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As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.
Após o primeiro ano do ensino fundamental a leitura e a escrita devem ser prontamente dominadas pelos educandos.
PORQUE
A incapacidade de dominar o código alfabético impede de ler, dificultando a compreensão da mensagem e a identificação de seus termos.
Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
Em muitas culturas os mais velhos desempenham papel fundamental na formação das crianças. Na cultura ocidental, os mais velhos são entendidos como referência na passagem dos conhecimentos e como facilitadores do desenvolvimento cognitivo das crianças mais novas. Esse processo cultural de interação, comum a diversas etnias, pode ser desenvolvido através de estratégias pedagógicas que busquem construir:
As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.
Na escola, é de suma importância multiplicar as oportunidades para que os alunos falem sobre as situações de vida, o bairro, a família, o calendário, as brincadeiras, os atos da vida cotidiana.
PORQUE
Para a criança, os conhecimentos são construídos, em primeiro lugar, dentro da experiência do mundo no qual ela se move, age e fala com adultos e outras crianças.
Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.
RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)
Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:
compreensão dos objetos a partir de diferentes ângulos e formas, utilizando, sempre, os instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., sempre na presença do professor.
observação e a comparação sensorial e perceptiva entre os objetos, utilizando instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., e não convencionais como passos, pedaços de barbante ou palitos.
observação e a comparação entre objetos concretos e virtuais, utilizando uma tecnologia educacional inovadora por meio do uso da informática na Educação Infantil, com softwares adequados a cada faixa etária
ampliação dos conhecimentos empíricos que as crianças construíram fora da escola, a partir de experiências que envolvam os conteúdos matemáticos específicos e preparatórios para o Ensino Fundamental
medição de diferentes superfícies e objetos, introduzindo, assim, as noções matemáticas de área e diâmetro, que serão apresentadas de uma forma mais aprofundada para as crianças no Ensino Fundamental.
Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.
Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:
proponha situações que convenham ao nível médio do grupo e que estejam situadas na zona de desenvolvimento próximo da maioria dos alunos.
estabeleça a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a fim de que cada um faça sua parte de maneira equânime.
proporcione a formação de grupos o menos heterogêneos possível, de modo a que cada grupo possa progredir de acordo com suas habilidades específicas.
organize os grupos com situações-problema distintas, para que a classe ganhe tempo pela ausência da necessidade de confrontação entre os grupos.
favoreça os alunos mais dotados de recursos, incumbindo- os da liderança dos grupos e ajuste as situações aos demais.
Enquanto isso, em uma sala de professores:
— Vocês já sabem que temos aluno novo no pré?
— É mesmo? Que bom!!
— Que bom? Isso é porque você ainda não sabe o sobrenome.....
— É irmão de quem?
— Do George, gostou?
— Socorro, outro dessa família!!
— É bom você estar preparada!!! Deve ser outro problemão!!!
Muitas vezes somos atravessados por pensamentos semelhantes aos relatados no texto, gerados por concepções de criança e de desenvolvimento humano construídas historicamente e que permanecem em nossas mentes.
Essa visão de criança é classificada como:
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:
ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.
Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.
Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.
O caso de Cláudia aponta para uma ação pedagógica diferenciada, que implica, segundo Perrenoud (2001):
rotina de trabalho que contemple soluções para os que resistem a procedimentos padrão.
postura determinista que identifique as inclinações inatas dos estudantes.
negociação coletiva que inclua a equipe pedagógica e a família.
adoção de um método que já tenha garantido aprendizagens pregressas.
constatação das condições sociais como delimitadoras do progresso na aprendizagem.
Uma educadora, percebendo que processos de transformação são conteúdos a serem explorados na pré-escola, considerou que trabalhar com as crianças na cozinha da escola contribuiria para oportunidades ricas de observação de fenômenos interessantes de transformação das substâncias. Analisando criticamente a situação, é correto afirmar que a educadora deveria:
estar mais preocupada com a segurança das crianças e evitar atividades na cozinha, pois a sala de aula é o espaço ideal para as aprendizagens de todos os conteúdos necessárias à pré-escola
valorizar e explorar mais o desenvolvimento dos símbolos, tão importantes para a aprendizagem da leitura, e não perder tempo com atividades domésticas que as crianças vão observar naturalmente.
planejar com as crianças a atividade que irão desenvolver para o melhor aproveitamento das experiências, além de trabalhar os cuidados com segurança e prevenção de acidentes no ambiente doméstico.
trabalhar com o apoio de livros didáticos de Ciências, que explicam tão bem os processos de transformação, sem precisar ter tanto trabalho com a disciplina de crianças pequenas na cozinha.
pesquisar receitas simples e pedir que os responsáveis as façam com as crianças em casa e que mandem os alimentos prontos para a escola, onde a professora irá trabalhar a leitura das receitas em sala de aula.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.
Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:
ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.
Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.
Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.
Analise a fala de cada professor e assinale a opção que faz a associação correta com as teorias de aprendizagem e a explicação correspondente.
As afirmações abaixo dizem respeito ao interesse e à motivação dos alunos para a aprendizagem. Analise-as.
I – Uma aprendizagem de enfoque profundo é aquela em que o aluno demonstra intenção de compreender e forte interação com o conteúdo, dependendo unicamente da predisposição e motivação do educando.
II – Na aprendizagem de enfoque superficial, há intenção de cumprir os requisitos da tarefa e ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias.
III – O que o aluno traz a cada situação concreta não se identifica exclusivamente com os instrumentos intelectuais que possui, mas envolve também aspectos de ordem emocional, como o autoconceito e as representações que faz de si, dos outros e do ambiente.
IV – A motivação e o interesse estão relacionados ao sentido da aprendizagem, o que supõe que os objetivos sejam claros, que a tarefa proporcione envolvimento ativo e que seja desafiante.
De acordo com uma abordagem construtivista do conhecimento, são corretas as afirmações:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
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