Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à abordagem desenvolvimentista é correto afirmar que valoriza:
os elementos biológicos e de rendimento corporal.
o conhecimento de origem psicológica.
o desenvolvimento do conteúdo através de uma hierarquia de habilidades básicas e específicas.
as habilidades e conhecimentos trazidos pelos alunos sobre jogos e brincadeiras.
o desenvolvimento da criança, seus processos cognitivos e afetivos, buscando a formação integral.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa incorreta. Para Stephen Perreault a educação da criança com deficiência visual deveria se desenvolver sempre:
Focalizando o futuro.
Idealizando um passado idílico.
Criando oportunidades baseadas nos sonhos da criança deficiente visual.
Criando oportunidades baseadas nos sonhos da família da criança deficiente visual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A afirmação abaixo está:
Somente a partir da conscientização de que a escola é, em grande parte, responsável pelas limitações ou progressos dos alunos com necessidades especiais é que será possível uma reflexão que conduza a uma reavaliação do que lhes é ensinado e como lhes é ensinado nos centros educacionais regulares.
Parcialmente correta, excluindo-se a menção ao progresso dos alunos.
Parcialmente correta, excetuando-se a menção às limitações dos alunos.
Totalmente correta.
Totalmente incorreta.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Piaget, o "ser social" de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma:
Recíproca.
Humilde.
Equilibrada.
Impositiva.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Segundo os reprodutivistas-marxistas Bourdieu e Passeron, a educação e a escola difundem a contracultura em sua função de manter as estruturas sociais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Perrenoud, a desigualdade só se torna um problema social se for denunciada como um escândalo ou, no mínimo, como uma injustiça. Isso só acontece se, ao menos, três condições são reunidas. Não é uma delas:
Que exista um mínimo de estatísticas, de dados públicos, de transparência.
Que um número suficiente de pessoas pense que a desigualdade e o fracasso não são fatalidades.
Que a desigualdade atinja os alunos oriundos de setores privilegiados da sociedade.
Que as desigualdades sejam julgadas inaceitáveis.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Gramsci é um marxista que concebe uma visão dialética à educação e à escola, pois, ao mesmo tempo que as considera aparelhos ideológicos do Estado, enfatiza que elas fornecem os instrumentais cognitivos e culturais necessários à superação da dominação de classe.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A afirmação abaixo, para Perrenoud:
"Todas as crianças de seis anos que entram na primeira série da escola obrigatória estão igualmente desejosas e são capazes de aprender a ler e a escrever em um ano".
É falsa.
É verdadeira.
É a meta do ensino construtivista.
Deveria ser a meta do ensino tradicional.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.
Para os reprodutivistas, a função social da educação e da escola é a reprodução da ideologia dominante.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Dos itens abaixo, assinale a alternativa correta:
I- Na medida em que os sentimentos e emoções são aspectos presentes na vida de todos os seres humanos, sua abordagem na escola faz com que o currículo torne-se mais contextualizado no cotidiano das pessoas, trazendo um novo sentido para a escola.
II- Ao trabalhar sentimentos, emoções e valores, perpassando os conteúdos tradicionais de matemática, língua, história, ciências e artes, estes passam a ter um novo significado, deixando de ser encarados como a "finalidade" da educação, e passando a ser compreendidos como um importante "meio"! para as pessoas conhecerem a si mesmas e o mundo em que vivem.
Ambos estão corretos.
Ambos estão incorretos.
Apenas I está correto.
Apenas II está correto
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...