Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

A corrente reprodutivista está embasada no aporte liberal e considera a escola um aparelho ideológico do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas "Adaptações Curriculares Significativas", consta no quesito "Metodologia e Organização didática":

  • A.

    Organização.

  • B.

    Eliminação de critérios gerais de avaliação.

  • C.

    Introdução de objetivos específicos.

  • D.

    Introdução de objetivos complementares.

O fenômeno educativo é explicado por diversas acepções teóricas que analisam da relação educação-sociedade às práticas endoescolares. Com relação às diversas correntes teórico-metodológicas da educação, julgue os itens a seguir.

A Escola Nova considera a educação um importante fator de democratização, sendo o principal elemento redutor da desigualdade social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dos itens abaixo:

I- As adaptações na temporalidade dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização das atividades.

II- As adaptações na temporalidade não dizem respeito à alteração no tempo previsto para a realização dos conteúdos.

III- As adaptações na temporalidade dizem respeito ao período para alcançar determinados objetivos

  • A.

    Apenas I está correto.

  • B.

    I e III estão corretos.

  • C.

    I, II e III estão corretos.

  • D.

    II e III estão corretos.

Dos itens abaixo, constituem elementos de apoio:

I- Os familiares.

II- Os recursos ambientais.

III- Os princípios.

IV- Os valores.

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II, II.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    III e IV.

A classificação de "pervasivo", para apoio, corresponde à classificação de:

  • A.

    Regular, sem tempo limitado.

  • B.

    Constante, com alta intensidade e longa duração.

  • C.

    Por tempo determinado e com fim definido.

  • D.

    Episódico, transitório e de pouca duração.

Cobrir parte dos materiais escritos de uso comum:

  • A.

    É necessário, quando o material pode desviar a atenção do aluno.

  • B.

    É desaconselhável, já que funciona como cerceamento de liberdade.

  • C.

    É desnecessário, já que funciona como censura prévia.

  • D.

    Deve ser tarefa do próprio aluno, quando o material não condiz com o que deve ser aprendido.

Complete a afirmação de acordo com a seqüência correta das palavras propostas abaixo: Segundo Vygotsky, aquilo que é ________________ hoje será ____________________ amanhã, ou seja, aquilo que uma criança pode fazer ___________________ hoje, ela será capaz de fazer _________________ amanhã

  • A.

    Zona de Desenvolvimento Proximal, nível de desenvolvimento real, auxiliada, sozinha

  • B.

    Nível de desenvolvimento real, Zona de Desenvolvimento Proximal, auxiliada, sozinha

  • C.

    Nível de desenvolvimento real, nível de desenvolvimento potencial, sozinha, auxiliada.

  • D.

    Nível de desenvolvimento potencial, Zona de Desenvolvimento Proximal, sozinha, auxiliada.

  • E.

    Zona de Desenvolvimento Proximal, Nível de desenvolvimento potencial, sozinha, auxiliada

O intérprete em sala de aula é bem-vindo por um lado, já que favorece a interlocução entre todos, e incomoda por outro, já que há uma desconfiança a cerca de seus reais propósitos e do lugar que ele efetivamente deverá ocupar na sala de aula. A afirmação:

  • A.

    É completamente correta.

  • B.

    É completamente incorreta.

  • C.

    É parcialmente correta porque o intérprete nunca incomoda.

  • D.

    É parcialmente correta porque o intérprete nunca é bemvindo.

A língua de sinais deve ser:

  • A.

    Considerada e desenvolvida como a primeira língua dos surdos.

  • B.

    Considerada e desenvolvida como a segunda língua dos surdos.

  • C.

    Considerada como a primeira língua dos surdos e desenvolvida como a segunda língua dos surdos.

  • D.

    Desenvolvida como a primeira língua dos surdos e considerada como a segunda língua dos surdos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...