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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
O trabalho com música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam a capacidade de:
Brincar com a música.
Perceber eventos sonoros.
Discriminar eventos sonoros.
Todas as alternativas anteriores.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
A linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como, exceto:
Produção.
Apreciação.
Reflexão.
Bom gosto.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta. Segundo Perrenoud:
Não cabe ao professor coibir a violência na escola e fora dela.
Cabe ao professor prevenir a violência na escola e fora dela.
Cabe ao professor coibir a violência apenas no âmbito da escola.
Não é função do professor coibir violência na escola, já que os alunos considerariam que ele tomou partido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os PCN's, "São traços gerais das Ciências buscar compreender a natureza, gerar representações do mundo — como se entende o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida —, descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias, trabalhadas e debatidas pela comunidade científica, que também se ocupa da difusão social do conhecimento produzido". Com base nesse argumento, assinale a alternativa que reflete corretamente as atividades práticas no ensino das Ciências:
O uso de experimentação não deve ser estimulado antes do ensino médio, uma vez que crianças muito pequenas não têm o embasamento cognitivo necessário para a interpretação dos resultados.
É fundamental que todas as etapas de um experimento no ensino das Ciências sejam executadas pelo professor, que é responsável pela segurança da turma.
Os princípios da experimentação científica podem ser explorados em qualquer nível, desde que sejam feitas as simplificações necessárias.
No nível cognitivo dos alunos do ensino fundamental, quanto mais fragmentada for a área do conhecimento, mais fácil será a compreensão e a contextualização do mesmo.
É fundamental que os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental sejam capazes de entender e utilizar equações matemáticas complexas, símbolos químicos e unidades de grandeza física, a fim de quantificar os conceitos trabalhados.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Com relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud:
Trata-se de um mal necessário.
É uma das dez novas competências.
Deve ser evitado.
Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Telma Weisz:
As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.
As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.
A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.
As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:
Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:
É a autonomia frente à política educacional.
É a capacidade de definir o currículo da escola.
É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.
Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:
Autonomia política.
Autonomia filosófica.
Autonomia didática.
Autonomia administrativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.
Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado.
Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma.
Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado.
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