Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

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A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe

  • A. diagnóstico do que os alunos pensam e desejam aprender.
  • B. grau de exigência e tempo destinado à realização de cada tarefa.
  • C. planejamento, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem.
  • D. o trabalho em equipe de uma escola, a partir do planejamento de ensino.
  • E. conjunto de princípios, que fiquem bem coletivamente.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:

  • A.

    qualitativa, onde o que prioriza é a quantidade.

  • B.

    participativa, apropriada pela população como parte da cidade, mecanismos próprios, possibilitam qualificar o entendimento da leitura e escrita do mundo.

  • C.

    quantitativa, garantindo a compreensão do mundo em imediato.

  • D.

    que não compreende de forma analítica e sim reflexiva.

  • E.

    que se preocupa com os problemas do mundo contemporâneo e não com o cotidiano.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Em Cidade Educadora, podemos dizer que cidadania é

I - essencialmente consciência de direitos, deveres e exercício da democracia;

II - direitos civis, como segurança e locomoção;

III - direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.

IV - direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.

 

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV.

  • B.

    II, III, IV.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I e II.

Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem

  • A.

    comportamentalista.

  • B.

    idealista.

  • C.

    mecanicista.

  • D.

    interacionista.

  • E.

    empirista.

Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)

Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá

  • A.

    estudar as novas teorias do conhecimento e da psicologia do desenvolvimento para que o aprendizado de seus orientandos se realize de forma efetiva.

  • B.

    obter os conhecimentos teóricos necessários para atuar de forma eficiente para que seus orientandos adquiram o maior número de conhecimentos possíveis.

  • C.

    empenhar-se para atualizar seus conhecimentos técnicos e metodológicos para conseguir realizar sua ação educativa de forma mais significativa.

  • D.

    apropriar-se das diferentes formas de interpretação da realidade em que atua e intervir nas práticas no sentido da transformação da realidade.

  • E.

    buscar a troca de experiência entre seus colegas de trabalho e procurar experiências alternativas para planejar suas atividades.

Uma mesma compreensão da prática educativa, uma mesma metodologia de trabalho, não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. (Paulo Freire) Conceber a metodologia nesta perspectiva pressupõe

  • A.

    utilizar sempre métodos inovadores.

  • B.

    improvisar no cotidiano a partir da realidade vivida.

  • C.

    transplantar experiências bem sucedidas.

  • D.

    adequar o contexto aos objetivos propostos.

  • E.

    reinventar as experiências a partir dos desafios do contexto.

Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.

Vygotsky caracteriza-se como um inatista ao afirmar que a aprendizagem decorre do que cada indivíduo traz em seu DNA, embora haja influência do meio nesse processo

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.

A dialética vygotskyana valoriza os conhecimentos adquiridos no contexto, razão por que é caracterizada como ambientalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.

Vygotsky rejeita tanto os ambientalistas quanto os nativistas, caminhando para a superação das oposições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes acerca da relação professor/aluno.

Na abordagem construtivista, a relação entre professor e aluno é horizontal, pois ambos aprendem juntos em atividades diárias, valorizando a linguagem e a cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado
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