Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre:
"A filosofia contribui com a educação na medida em que indaga a respeito do homem que se quer formar, quais os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e, quais, os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados." (Maria Lúcia Aranha) Pode-se afirmar que três aspectos foram destacados no texto acima:
O papel da escola na tendência liberal Tecnista é:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
A concepção que norteia a administração e o funcionamento da instância educacional é fruto do modelo de seus protagonistas.
Segundo Luckesi, na tendência tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vygotsky sustenta que é relevante para a educação conhecer a zona de desenvolvimento proximal de cada criança, conceituando-a como sendo à distância entre dois níveis: o de desenvolvimento atual, avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas sozinha e o nível de desenvolvimento avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas auxiliada por alguém. Qual a importância dessa afirmação para o ato pedagógico?
Auxiliar a compreender o potencial social, cognitivo e afetivo da criança.
Apontar para a mediação sociocultural, uma vez que irá sempre existir a interação aluno-professor.
Valorizar a transdisciplinaridade e a multiculturalidade.
Realizar a integração entre professor, aluno, comunidade, sempre na percepção do todo.
Organizar os saberes, de acordo com o planejamento previamente estabelecido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Conforme as abordagens desenvolvidas por Philips,
a afetividade docente não é compatível com o desempenho da profissão de professor
a afetividade docente deve atuar de forma harmoniosa no ensino.
o professor deve priorizar a afetividade na sua prática docente.
Philips não trata de afetividade na prática docente.
o professor não deve considerar as questões afetivas na sua prática docente.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O capítulo I do livro Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) aborda a temática "não há docência sem discência", em que aponta algumas exigências ao exercício da prática docente.
Dentre as alternativas a seguir, indique a que não corresponde ao pensamento de Paulo Freire.
O ato de ensinar exige estética, ética e rigorosidade metódica.
Ensinar não exige riscos, cabe ao educador escolher o grupo e a classe social com a qual deseja trabalhar.
Ensinar exige pesquisa, criatividade e respeito aos saberes dos educandos.
Ensinar exige coerência entre o discurso e a prática através do exemplo.
Ensinar exige do docente uma reflexão crítica sobre a prática, reconhecendo e assumindo sua identidade cultural.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Vera, que atua no Ensino Fundamental de uma escola pública, acredita que os alunos não devem ser considerados como seres passivos no processo de ensino-aprendizagem. Ela compreende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Vera planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que levem a desafiar seus alunos e os levem a buscar as soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de:
Piaget.
Skinner.
Freud.
Vygotsky.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A abordagem desenvolvimentista tem nas obras de Tani (1987), Tani et alii (1988) e Manoel (1994) a sua principal fundamentação no Brasil. Sobre essa abordagem é correto afirmar.
Utiliza-se do discurso da justiça social como ponto de apoio e bases nas teorias marxistas e neomarxistas
Tem a alfabetização como seu objeto de estudo.
Deve proporcionar ao aluno condições para seu comportamento motor ser desenvolvido através da interação entre o aumento da diversidade e a complexidade dos movimentos.
Tem o objetivo de oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de ser alcançada as habilidades motoras.
Considera a seleção de conteúdos para as aulas de educação física leva em consideração a relevância social, a contemporaneidade e adequação as características sócio- cognitivas dos alunos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...