Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para:

  • A.

    demonstrar os conhecimentos acumulados durante a formação.

  • B.

    manisfestar vergonha por desconhecer determinado conteúdo.

  • C.

    enfrentar alunos indisciplinados e fazê-los reconhecer a hierarquia.

  • D.

    transmitir conhecimentos com neutralidade ideológica.

  • E.

    assumir o que se sabe e o que não se sabe.

Edgar Morin (2000), em "Os sete saberes necessários à educação do futuro", aponta alguns saberes fundamentais que a educação deve assumir e tratar. Observe alguns destes saberes e suas implicações para a educação.

Assinale a opção que associa corretamente as implicações para a educação com os saberes correspondentes.

  • A. P – I      Q– II      R – III      S – V
  • B. P – II      Q– III      R – V      S – I
  • C. P – III      Q – V      R – I      S – II
  • D.

    P – IV      Q – I       R – II       S – III

  • E.

    P – V      Q – IV      R – I       S – V

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações "úteis" para a competitividade, para obter resultados. Deve orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. Hoje vale tudo para aprender. Isso vai além da "reciclagem" e da atualização de conhecimentos e muito mais além da "assimilação" de conhecimentos. A sociedade do conhecimento possui múltiplas oportunidades de aprendizagem: parcerias entre o público e o privado (família, empresa, associações, etc.). Neste contexto de impregnação do conhecimento, cabe à escola:

I - Amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural.

II - Selecionar e rever criticamente a informação.

III - Formular hipóteses.

IV - Ser criativa e inventiva (inovar).

V - Numa perspectiva emancipadora da educação, a escola tem que fazer tudo isso em favor dos excluídos, não discriminando o pobre. De acordo com o texto, estão corretas

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Ser a favor da aprendizagem do aluno, com função diagnóstica e de acompanhamento, e instrumento auxiliar do trabalho do professor devem ser as características

  • A.

    da avaliação.

  • B.

    da organização numa gestão democrática.

  • C.

    dos métodos e processos escolares.

  • D.

    dos conteúdos de ensino.

  • E.

    das atividades das Classes de Correção.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

O aluno na sociedade da aprendizagem precisa ser capaz de

  • A.

    aprender a ser aprendiz ao longo da vida.

  • B.

    assumir-se como um ser que observa o mundo e a si mesmo, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações.

  • C.

    convencer-se que precisa ir à procura do saber.

  • D.

    colaborar ativamente com o sistema educacional vigente na nossa sociedade.

  • E.

    Todas as afirmativas anteriores estão corretas.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

A noção de competência abrange

  • A.

    a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação.

  • B.

    o saber e mobiliza os saberes.

  • C.

    a noção de que ela não existe sem os conhecimentos.

  • D.

    a reorganização dos conhecimentos.

  • E.

    todas as afirmativas anteriores estão corretas.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Conhecimento pertinente, quer dizer

  • A.

    conhecimento que vem da escola, que é a detentora do monopólio do saber.

  • B.

    conhecimento capaz de situar qualquer informação em seu contexto.

  • C.

    conhecimento que existe ao nosso redor.

  • D.

    conhecimento que independe da compreensão.

  • E.

    conhecimento que surge como uma capacidade inata do ser humano de perceber os objetos, as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Incluir não é colocar quem está fora dentro se o dentro continua o mesmo.

  • B.

    O mundo inclusivo, é para todos, os mutantes e abrangentes, não apenas para a minoria.

  • C.

    Todos nós estaremos em desvantagem ideológica no decorrer da vida, pela abertura de estarmos competindo com os diferentes.

  • D.

    Muitos tem sido os avanços na área dos direitos humanos das pessoas que estão em minoria.

  • E.

    Não se pode considerar uma política inclusiva, aquela política que determina cotas para negros, mulheres ou deficientes.

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Para Claudia Werneck, em "Sociedade Inclusiva", a mudança que deve acontecer na educação para que ela seja inclusiva é

  • A.

    a construção de uma sociedade inspirada na diversidade, acreditando que não existem: excepcionais, especiais ou diferentes, porque somos únicos.

  • B.

    a proposta de uma minoria disposta a trabalhar com o diferente.

  • C.

    as instituições militares e à classe médica, ficariam a dispor desta sociedade para qualquer esclarecimento e atendimento.

  • D.

    dizer não a diversidade e continuar mantendo o lugar que a história sempre lhes reservou.

  • E.

    pedir ajuda aos meios de comunicação, esporte e lazer, para não deixar somente por conta do conhecimento, e sim, da bioética.

As questões 37 a 40 referem-se à obra "Sociedade Inclusiva. Quem cabe no seu TODOS?", de Cláudia Werneck.

Como poderemos qualificar os jovens para esta sociedade inclusiva?

  • A.

    Com novas idéias e conceitos, rompendo o ciclo da falta de formação humanística que tem caracterizado por gerações.

  • B.

    Fazer com que os adolescentes percebam a diversidade de tolerar e respeitar o diferente.

  • C.

    Incluir como conceito internacional e adotar um eixo ético, da diversidade, abandono e igualdade.

  • D.

    As alternativas a, b e c estão corretas.

  • E.

    As alternativas a, b e c estão incorretas.

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