Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino é um referencial útil para a reflexão e tomada de decisões compartilhadas e pressupõe
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:
qualitativa, onde o que prioriza é a quantidade.
participativa, apropriada pela população como parte da cidade, mecanismos próprios, possibilitam qualificar o entendimento da leitura e escrita do mundo.
quantitativa, garantindo a compreensão do mundo em imediato.
que não compreende de forma analítica e sim reflexiva.
que se preocupa com os problemas do mundo contemporâneo e não com o cotidiano.
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
Em Cidade Educadora, podemos dizer que cidadania é
I - essencialmente consciência de direitos, deveres e exercício da democracia;
II - direitos civis, como segurança e locomoção;
III - direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.
IV - direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III, IV.
II, III, IV.
I, II, IV.
II e V.
I e II.
Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem
comportamentalista.
idealista.
mecanicista.
interacionista.
empirista.
Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)
Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá
estudar as novas teorias do conhecimento e da psicologia do desenvolvimento para que o aprendizado de seus orientandos se realize de forma efetiva.
obter os conhecimentos teóricos necessários para atuar de forma eficiente para que seus orientandos adquiram o maior número de conhecimentos possíveis.
empenhar-se para atualizar seus conhecimentos técnicos e metodológicos para conseguir realizar sua ação educativa de forma mais significativa.
apropriar-se das diferentes formas de interpretação da realidade em que atua e intervir nas práticas no sentido da transformação da realidade.
buscar a troca de experiência entre seus colegas de trabalho e procurar experiências alternativas para planejar suas atividades.
Uma mesma compreensão da prática educativa, uma mesma metodologia de trabalho, não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. (Paulo Freire) Conceber a metodologia nesta perspectiva pressupõe
utilizar sempre métodos inovadores.
improvisar no cotidiano a partir da realidade vivida.
transplantar experiências bem sucedidas.
adequar o contexto aos objetivos propostos.
reinventar as experiências a partir dos desafios do contexto.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
Vygotsky caracteriza-se como um inatista ao afirmar que a aprendizagem decorre do que cada indivíduo traz em seu DNA, embora haja influência do meio nesse processo
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
A dialética vygotskyana valoriza os conhecimentos adquiridos no contexto, razão por que é caracterizada como ambientalista.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para a abordagem vygotskyana, há uma interação dialética entre os fatores inatos e os adquiridos pelo ser humano desde o seu nascimento. Com base nessa afirmação, julgue os itens subseqüentes.
Vygotsky rejeita tanto os ambientalistas quanto os nativistas, caminhando para a superação das oposições.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes acerca da relação professor/aluno.
Na abordagem construtivista, a relação entre professor e aluno é horizontal, pois ambos aprendem juntos em atividades diárias, valorizando a linguagem e a cultura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...