos poucos, a fazer contatos em pares.
Na estrutura de diferenciação horizontal, um grupo de indivíduos destaca-se do conjunto e, movido por emoções e preferências, uniformiza um campo grupal diferenciado do todo.
O grupo que se recusou a desmembrar demonstrou encontrar-se no estágio de diferenciação vertical, passando a interagir social e afetivamente segundo os seus próprios critérios.
O grupo que se recusou a desmembrar encontra-se no estágio de isolamento orgânico, que consiste num conjunto de indivíduos isolados e voltados para si e que apresenta incapacidade de organização.
No estágio de isolamento orgânico, o campo grupal move-se pela atenção voluntária em relação aos demais componentes que se destacam no conjunto, como resultado da identificação intelectual entre seus membros.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Texto para as questões de 50 a 52
Um professor de ensino médio desenvolvia a primeira etapa da metodologia de projetos: a delimitação do tema com a consequente subdivisão dos grupos. Em razão da relação entre a quantidade de temas e de alunos, fazia-se necessária a formação de 10 grupos com 5 membros em cada, os quais foram formados, com exceção de 2: um apresentava 4 membros e o outro, 6. O professor solicitou que um dos membros do grupo que apresentava 6 componentes passasse a integrar o grupo que apresentava 4, mas nenhum dos membros saiu do lugar. O professor reiterou a solicitação com mais ênfase. Fez-se silêncio na sala de aula, todos os olhares voltaram-se para a equipe composta por 6 componentes, mas todos os membros desse grupo permaneceram em silêncio e no lugar onde estavam. O professor explicou que não poderiam dar continuidade ao trabalho se não houvesse a definição das equipes. Um dos membros do grupo composto por 6 componentes respondeu que eles não se separariam porque eram amigos de longa data, estudavam juntos em todas as disciplinas, faziam todos os trabalhos juntos e não desenvolveriam quaisquer atividades separadamente, ainda mais se implicassem alguma forma de competição, mesmo que simbólica, entre eles.
Considerando a situação acima descrita sob o enfoque dos paradigmas teóricos sobre liderança, julgue os itens seguintes.
I A tentativa de formação de equipes por parte do professor seguiu o paradigma empiricista, o que levou a uma redução das relações em sala de aula, desconsiderando afetos, existência de liderança e de conflitos.
II O professor pode recorrer aos conhecimentos do paradigma racionalista para resolver o problema, o que vai acarretar simplismo das relações e do próprio problema.
III Caso o professor adote o fenômeno da liderança como critério para compreensão e resolução de conflitos, recairá no misticismo.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A pergunta como medir? conduz à definição e à seleção de estratégias e métodos de coleta e análise de dados.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A pergunta com o que medir? leva o profissional de avaliação a escolher, construir e validar instrumentos capazes de gerar informações válidas e precisas a respeito daquilo que se deseja avaliar.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das formas de se pensar a avaliação é buscar respostas para as seguintes questões: O que medir? Com o que medir? Como medir? Considerando essa perspectiva, julgue os itens que se seguem.
A questão o que medir? refere-se à necessidade de definição dos constructos (componentes, dimensões, categorias de conteúdo) envolvidos na avaliação.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a abordagem segundo a qual ensinar é sinônimo de transmitir informação ou de estimular o aparecimento de determinadas condutas, julgue os itens que se seguem.
São competências exclusivas do tutor nessa abordagem: elaborar relatórios e encaminhar problemas administrativos para a coordenação acadêmica.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando a abordagem segundo a qual ensinar é sinônimo de transmitir informação ou de estimular o aparecimento de determinadas condutas, julgue os itens que se seguem.
Nessa abordagem de ensino, não compete ao tutor abrir e moderar discussões, estimular a motivação e o interesse dos alunos pelo curso.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.
A mediação educativa e curricular requer procedimentos que favoreçam o respeito pelas diferenças, o desenvolvimento de capacidades para lidar com a diversidade e a contradição, deslocando o foco do ensino de saberes para a aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos ao planejamento do ensino superior e seus elementos constitutivos.
A flexibilização das ações previstas em planos de ensino é uma característica que possibilita a manutenção da coerência durante toda a sua execução em uma perspectiva emancipadora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...