Questões de Pedagogia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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... uma criança que foi recentemente operada de garganta, passando por várias experiências desagradáveis de tomar injeção de anestesia, acordar com a garganta muito doída e com dificuldades de engolir até líquidos, recria, na creche, a situação vivenciada no hospital, "dando injeção" e operando a boneca.

Oliveira, 1992.

A situação acima demonstra que a brincadeira do "faz de conta" permite à criança pequena:

  • A.

    descontrair no dia-a-dia da creche, já que esteve ausente durante sua internação e agora se faz necessária uma nova inserção na creche e em suas atividades.

  • B.

    construir conhecimentos a respeito de diferentes profissões e situações do mundo real, desenvolvendo sua percepção em relação a procedimentos específicos.

  • C.

    desenvolver a criatividade por meio de atitudes de cooperação, possibilitando a troca de experiências entre as crianças e estimulando a socialização.

  • D.

    reviver, com um certo distanciamento, situações que lhe causaram enorme excitação, medo ou ansiedade, podendo assim expressar e trabalhar suas emoções.

  • E.

    estreitar a relação com a educadora e com as outras crianças, por meio do relato de situações vividas fora da escola e da percepção das diferenças.

O bebê recém-nascido tem com a mãe uma relação de interdependência conhecida como relação simbiótica. Nessa relação, o bebê depende dos cuidados maternos para sobreviver e se relacionar com o mundo, pois é através da mãe que o bebê é colocado em contato com os objetos, com as sensações e com os outros ao seu redor. No que diz respeito ao processo de formação da identidade da criança, é correto afirmar que, nessa fase, a criança experimenta a:

  • A. diferenciação.
  • B. indiferenciação.
  • C. personificação.
  • D. contradição.
  • E. ruptura da ilusão.

Num pátio para atividades de Educação Infantil, algumas crianças com idade em torno de 2 anos estão juntas. Uma delas resolve correr de uma ponta à outra do pátio. Em seguida, todas as outras correm, em meio a gostosas gargalhadas. A partir das idéias de Oliveira (2002) sobre o desenvolvimento da criança pequena, é correto afirmar que:

  • A.

    a imitação, embora muito comum nessa faixa etária, deve ser evitada para estimular a individualidade das crianças.

  • B.

    a imitação faz parte do desenvolvimento cognitivo e cultural da criança e é nas interações que elas se dão.

  • C.

    as crianças de 2 anos tendem a reproduzir o movimento alheio, pois ainda não são capazes de criar o seu próprio.

  • D.

    as crianças de 2 anos são muito irrequietas e precisam ser disciplinadas, e esta é uma das funções da creche.

  • E.

    as crianças precisam desenvolver seus movimentos amplos e essa atividade precisa ser orientada para ser mais eficaz.

A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:

  • A. linguagem, ao pensamento e à emoção.
  • B. memória, ao pensamento e à linguagem.
  • C. afetividade, ao ato motor e à inteligência.
  • D. anomia, à heteronomia e à autonomia.
  • E. emoção, ao meio social e à cultura.

Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.

Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:

  • A.

    indiferença, pois uma criança dessa idade não deve ser repreendida porque, além de não saber o que está fazendo, a educação à mesa é função da família.

  • B.

    repreensão, pois a partir da Lei nº 9.394/96, a função da creche passa a ser também de educar, inclusive nos momentos de alimentação e higiene.

  • C.

    calma, interrompendo a alimentação e recorrendo aos outros funcionários da creche com a finalidade de realizar a higiene da criança.

  • D.

    direcionamento da atenção da criança para outros brinquedos coloridos, pois a rotina da alimentação não deve ser interrompida.

  • E.

    compreensão, pois, nessa idade, a criança necessita de uma incessante experimentação das propriedades dos materiais.

Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

  • A.

    está condicionada à construção de conceitos pela criança.

  • B.

    tem estreita relação com a afetividade e com o ato motor.

  • C.

    é auxiliar no processo de representação mental do mundo.

  • D.

    é uma expressão comunicativa, independente do ato de pensar.

  • E.

    é o principal mediador das relações da criança com seu meio.

Assinale a opção que apresenta, corretamente, semelhanças e diferenças entre as Teorias de J. Piaget e de L. S. Vygotsky.

  • A.

  • B.
  • C.

  • D.

  • E.

Assinale a opção que apresente, corretamente, a tendência pedagógica que norteia cada um desses professores.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

O currículo integrado é uma tendência importante na educação contemporânea, em todos os seus níveis. Sua adoção se justifica, dentre outros motivos, pelo fato de proporcionar:

  • A.

    armazenagem do conhecimento em suas áreas específicas.

  • B.

    intercâmbio entre os docentes, visando ao acompanhamento personalizado da aprendizagem.

  • C.

    delineamento das linhas mestras para que possa ser gerado novo conhecimento.

  • D.

    reducionismo dos conteúdos e da maneira de realizar seu tratamento didático.

  • E.

    ordenamento especializado das disciplinas em uma progressão linear e didática.

Ongari e Molina (2003) destacam o fato de que muitas pesquisas acerca da figura profissional da educadora de creche têm sido realizadas objetivando caracterizar o perfil necessário desse profissional. A partir dos resultados da pesquisa, alguns aspectos desse perfil podem ser destacados:

I – ser um profissional com habilidade para organizar conteúdos para ensinar às crianças, preparando-as para o futuro;

II – ser firme, garantindo a disciplina das crianças, já que nessa faixa etária elas ainda não têm as regras sociais internalizadas;

III – saber escolher, a cada momento, as maneiras de se relacionar com as crianças, uma vez que elas mudam a todo instante;

IV – ter a capacidade de acolher todas as crianças, estabelecendo uma relação significativa e afetiva com elas.

Está(ão) correta(s), apenas, o(s) aspecto(s):

  • A. II
  • B. III
  • C. I e IV
  • D. II e IV
  • E. III e IV
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