Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.

A pedagogia tradicional refere-se apenas à pedagogia religiosa ou cristã.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Na teoria de Vygotsky, o aluno deve construir a compreensão do assunto que lhe for apresentado, sendo considerado possuidor de conhecimentos e devendo integrarse ao meio, mas guiado pelo professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Dermeval Saviani, as concepções de educação podem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira prioriza a teoria sobre a prática, e a segunda subordina a teoria à prática. Considerando esse pensamento, julgue os itens subsequentes.

A pedagogia tradicional situa-se na primeira grande tendência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

No estágio do pensamento pré-operacional, segundo Piaget, o sujeito faz novas modificações e desenvolve a habilidade de aplicar o pensamento lógico a problemas concretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

A gestalt considera que o processo de diferenciação consiste em destacar, no todo, uma parte do objeto que se está percebendo, apresentando esse elemento em diferentes situações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes relativos aos processos de ensino e de aprendizagem.

Para o behaviorismo de Skinner, os comportamentos dos alunos não devem ser mantidos, no processo de ensinoaprendizagem, por elogios, graus, notas, prêmios ou reconhecimento do professor e colegas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma classe de 5.º ano do Ensino Fundamental, a professora solicitou aos alunos que elaborassem um desenho colorido com formas que fizessem parte do dia na escola. Alguns alunos desenharam cadeiras, mesas, materiais escolares e formas congêneres. Um aluno desenhou o encontro entre um espermatozoide e um óvulo. Ao apresentar os trabalhos, a professora pediu que cada um dos alunos explicasse o desenho executado. O aluno-autor do desenho, então com 11 anos de idade, disse que aquilo era o encontro entre um espermatozoide e um ovário. Ruborizada, a professora começou a explicar que o desenho deveria trazer formas pertencentes ao ambiente escolar. Outra aluna, então, com 10 anos, interrompeu a fala da professora e disse que aquilo era, na verdade, o encontro entre um espermatozoide e um óvulo.

Dada tal situação, assinale a alternativa que contempla os desdobramentos do ocorrido, de acordo com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • A.

    O ocorrido é um apontamento para a necessidade de considerações acerca da interdisciplinaridade e dos temas transversais passarem a figurar nos territórios da educação.

  • B.

    Tanto o aluno-autor quanto a aluna que interpelou a professora precisam receber orientações de cunho sexual a partir de um programa específico que integra a escola e o serviço médico do estado, visto que a professora não está capacitada para tratar de tal especificidade.

  • C.

    Para tratar do assunto envolvido — sexualidade — a professora precisa de uma formação específica, pois suas ações pedagógicas, nesse sentido, são limitadas.

  • D.

    No ambiente escolar, questões como Sexualidade, Etnia, Religiosidade, Política e Ética devem ficar fora dos limites da Educação em nível de Ensino Fundamental.

  • E.

    A professora deveria enviar o aluno-autor para a direção pelo fato de não ter observado as orientações para o trabalho.

Grosso modo, educação a distância é um processo de ensino-aprendizagem, mediado por _________, que permitam a construção do conhecimento, embora professores e alunos estejam separados (por espaço ou tempo). Nesse sentido, a efetivação desse processo se dá por meio de ___________ específicas que consideram as realidades envolvidas. Nessa modalidade de ensino muitas são as ___________ e ___________ exigidas, entretanto, é com a ____________ que o aluno se faz um sujeito atuante.

Para tornar o texto coeso, as palavras nas lacunas devem ser, respectivamente,

  • A.

    competências, atividades, tecnologias, ferramentas, assiduidade.

  • B.

    tecnologias, metodologias, habilidades, competências, autonomia.

  • C.

    ações, atividades, tecnologias, ferramentas, avaliação.

  • D.

    tecnologias, metodologias, habilidades, ferramentas, avaliação.

  • E.

    conhecimentos, habilidades, competências, tecnologias, presença.

Julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I Integração dos conteúdos.

II Passagem de uma concepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento.

III Superação da dicotomia entre ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências.

IV Construção de um processo de ensino-aprendizagem centrado em uma visão de que aprendemos ao longo de toda a vida.

V Busca do diálogo entre elementos comuns em um objeto (conteúdo) em estudo a partir dos modos como são analisados pelas várias áreas do conhecimento.

  • A.

    Todas as informações discorrem acerca da metodologia colaborativa.

  • B.

    I, II e V atestam os princípios da educação a distância.

  • C.

    III e V apontam para a Educação Popular.

  • D.

    I e V inserem o princípio da pedagogia museal.

  • E.

    Todas as informações são aplicáveis aos conceitos de Interdisciplinaridade.

A função classificatória tem o propósito de identificar as causas de repetidas dificuldades na aprendizagem.

A função somativa da avaliação determina o grau de domínio de conteúdos ou objetivos previamente estabelecidos com a finalidade de certificação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...