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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
De acordo com o educador Cipriano Luckesi, no caso da aprendizagem, o erro não deve ser visto como fonte de castigo, devendo ser um suporte para a autocompreensão. Assim sendo, o erro, aqui, é visto como:
momento terminal do processo educativo
algo estático do processo educativo
algo dinâmico, como caminho para o avanço
algo apropriado para um acerto de contas
exigência burocrática periódica
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a concepção fenomenológica da educação é correto afirmar:
Na atitude fenomenológica, a educação é entendida como cuidado com o pro-jeto do humano em suas possibilidades de ser mundano e temporal.
O aluno egresso (produto) da escola tem que ser integrado à cadeia competitiva do mercado de trabalho.
Centra-se nos métodos e técnicas de ensino, ou seja, no aspecto objetivo e operacional do trabalho pedagógico, na busca de uma eficiência técnica e de uma produtividade no ensino.
O professor é o executor do processo educativo: o professor treina de forma eficiente o aluno para o trabalho produtivo e o aluno pela técnica "aprende a fazer", isto é, recebe e fixa informações para executar as tarefas educativas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a pedagogia humanista-libertadora é correto afirmar:
1- Compreende o ser humano como "inconcluso", que por perceber que "não sabe tudo", busca o saber e o seu aprimoramento enquanto ser humano.
2- O ser humano é visto como um "ser de relações" com o mundo (reflexivo, conseqüente, transcendente e temporal) e �ser de práxis" (reflexão-ação).
3- A educação é compreendida como comunicação, diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos que buscam o conhecimento.
4- A educação apresenta-se como "situação gnosiológica" e "
prática da liberdade", na qual os sujeitos, mediatizados pelo mundo, conhecem e comunicam-se sobre a realidade conhecida.
Estão corretas as afirmativas:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente.
2 e 3, somente.
"A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado." (Burnier, In:Nóvoa,1992)
Pode-se afirmar que a Pedagogia de Projetos atinge os seguintes pressupostos da aprendizagem:
I- partir de uma visão sincrética do assunto, passar por uma etapa analítica e fechar com uma visão sintética do problema estudado;
II- proporcionar experiências de contato, de uso e de análise das informações acessadas;
III- partir de situações propostas pela prática, questioná-la e ampliá-la à luz da teoria e retornar à prática a fim de intervir na realidade, transformando-a;
IV- trabalhar objetivos ao saber, ao saber fazer e ao saber ser.
Assinale a alternativa:
se apenas I,II e III forem verdadeiras
se I, II, III e IV forem verdadeiras
se apenas I e IV forem verdadeiras
se apenas I,III e IV forem verdadeiras
se apenas II, III e IV forem verdadeiras
Leia atentamente as afirmativas abaixo que referemse, segundo SAVIANI(1983), a quatro diferentes correntes pedagógicas:
I- Cabe à educação proporcionar um eficiente treinamento para a execução das múltiplas tarefas demandadas continuamente pelo sistema social... O importante é aprender a fazer.
II- A escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite segundo uma gradação lógica o acervo cultural aos alunos. A este cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.
III- O importante na escola não é aprender, mas aprender a aprender.
IV- A escola tem como função garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, nas condições históricas atuais, de modo a evitar que ela seja apropriada aos interesses dominantes e articulada com os mesmos.
As quatro correntes pedagógicas mencionadas são, respectivamente:
crítico-social dos conteúdos, nova, tradicional e tecnicista.
tradicional, crítico-social dos conteúdos, nova e tecnicista.
tecnicista,nova, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
nova, crítico-social dos conteúdos, tecnicista e tradicional.
tecnicista, tradicional, nova e crítico-social dos conteúdos.
"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)
Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:
pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social.
pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora.
a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação.
educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando.
prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade.
Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:
fatores genéticos herdados, que agravam as condições de precariedade sócio-educacionais.
uma rebeldia salutar em relação às normas socialmente instituídas, estas sim carentes de visão.
uma multiplicidade de influências que se apresentam à criança e ao adolescente ao longo de seu desenvolvimento e com as quais estabelecem uma relação ativa.
um ambiente familiar desestruturado
naturais questionamentos que as novas gerações fazem ao que está instituído
Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se a aprendizagem, enquanto a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem.
a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem impacto decisivo no desenvolvimento, enquanto a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem papel decisivo no desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).
Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:
logicidade, unidade, clareza
racionalidade, praticidade, realismo
objetividade, coerência, flexibilidade
racionalidade, funcionalidade, seqüência
interdisciplinaridade, adequação, uniformidade
"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)
Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:
de disciplinamento da personalidade do educando;
de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador;
de motivar o crescimento;
de aprofundamento da aprendizagem;
de auxiliar a aprendizagem .
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