Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Paulo Freire, grande educador brasileiro, a educação serve para:
a conscientização;
a libertação;
a leitura;
o racismo;
o silencia.
Segundo Perrenoud, para desenvolver competências, é preciso que o professor:
I. Trabalhe por projetos, a partir do livro didático, assumindo a postura de centro irradiador da cultura universal.
II. Proponha tarefas complexas e desafios que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos.
III. Adote uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a cidade ou para o bairro, seja na zona urbana ou rural.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Analise os itens a seguir e assinale a opção que indica os fatores mais citados entre esses estudiosos.
I a existência de um projeto institucional que impulsione e avalize a inovação educativa utilizando as TIC.
II a existência de instrumentos de avaliação quantitativa em relação à instituição, ao curso e à aprendizagem dos estudantes.
III a existência de condições e de cultura organizacional nas escolas que apoie e impulsione o uso das TIC nos processos pedagógicos. IV a formação de professores e sua predisposição em relação ao uso das TIC no processo educativo.
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II e IV estão corretas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O processo de aprendizagem é explicado de diferentes formas, a depender da perspectiva teórica adotada, nos campos da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia da Aprendizagem.
Analise as afirmativas a seguir, julgando-as se verdadeiras (V) ou se falsas (F). ( ) Para a perspectiva comportamentalista, a aprendizagem ocorre por processos de condicionamento do comportamento. Nesse processo, nos casos de aprendizagem por condicionamento operante, os reforçadores são importantes para modelar o comportamento dos indivíduos.
( ) Na perspectiva genético-cognitivista piagetiana, a internalização é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é por meio da internalização que as pessoas fazem sua autorregulação sempre que se deparam com um conflito cognitivo.
( ) Na perspectiva sociocultural, o processo de aprendizagem impulsiona o processo de desenvolvimento humano, considerando que é nas relações com o outro que as pessoas vão se apropriando das significações que são socialmente construídas.
( ) As perspectivas construtivistas reconhecem como importantes as relações que são estabelecidas entre o aluno, o professor, o colega e os conteúdos.
( ) Para a abordagem inatista, a aprendizagem e o ambiente externo têm um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos, tendo em vista que são inatos os atributos genéticos e biológicos necessários para que o meio externo determine como serão constituídos os indivíduos.
A opção que corresponde à sequência correta é
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo; Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart; Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo; Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas; Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida. As sete inteligências acima foram teorizadas por:
Philippe Perrenoud.
Carl Rogers.
Howard Gardner.
Wilson Garcia.
Paulo Freire denominava o modelo tradicional de prática pedagógica de educação bancária, pois entendia que ela visava à mera transmissão passiva de conteúdos do professor, assumido como aquele que supostamente tudo sabe, para o aluno, que era assumido como aquele que nada sabe. A educação problematizadora de Paulo Freire rompe com a polarização entre professor e alunos, dominante na educação bancária, propondo em seu lugar o par educador-educandos. Segundo o autor, num tema gerador deve predominar:
O diálogo entre educador e educandos envolvidos num processo que deve propiciar a construção de um diálogo inteligente com o mundo, problematizando o conteúdo que os mediatiza.
Execução das tarefas indicadas pelo professor.
A realização das atividades pelos alunos sem questionamento.
O estudo de assuntos que priorizam a classe dominante.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) - 2012
Nas investigações sobre a gênese do conhecimento, Jean Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo em estágios. Assinale a alternativa CORRETA.
Primário, secundário, concreto e formal;
Sensório-motor, operacional concreto, operacional formal;
Sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal;
Infância, adolescência, maturidade e velhice.
Sobre o trato pedagógico da questão racial no cotidiano escolar do ensino fundamental, são feitas as seguintes recomendações:
I. Tratar a questão racial como conteúdo multidisciplinar, abordado como projeto extracurricular em datas comemorativas alusivas ao tema.
II. Fortalecer as posturas etnocêntricas com vistas à construção de estereótipos culturais que fortaleçam a identidade do grupo negro.
III. Recusar o uso de material pedagógico contendo imagens estereotipadas do negro, como postura pedagógica voltada à desconstrução de atitudes preconceituosas e discriminatórias.
IV. Banalizar a cultura negra, estudando tão somente aspectos relativos a seus costumes, alimentação, vestimenta ou rituais festivos sem contextualizá-la, é um procedimento a ser evitado.
Quais estão corretas?
Apenas I e II.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e III.
Apenas II, III e IV.
I, II, III e IV.
Ao longo de sua obra, Paulo Freire faz uma crítica contundente à pedagogia do dominante, centrada predominantemente na narração, que conduz os educandos à memorização e à repetição mecânica do conteúdo. Paulo Freire denomina essa concepção pedagógica de
bancária.
construtiva
quantitativa
individualista
legalista.
A maior parte do que atualmente se conhece sobre como uma criança pensa, aprende e usa o conhecimento deve-se à investigação desenvolvida por __________, autor de teorias relativamente complexas sobre ________________.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima:
Froebel a psicologia da instrução.
Paulo Freire os temas geradores.
Vigotsky a psicogênese da alfabetização.
Piaget os estágios de desenvolvimento cognitivo.
Rogers a formação de professores para as séries iniciais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...