Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho com música deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam a capacidade de:

  • A.

    Brincar com a música.

  • B.

    Perceber eventos sonoros.

  • C.

    Discriminar eventos sonoros.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores.

A linguagem musical tem estrutura e características próprias, devendo ser considerada como, exceto:

  • A.

    Produção.

  • B.

    Apreciação.

  • C.

    Reflexão.

  • D.

    Bom gosto.

Assinale a alternativa correta. Segundo Perrenoud:

  • A.

    Não cabe ao professor coibir a violência na escola e fora dela.

  • B.

    Cabe ao professor prevenir a violência na escola e fora dela.

  • C.

    Cabe ao professor coibir a violência apenas no âmbito da escola.

  • D.

    Não é função do professor coibir violência na escola, já que os alunos considerariam que ele tomou partido.

Segundo os PCN's, "São traços gerais das Ciências buscar compreender a natureza, gerar representações do mundo — como se entende o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida —, descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias, trabalhadas e debatidas pela comunidade científica, que também se ocupa da difusão social do conhecimento produzido". Com base nesse argumento, assinale a alternativa que reflete corretamente as atividades práticas no ensino das Ciências:

  • A.

    O uso de experimentação não deve ser estimulado antes do ensino médio, uma vez que crianças muito pequenas não têm o embasamento cognitivo necessário para a interpretação dos resultados.

  • B.

    É fundamental que todas as etapas de um experimento no ensino das Ciências sejam executadas pelo professor, que é responsável pela segurança da turma.

  • C.

    Os princípios da experimentação científica podem ser explorados em qualquer nível, desde que sejam feitas as simplificações necessárias.

  • D.

    No nível cognitivo dos alunos do ensino fundamental, quanto mais fragmentada for a área do conhecimento, mais fácil será a compreensão e a contextualização do mesmo.

  • E.

    É fundamental que os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental sejam capazes de entender e utilizar equações matemáticas complexas, símbolos químicos e unidades de grandeza física, a fim de quantificar os conceitos trabalhados.

Com relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud:

  • A.

    Trata-se de um mal necessário.

  • B.

    É uma das dez novas competências.

  • C.

    Deve ser evitado.

  • D.

    Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula.

Para Telma Weisz:

  • A.

    As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.

  • B.

    As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.

  • C.

    A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.

  • D.

    As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.

Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:

  • A.

    Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • B.

    Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • C.

    Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • D.

    Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:

  • A.

    É a autonomia frente à política educacional.

  • B.

    É a capacidade de definir o currículo da escola.

  • C.

    É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.

  • D.

    Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.

Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:

  • A.

    Autonomia política.

  • B.

    Autonomia filosófica.

  • C.

    Autonomia didática.

  • D.

    Autonomia administrativa.

Qual das alternativas abaixo traduz a concepção do processo pedagógico para Paulo Freire?

  • A.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado.

  • B.

    Quem forma não se forma, mas re-forma ao formar e quem é formado não se forma, mas forma ao ser formado.

  • C.

    Quem forma não se forma ou re-forma ao formar, mas quem é formado forma-se e forma.

  • D.

    Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se, mas não forma ao ser formado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...