Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Nesse contexto, Paulo Freire nos afirma que ensinar

  • A.

    é um ato de transferir conhecimentos úteis à vida do educando; portanto, faz-se necessário diagnosticar a sua realidade cognitiva, incorporando os saberes não formais.

  • B.

    exige respeito aos saberes dos educandos e à possibilidade de associar as disciplinas estudadas as suas realidades concretas.

  • C.

    é transformar os conhecimentos do senso comum, em conhecimento verdadeiro, pois a cultura da elite é um direito de todos.

  • D.

    é um ato de humildade, onde o educador precisa valorizar e reconhecer como válidos todos os saberes dos educandos.

  • E.

    exige uma formação técnica do educador, para que este possa ensinar para além dos saberes das vivências dos educandos, afirmando a supremacia da tecnologia e da ciência.

Para Antoni Zabala, aprender significa

  • A.

    assimilar um determinado conhecimento ensinado, de forma a conseguir reproduzi-lo nas várias situações de avaliação.

  • B.

    obter conteúdos novos que devem ser trabalhados sistematicamente para possibilitar a assimilação destes pelo aluno.

  • C.

    adquirir conhecimentos e habilidades que permitam a construção de novos conhecimentos.

  • D.

    construir o seu próprio conhecimento a partir da utilização de habilidades e competências específicas.

  • E.

    elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizá-lo, integrá-los nos próprios esquemas de conhecimento.

O educador Paulo Freire formulou uma metodologia baseada em 5 passos: 1- Vivências dos alunos; 2- Temas geradores; 3- Problematização; 4- Conscientização; 5- Ação política. Essa proposta pedagógica é denominada:

  • A.

    Pedagogia da escola nova.

  • B.

    Pedagogia tradicional.

  • C.

    Pedagogia libertadora.

  • D.

    Pedagogia pós-moderna.

  • E.

    Pedagogia tecnicista.

A literatura infanto-juvenil tem um papel relevante na organização do trabalho pedagógico das escolas. Acerca desse tema, julgue as seguintes afirmações.

I - A ilustração de um texto literário não deve proporcionar às crianças a possibilidade de imaginar, recriar e ir além do próprio desenho, para não prejudicar a leitura.

II - A facilitação e a redução artística não devem existir nas obras a serem trabalhadas com as crianças.

III - A imaginação e a fantasia presentes nas obras literárias infantis podem facilitar a discussão da realidade com mais agudeza e profundidade que o próprio realismo de textos informativos.

IV - Apesar da controvérsia acerca da utilização de histórias em quadrinhos, atualmente, propõe-se o equilíbrio entre duas atitudes, ou seja, nem exclusão, nem exclusividade dos quadrinhos.

V - A poesia deve dirigir-se especificamente às crianças, para que não se incorra no risco de se desvencilhar das intenções educativas e moralizadoras das obras poéticas.

Assinale a opção correta

  • A. Apenas os itens I, II e V estão certos.
  • B. Apenas os itens I, III e IV estão certos
  • C. Apenas os itens II, III e IV estão certos.
  • D. Apenas os itens I, IV e V estão certo
  • E. Apenas os itens II, III e V estão certos

Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que

I - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.

II - desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.

III - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento.

IV - desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.

V - processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si.

Assinale a opção correta

  • A. Apenas o item I está certo
  • B. Apenas o item II está certo
  • C. Apenas o item V está certo.
  • D. Apenas os itens I e III estão certos.
  • E. Apenas os itens IV e V estão certos

No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por

  • A. Vygotsky.
  • B. Piaget.
  • C. Freud.
  • D. Skinner.

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social vem sendo pesquisada com diferentes enfoques e abordagens nos últimos anos. Sob o nome de construtivismo, reúnem-se as idéias que valorizam a ação do sujeito no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Representam essa perspectiva conceitual

  • A. Wallon, Vygotsky e Piaget.
  • B. Skinner, Vygotsky e Freud.
  • C. Freud, Wallon e Skinner.
  • D. Vygotsky , Skinner e Piaget.

Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:

  • A.

    sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;

  • B.

    apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;

  • C.

    quando seu desenvolvimento mental estiver completo;

  • D.

    antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.

"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".

 Qual a abordagem que o texto faz parte?

  • A.

    Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;

  • B.

    Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;

  • C.

    Teoria da Psicanálise de Freud;

  • D.

    Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.

Questões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras".

 Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção:

  • A.

    transmissão de informações;

  • B.

    aprendizagens significativas;

  • C.

    transformação social;

  • D.

    dialogicidade;

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