Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
... uma criança que foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades de engolir até líquidos, recria, na creche, a situação vivenciada no hospital, "dando injeção" e operando a boneca.
Oliveira, 1992.
A situação acima demonstra que a brincadeira do "faz de conta" permite à criança pequena:
descontrair no dia-a-dia da creche, já que esteve ausente durante sua internação e agora se faz necessária uma nova inserção na creche e em suas atividades.
construir conhecimentos a respeito de diferentes profissões e situações do mundo real, desenvolvendo sua percepção em relação a procedimentos específicos.
desenvolver a criatividade por meio de atitudes de cooperação, possibilitando a troca de experiências entre as crianças e estimulando a socialização.
reviver, com um certo distanciamento, situações que lhe causaram enorme excitação, medo ou ansiedade, podendo assim expressar e trabalhar suas emoções.
estreitar a relação com a educadora e com as outras crianças, por meio do relato de situações vividas fora da escola e da percepção das diferenças.
O bebê recém-nascido tem com a mãe uma relação de interdependência conhecida como relação simbiótica. Nessa relação, o bebê depende dos cuidados maternos para sobreviver e se relacionar com o mundo, pois é através da mãe que o bebê é colocado em contato com os objetos, com as sensações e com os outros ao seu redor. No que diz respeito ao processo de formação da identidade da criança, é correto afirmar que, nessa fase, a criança experimenta a:
Num pátio para atividades de Educação Infantil, algumas crianças com idade em torno de 2 anos estão juntas. Uma delas resolve correr de uma ponta à outra do pátio. Em seguida, todas as outras correm, em meio a gostosas gargalhadas. A partir das idéias de Oliveira (2002) sobre o desenvolvimento da criança pequena, é correto afirmar que:
a imitação, embora muito comum nessa faixa etária, deve ser evitada para estimular a individualidade das crianças.
a imitação faz parte do desenvolvimento cognitivo e cultural da criança e é nas interações que elas se dão.
as crianças de 2 anos tendem a reproduzir o movimento alheio, pois ainda não são capazes de criar o seu próprio.
as crianças de 2 anos são muito irrequietas e precisam ser disciplinadas, e esta é uma das funções da creche.
as crianças precisam desenvolver seus movimentos amplos e essa atividade precisa ser orientada para ser mais eficaz.
A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:
Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.
Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:
indiferença, pois uma criança dessa idade não deve ser repreendida porque, além de não saber o que está fazendo, a educação à mesa é função da família.
repreensão, pois a partir da Lei nº 9.394/96, a função da creche passa a ser também de educar, inclusive nos momentos de alimentação e higiene.
calma, interrompendo a alimentação e recorrendo aos outros funcionários da creche com a finalidade de realizar a higiene da criança.
direcionamento da atenção da criança para outros brinquedos coloridos, pois a rotina da alimentação não deve ser interrompida.
compreensão, pois, nessa idade, a criança necessita de uma incessante experimentação das propriedades dos materiais.
Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:
está condicionada à construção de conceitos pela criança.
tem estreita relação com a afetividade e com o ato motor.
é auxiliar no processo de representação mental do mundo.
é uma expressão comunicativa, independente do ato de pensar.
é o principal mediador das relações da criança com seu meio.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, semelhanças e diferenças entre as Teorias de J. Piaget e de L. S. Vygotsky.
Assinale a opção que apresente, corretamente, a tendência pedagógica que norteia cada um desses professores.
O currículo integrado é uma tendência importante na educação contemporânea, em todos os seus níveis. Sua adoção se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de proporcionar:
armazenagem do conhecimento em suas áreas específicas.
intercâmbio entre os docentes, visando ao acompanhamento personalizado da aprendizagem.
delineamento das linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento.
reducionismo dos conteúdos e da maneira de realizar seu tratamento didático.
ordenamento especializado das disciplinas em uma progressão linear e didática.
Ongari e Molina (2003) destacam o fato de que muitas pesquisas acerca da figura profissional da educadora de creche têm sido realizadas objetivando caracterizar o perfil necessário desse profissional. A partir dos resultados da pesquisa, alguns aspectos desse perfil podem ser destacados:
I – ser um profissional com habilidade para organizar conteúdos para ensinar às crianças, preparando-as para o futuro;
II – ser firme, garantindo a disciplina das crianças, já que nessa faixa etária elas ainda não têm as regras sociais internalizadas;
III – saber escolher, a cada momento, as maneiras de se relacionar com as crianças, uma vez que elas mudam a todo instante;
IV – ter a capacidade de acolher todas as crianças, estabelecendo uma relação significativa e afetiva com elas.
Está(ão) correta(s), apenas, o(s) aspecto(s):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...