Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Após o primeiro ano do ensino fundamental a leitura e a escrita devem ser prontamente dominadas pelos educandos.

PORQUE

A incapacidade de dominar o código alfabético impede de ler, dificultando a compreensão da mensagem e a identificação de seus termos.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E. as duas afirmações são falsas.

Em muitas culturas os mais velhos desempenham papel fundamental na formação das crianças. Na cultura ocidental, os mais velhos são entendidos como referência na passagem dos conhecimentos e como facilitadores do desenvolvimento cognitivo das crianças mais novas. Esse processo cultural de interação, comum a diversas etnias, pode ser desenvolvido através de estratégias pedagógicas que busquem construir:

  • A. zonas de desenvolvimento periferal.
  • B. zonas de desenvolvimento proximal
  • C. campos de confluência proximal
  • D. campos de confluência proximal
  • E. condicionamentos do comportamento

As questões de nos 27 a 29 contêm duas afirmações.Analise-as.

Na escola, é de suma importância multiplicar as oportunidades para que os alunos falem sobre as situações de vida, o bairro, a família, o calendário, as brincadeiras, os atos da vida cotidiana.

PORQUE

Para a criança, os conhecimentos são construídos, em primeiro lugar, dentro da experiência do mundo no qual ela se move, age e fala com adultos e outras crianças.

Analisando as afirmações acima, está correto concluir que:

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

  • E. as duas afirmações são falsas.

As medidas estão presentes em grande parte nas atividades cotidianas e as crianças, desde muito cedo, têm contato com alguns de seus aspectos ... Esses conhecimentos e experiências adquiridos no âmbito da convivência social favorecem a proposição de situações que despertam a curiosidade e o interesse das crianças para continuar conhecendo as medidas.

                                                                             RCN, vol.III, 1998. (com adaptações)

Para que a ação pedagógica favoreça o pensamento matemático infantil no que diz respeito ao aprofundamento do conhecimento sobre as medidas, é necessário que a professora proponha atividades que possibilitem a:

  • A.

    compreensão dos objetos a partir de diferentes ângulos e formas, utilizando, sempre, os instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., sempre na presença do professor.

  • B.

    observação e a comparação sensorial e perceptiva entre os objetos, utilizando instrumentos de medidas convencionais como fitas métricas, balança, régua etc., e não convencionais como passos, pedaços de barbante ou palitos.

  • C.

    observação e a comparação entre objetos concretos e virtuais, utilizando uma tecnologia educacional inovadora por meio do uso da informática na Educação Infantil, com softwares adequados a cada faixa etária

  • D.

    ampliação dos conhecimentos empíricos que as crianças construíram fora da escola, a partir de experiências que envolvam os conteúdos matemáticos específicos e preparatórios para o Ensino Fundamental

  • E.

    medição de diferentes superfícies e objetos, introduzindo, assim, as noções matemáticas de área e diâmetro, que serão apresentadas de uma forma mais aprofundada para as crianças no Ensino Fundamental.

Administrar a progressão das aprendizagens é uma das competências que, hoje, são solicitadas ao professor. Uma forma de fazê-lo é propor situações-problema aos alunos, organizados em grupos.

Segundo Perrenoud (2000), para minimizar os efeitos da heterogeneidade na organização de grupos, será preciso, na gestão das situações-problema, que o professor:

  • A.

    proponha situações que convenham ao nível médio do grupo e que estejam situadas na zona de desenvolvimento próximo da maioria dos alunos.

  • B.

    estabeleça a divisão de tarefas entre os membros do grupo, a fim de que cada um faça sua parte de maneira equânime.

  • C.

    proporcione a formação de grupos o menos heterogêneos possível, de modo a que cada grupo possa progredir de acordo com suas habilidades específicas.

  • D.

    organize os grupos com situações-problema distintas, para que a classe ganhe tempo pela ausência da necessidade de confrontação entre os grupos.

  • E.

    favoreça os alunos mais dotados de recursos, incumbindo- os da liderança dos grupos e ajuste as situações aos demais.

Enquanto isso, em uma sala de professores:

— Vocês já sabem que temos aluno novo no pré?

— É mesmo? Que bom!!

— Que bom? Isso é porque você ainda não sabe o sobrenome.....

— É irmão de quem?

— Do George, gostou?

 — Socorro, outro dessa família!!

— É bom você estar preparada!!! Deve ser outro problemão!!!

Muitas vezes somos atravessados por pensamentos semelhantes aos relatados no texto, gerados por concepções de criança e de desenvolvimento humano construídas historicamente e que permanecem em nossas mentes.

Essa visão de criança é classificada como:

  • A. inatista.
  • B. neoliberal.
  • C. interacionista.
  • D. construtivista.
  • E. neoconstrutivista.

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:

ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.

 Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.

Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.

O caso de Cláudia aponta para uma ação pedagógica diferenciada, que implica, segundo Perrenoud (2001):

  • A.

    rotina de trabalho que contemple soluções para os que resistem a procedimentos padrão.

  • B.

    postura determinista que identifique as inclinações inatas dos estudantes.

  • C.

    negociação coletiva que inclua a equipe pedagógica e a família.

  • D.

    adoção de um método que já tenha garantido aprendizagens pregressas.

  • E.

    constatação das condições sociais como delimitadoras do progresso na aprendizagem.

Uma educadora, percebendo que processos de transformação são conteúdos a serem explorados na pré-escola, considerou que trabalhar com as crianças na cozinha da escola contribuiria para oportunidades ricas de observação de fenômenos interessantes de transformação das substâncias. Analisando criticamente a situação, é correto afirmar que a educadora deveria:

  • A.

    estar mais preocupada com a segurança das crianças e evitar atividades na cozinha, pois a sala de aula é o espaço ideal para as aprendizagens de todos os conteúdos necessárias à pré-escola

  • B.

    valorizar e explorar mais o desenvolvimento dos símbolos, tão importantes para a aprendizagem da leitura, e não perder tempo com atividades domésticas que as crianças vão observar naturalmente.

  • C.

    planejar com as crianças a atividade que irão desenvolver para o melhor aproveitamento das experiências, além de trabalhar os cuidados com segurança e prevenção de acidentes no ambiente doméstico.

  • D.

    trabalhar com o apoio de livros didáticos de Ciências, que explicam tão bem os processos de transformação, sem precisar ter tanto trabalho com a disciplina de crianças pequenas na cozinha.

  • E.

    pesquisar receitas simples e pedir que os responsáveis as façam com as crianças em casa e que mandem os alimentos prontos para a escola, onde a professora irá trabalhar a leitura das receitas em sala de aula.

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7.

Considere a situação abaixo, para responder às questões de nos 6 e 7. Cláudia é uma aluna da etapa inicial do ensino fundamental. Ela foi alvo da discussão de um grupo de professores, em função de suas dificuldades de aprendizagem. Observe o diálogo travado sobre a aluna:

ProfªÂngela — A dificuldade de Cláudia está localizada na sua falta de atenção às aulas e por não realizar as tarefas previstas.

 Prof. Luiz — Creio que o problema da aluna esteja localizado na motivação. Possivelmente não estamos usando as técnicas adequadas.

Profª Regina — Será que Cláudia está conseguindo revelar o que pensa? Acho que ela tem um jeito próprio de lidar com o conhecimento, que precisamos investigar.

Analise a fala de cada professor e assinale a opção que faz a associação correta com as teorias de aprendizagem e a explicação correspondente.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.
  • E.

As afirmações abaixo dizem respeito ao interesse e à motivação dos alunos para a aprendizagem. Analise-as.

I – Uma aprendizagem de enfoque profundo é aquela em que o aluno demonstra intenção de compreender e forte interação com o conteúdo, dependendo unicamente da predisposição e motivação do educando.

II – Na aprendizagem de enfoque superficial, há intenção de cumprir os requisitos da tarefa e ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias.

III – O que o aluno traz a cada situação concreta não se identifica exclusivamente com os instrumentos intelectuais que possui, mas envolve também aspectos de ordem emocional, como o autoconceito e as representações que faz de si, dos outros e do ambiente.

IV – A motivação e o interesse estão relacionados ao sentido da aprendizagem, o que supõe que os objetivos sejam claros, que a tarefa proporcione envolvimento ativo e que seja desafiante.

De acordo com uma abordagem construtivista do conhecimento, são corretas as afirmações:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

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