Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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Líbâneo em seu livro Didática aborda a questão da tarefa de casa. Segundo o autor:

  • A.

    a tarefa de casa exerce uma função social, pois através dela os pais tomam contato com o trabalho realizado na escola;

  • B.

    a tarefa de casa é um instrumento ineficaz, pois não há um controle sobre a sua realização em casa;

  • C.

    em geral, enfatiza a memorização e repetição, sem promover uma construção significativa por parte do aluno;

  • D.

    não tem relação com as atividades desenvolvidas em sala e, não atende as expectativas.

Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:

  • A.

    aprender a conhecer;

  • B.

    aprender a fazer;

  • C.

    aprender a viver individualmente;

  • D.

    aprender a ser.

Ementrevista a Revista Presença Pedagógica de jan/fev, 1995, Paulo Freire declara que "a gente descobriu, finalmente, que, se a educação reproduz, ela não faz só reprodução. Essa é outra tarefa do educador progressista que não se converteu ao discurso neoliberal: desmitologizar a reprodução.

  De acordo com o trecho acima, está se referindo a tendência pedagógica:

 

  • A.

    Pedagogia Renovada;

  • B.

    Pedagogia Libertadora;

  • C.

    Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;

  • D.

    Pedagogia Liberal.

A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo. NÃO caracteriza essa concepção:

  • A.

    memorização da informação necessária para as provas ou exames; ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias;

  • B.

    ter conhecimentos conceituais prévios organizados, pertinentes e relevantes, com os quais conectar a nova informação objeto de aprendizagem;

  • C.

    ter inclinação para acreditar que o avanço na construção das próprias idéias e conceitos deve-se ao esforço pessoal;

  • D.

    o professor se torna um participante ativo no processo de construção de conhecimento, cujo centro não é a mátria, mas o aluno e a aluna que atuam sobre o conteúdo que deve aprender.

De acordo com a Psicogenética de Henri Wallon, a formação da identidade infantil passa pela construção do conceito de "eu" corporal, que ocorre durante o estágio sensório-motor e projetivo, e vai sendo desenvolvido a partir da interação da criança com os objetos e com o seu próprio corpo.

O "eu" corporal se desenvolve a partir da:

  • A.

    compreensão de mundo que a criança passa a ter ao adquirir a fala e da utilização dos gestos para auxiliar na comunicação.

  • B.

    imagem mental que a criança forma sobre o mundo exterior ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.

  • C.

    imagem mental formada pela criança sobre si e sobre o que pertence ao mundo exterior ao adquirir a fala.

  • D.

    diferenciação da linguagem corporal utilizada pela criança ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.

  • E.

    diferenciação feita pela criança sobre o que pertence ao seu próprio corpo e sobre o que pertence ao mundo exterior.

As interações realizadas pelas crianças com os objetos e pessoas ao seu redor são fundamentais para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e reflexivas, bem como para a formação dos conceitos e regras que vão sendo internalizados ao longo do processo de socialização. De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, citado por Oliveira (2002), é correto afirmar que as interações sociais são responsáveis por:

  • A. promover a evolução biológica do conhecimento.
  • B. medir as relações de aprendizagem da criança.
  • C. desenvolver as capacidades motoras da criança.
  • D. auxiliar o processo de aquisição de conhecimento.
  • E. construir diferenças culturais entre as crianças.

Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:

I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.

II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

Está (ão) correta (s):

  • A.

    II e III apenas

  • B.

    I e III apenas

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I e II apenas

  • E.

    III apenas

Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

  • A.

    dentro de um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

  • B.

    sem um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

  • C.

    em qualquer período de tempo, geralmente para dar asas ao que já existia antes

  • D.

    dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o que já existia antes

  • E.

    dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o combinado no planejamento prévio

Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II, III e IV

  • C.

    I e III

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, II e III

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":

  • A.

    segurança, competência profissional e generosidade

  • B.

    segurança, formação profissional e autoritarismo

  • C.

    conhecimento científico, competência profissional e autoridade

  • D.

    segurança, formação profissional e transmissão de conhecimento

  • E.

    domínio pedagógico, transmissão de conhecimento e igualdade

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