Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nesse contexto, Paulo Freire nos afirma que ensinar
é um ato de transferir conhecimentos úteis à vida do educando; portanto, faz-se necessário diagnosticar a sua realidade cognitiva, incorporando os saberes não formais.
exige respeito aos saberes dos educandos e à possibilidade de associar as disciplinas estudadas as suas realidades concretas.
é transformar os conhecimentos do senso comum, em conhecimento verdadeiro, pois a cultura da elite é um direito de todos.
é um ato de humildade, onde o educador precisa valorizar e reconhecer como válidos todos os saberes dos educandos.
exige uma formação técnica do educador, para que este possa ensinar para além dos saberes das vivências dos educandos, afirmando a supremacia da tecnologia e da ciência.
Para Antoni Zabala, aprender significa
assimilar um determinado conhecimento ensinado, de forma a conseguir reproduzi-lo nas várias situações de avaliação.
obter conteúdos novos que devem ser trabalhados sistematicamente para possibilitar a assimilação destes pelo aluno.
adquirir conhecimentos e habilidades que permitam a construção de novos conhecimentos.
construir o seu próprio conhecimento a partir da utilização de habilidades e competências específicas.
elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizá-lo, integrá-los nos próprios esquemas de conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
O educador Paulo Freire formulou uma metodologia baseada em 5 passos: 1- Vivências dos alunos; 2- Temas geradores; 3- Problematização; 4- Conscientização; 5- Ação política. Essa proposta pedagógica é denominada:
Pedagogia da escola nova.
Pedagogia tradicional.
Pedagogia libertadora.
Pedagogia pós-moderna.
Pedagogia tecnicista.
A literatura infanto-juvenil tem um papel relevante na organização do trabalho pedagógico das escolas. Acerca desse tema, julgue as seguintes afirmações.
I - A ilustração de um texto literário não deve proporcionar às crianças a possibilidade de imaginar, recriar e ir além do próprio desenho, para não prejudicar a leitura.
II - A facilitação e a redução artística não devem existir nas obras a serem trabalhadas com as crianças.
III - A imaginação e a fantasia presentes nas obras literárias infantis podem facilitar a discussão da realidade com mais agudeza e profundidade que o próprio realismo de textos informativos.
IV - Apesar da controvérsia acerca da utilização de histórias em quadrinhos, atualmente, propõe-se o equilíbrio entre duas atitudes, ou seja, nem exclusão, nem exclusividade dos quadrinhos.
V - A poesia deve dirigir-se especificamente às crianças, para que não se incorra no risco de se desvencilhar das intenções educativas e moralizadoras das obras poéticas.
Assinale a opção correta
Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que
I - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.
II - desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.
III - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento.
IV - desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.
V - processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si.
Assinale a opção correta
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social vem sendo pesquisada com diferentes enfoques e abordagens nos últimos anos. Sob o nome de construtivismo, reúnem-se as idéias que valorizam a ação do sujeito no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Representam essa perspectiva conceitual
Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:
sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;
apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;
quando seu desenvolvimento mental estiver completo;
antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.
"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".
Qual a abordagem que o texto faz parte?
Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;
Teoria da Psicanálise de Freud;
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.
Questões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras".
Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção:
transmissão de informações;
aprendizagens significativas;
transformação social;
dialogicidade;
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...