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Ao ser elaborado o projeto político pedagógico da pré-escola, qual legislação deve ser fielmente cumprida e qual deve ser tomada como orientadora da estrutura curricular, respectivamente?
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A interação entre a criança e seu professor revela um vínculo de confiança presente no relacionamento interpessoal. No desenvolvimento do juízo moral da criança, a etapa da heteronomia, pesquisada por J. Piaget, é própria das crianças na fase inicial do ensino fundamental e caracteriza-se por:
interesse pelas regras como satisfação das fantasias simbólicas.
elaboração das normas morais pela consciência.
consideração de que a origem das regras estão nas atividades dos membros de um grupo.
atribuição do dever como obediência a uma regra revelada pelo adulto.
respeito às regras decorrentes de acordos mútuos.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
A fala da criança neste diálogo pode ser analisada segundo a noção de sincretismo, desenvolvida por Wallon. O autor adverte que o sincretismo deve ser preservado, uma vez que:
dele depende a possibilidade de combinações inteiramente novas e originais de idéias.
possibilita a junção de pontos de vista absolutamente díspares e desconexos.
permite que a função simbólica esteja projetada nos gestos que a transportam.
regula as relações emocionais com o ambiente e a construção efetiva do sujeito.
está associado às condutas imitativas que são essenciais ao desenvolvimento da linguagem.
A equipe de professores de uma escola reuniu-se para planejar o encerramento do ano letivo. No plano traçado, a equipe definiu os objetivos, a política e a organização da ação. Os trechos abaixo foram extraídos do plano.
I – Promover o encerramento do ano letivo com a participação das famílias dos discentes, a fim de aprofundar a interação família-escola.
II – Confeccionar com os alunos os convites para a festividade, que serão encaminhados aos familiares com uma semana de antecedência.
III – Realizar ampla divulgação das festividades na comunidade, considerando diferentes formas de comunicação, de acordo com os destinatários.
Assinale a opção que classifica corretamente um destes trechos do plano.
Considere o diálogo abaixo para responder às questões de nos 12, 13 e 14.
Professor: "O que você está fazendo?"
Criança: "Tô escrevendo."
Professor: "Você vai ser escritora quando crescer?"
Criança: "Primeiro vou ser escritora, depois DESENHORA."
O diálogo entre a criança e seu professor revela um componente do desenvolvimento da linguagem que, para Vygotsky, é:
uma forma de comportamento natural e inato, que tem propriedades e leis específicas encontradas no pensamento e na fala.
produto de uma construção cultural internalizada pelos indivíduos a partir de suas relações com o universo de significados que ordena o real em categorias.
resultado da sucessão linear e unívoca de estágios em que ocorre a formação de elementos complexos e a combinação lingüística com base na similaridade.
conexão entre imagens mentais e símbolos lingüísticos que se formam de acordo com as propriedades naturais do sistema nervoso.
conseqüência de um sistema funcional localizado em pontos específicos do cérebro que são encarregados das interações sociais.
A declaração abaixo foi ouvida na rua.
"Esse rapaz parou de estudar quando tinha 9 anos. Agora, que está com 16, perdeu a oportunidade de continuar os estudos."
De acordo com a Constituição Federal de 1988, esta declaração:
desconhece a exigência constitucional de continuidade dos estudos em modalidade especial, desenvolvida em instituições públicas adequadas para jovens e adultos.
está equivocada, pelo fato de esta lei garantir a possibilidade da retomada dos estudos por meio de classes não seriadas, agrupadas por idade e competências.
revela o desconhecimento de que a oferta gratuita do ensino fundamental deve se dar para todos os que a ele não tiveram acesso na idade apropriada.
ignora que a lei máxima prevê a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
remete ao artigo constitucional que indica que a classificação em qualquer etapa da educação básica pode ser feita independente da escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (Resolução CEB/CNE nº 2, de 7/4/98) indicam que, na definição de suas propostas pedagógicas, as escolas devem:
contar com a participação de todos os profissionais da educação na sua elaboração e execução e com a participação da comunidade local em conselhos escolares.
explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos e outros profissionais e da identidade de cada unidade escolar e de seus respectivos sistemas de ensino.
assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aulas estabelecidas e velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.
articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola e informando aos pais e responsáveis sobre a execução da proposta.
organizar-se na forma de ciclos, com base na idade, na competência e em outros critérios, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
A cultura da infância está presente no dia-a-dia da pré-escola. Para que haja a valorização dessa cultura e o estímulo às produções da criança, é necessário que haja, também, a valorização e o respeito à cultura do professor. Para que isso aconteça, efetivamente, a instituição de Educação Infantil deve trabalhar:
As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.
A linguagem oral precisa ser reconhecida em sua dimensão textual, através da definição clara das características do oral a ser ensinado e da sua promoção como objeto de ensino, tal como a produção escrita, a gramática ou a literatura.
PORQUE
Uma educação da oralidade se faz necessária, uma vez que as falas espontâneas devem ser substituídas por aspectos de superfície da fala, que dão suporte às construções gramaticais complexas na transposição à linguagem escrita.
Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social foi pesquisada, com diferentes abordagens, por vários autores como Wallon, Piaget e Vygotsky. Percebe-se que esses conhecimentos, que apresentam convergências e divergências, têm influenciado marcadamente a educação nas últimas décadas. Entretanto, algumas escolas se dizem construtivistas e apresentam práticas antagônicas a tais princípios, como por exemplo:
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